TREINAMENTO A ÚNICA SOLUÇÃO

TREINAMENTO A ÚNICA SOLUÇÃO

Gostaria de entender o porquê da despreocupação tão corriqueira no quesito treinamento, por mais que se fale aos quatro ventos que as empresas de alimentação estão cada vez mais conscientizadas com o treinamento dos seus colaborares.

Digo isso como consultor e como freqüentador de restaurantes e empresas de alimentação no Brasil todo, encontrando funcionários sem qualificação "contratada na esquina" com dois requisitos importantes na avaliação: baixo salário e poucos custos adicionais.

Será que não se percebe que o colaborador bem treinado reverte em lucro para a companhia?

Lucro sim - com certeza em todos os sentidos na racionalização/otimização da mão de obra, no bom aproveitamento das matérias primas e por último, mas não menos importante no bom atendimento ao cliente.

Vamos começar pela racionalização/otimização da mão de obra, pois funcionário bem treinado reverte em:

- Maior produtividade
- Satisfação no ambiente de trabalho ? menos falta
- Menor quantidade de mão de obra em detrimento de maior técnica
- Cliente melhor atendido tanto no quesito alimento, quanto no serviço.

Com relação do bom aproveitamento das matérias, item esse com uma representabilidade imensa no custo final das preparações; um treinamento eficaz resulta em:

- Menor perda de ingredientes por falha humana
- Preparações mais bem elaboradas
- Eficácia nos processos produtivos
- Otimização no uso dos ingredientes

E o cliente, será que essa figura não é a parte principal do nosso negócio?

O que a cliente ganha com um colaborador bem treinado? Podemos ver alguns de tantos itens que podem resultar num bom ou mal resultado, tal como:

- Informações de cardápio mais claras e com boas respostas
- Eficácia no atendimento
- Rapidez no recebimento da comida
- Conta com menores falha e rápida.

Podemos perceber que com o valor transparente (faturamento), tudo mundo tem uma grande preocupação. E com o valor perdido nos latões de lixo e na insatisfação do cliente - não tem importância, é de menor valor?

Pensem muito nisso - tanto os que já têm um negócio e principalmente os que estão próximos de abrir uma casa. Lembremos sempre que a primeira impressão é que fica e conquistar um cliente insatisfeito é muito mais difícil do que imaginamos.
Por isso cliente satisfeito é cliente que volta e custo baixo é maior lucro no final do mês.

Qualquer dúvida mande um e-mail.
Até a próxima semana

 

David Eleutério
Chef Professor David Eleuterio tem mais de 24 anos de experiência no ramo da alimentação fora do lar. Formado pelo Senac de Aguas de São Pedro em 1988, com licenciatura plena em Pedagogia e MBA em Gerenciamento de Projetos PMI.
Com passagem em redes de Hotéis, Restaurantes e Empresa de serviço de bordo. Especialista na área de criação, foi professor na área de gastronomia em diversas matérias nas Instituições FMU, Estacio de Sá e Senac.
Consultor Senior na divisão FoodServices na empresa Nestlé do Brasil.
Tem na sua carteira de clientes, grupos como Porcão, Viena, Gula Gula entre outros. Trabalhou junto ao Consorcio do Jogos Mundiais Militares, desenvolvendo a conceituação dos serviços de alimentos dentro das vilas militares.

Gastronomix - Inovação e Resultado em Consultoria Gastronômica.
Tel.: (21) 8895-6155 / (11) 9 5363-1457
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