CONSULTORIA GASTRONÔMICA

fiogf49gjkf0d

CONSULTORIA GASTRONÔMICA

Na situação atual no mercado de alimentação percebemos cada vez mais dificuldades para as empresas manter o seu negócio lucrativo e interessante para seu publico alvo.
A contratação de uma Consultoria Gastronômica fica cada vez mais comum, sendo solicitado nesta forma apoio em diversos requisitos que podem ser:

* Mudança no conceito
* Agregar novos serviços
* Criação e/ou alteração de produtos
* Capacitação de mão de obra
* Diagnósticos
Entre outras....

de acordo com a necessidade para dar um novo fôlego para o seu negócio.

Podemos perceber que muitas vezes o empresário esta enxergando só algumas das deficiências do próprio negócio, assim solicitando auxilio pontual com ênfase nos critérios mais importante de ponto de vista dele.

Mas como já diz a frase ?Se alguém descobriu a água esse não foi o peixe?. Temos que lembrar que cada vez que contratamos uma empresa para nos auxiliar, esse reforço vem zerado de qualquer emoção e histórico. Devemos reforçar que o histórico é sim muito positivo e deve ser esmiuçado e estudado sem descanso, mas é só isso, pois:
Empresa administrada com forte laço emocional deixa de enxergar os reais problemas e as reais necessidades do mesmo!

Várias vezes já falamos para os nossos clientes que se fizermos exatamente o que está querendo, a Consultoria não se faz necessário e sim a contratação de um gerente seria suficiente.

Então como deveria ser a intervenção da Consultoria na empresa contratante?

Recomendamos as seguintes fases, até para que o cliente saiba exatamente quando começa e quando termina. Sem essa definição clara e objetiva a Consultoria torna-se eterna e desnecessária.

Diagnóstico ? Levantamento de toda a operação nos seguintes itens:

o Estrutura física
o Organograma Operacional
o Análise da mão de obra vigente
o Avaliação dos cardápios em execução
o Funcionamento de compras
o Controle de estoque e sistema de requisição de entrada de produtos para a operação

Plano Piloto ? Com a análise dos itens acima, levanta-se as reais necessidades para montar um Plano de ação (qualquer que seja o trabalho).

Após a formatação do Plano de Ação, podemos executar qualquer trabalho, mas com um norte e fases pré-definidas dos resultados esperados.
A empresa que for escolhida deve ter um histórico de sucesso nas consultorias pela qual a mesma foi contratada. Indicação sempre é uma boa saída desde que a empresa não tenha vínculo de amizade com a pessoa que indicou, pois senão será favoritismo e não profissionalismo. Nem sempre a mais barata nesse caso vai dar o resultado esperado, pois, em tempos de Consultor ser moda muitos não tem a real experiência necessária para realizar, ou melhor, enxergar os problemas e dar as soluções que seja esperado.

A Consultoria Gastronômica muitas vezes &

 

David Eleutério
Chef Professor David Eleuterio tem mais de 24 anos de experiência no ramo da alimentação fora do lar. Formado pelo Senac de Aguas de São Pedro em 1988, com licenciatura plena em Pedagogia e MBA em Gerenciamento de Projetos PMI.
Com passagem em redes de Hotéis, Restaurantes e Empresa de serviço de bordo. Especialista na área de criação, foi professor na área de gastronomia em diversas matérias nas Instituições FMU, Estacio de Sá e Senac.
Consultor Senior na divisão FoodServices na empresa Nestlé do Brasil.
Tem na sua carteira de clientes, grupos como Porcão, Viena, Gula Gula entre outros. Trabalhou junto ao Consorcio do Jogos Mundiais Militares, desenvolvendo a conceituação dos serviços de alimentos dentro das vilas militares.

Gastronomix - Inovação e Resultado em Consultoria Gastronômica.
Tel.: (21) 8895-6155 / (11) 9 5363-1457
david@gastronomix.net.br
www.gastronomix.net.br

 

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras Dicas