CHURRASCO E SUA HISTÓRIA

CHURRASCO E SUA HISTÓRIA

Somos de origem carnívora. A existência do ser humano sempre esteve ligada ao consumo de carnes e a prova disso é um de nossos ancestrais mais antigos, recentemente encontrado na África (1974) por pesquisadores.

Lucy, nome dado a este ancestral (do sexo feminino) catalogada como Australopitecos, com aproximadamente 3,5 milhões de anos, veio comprovar o que se tinha como hipótese, desde o início dos tempos, que o homem vivia da caça e conseqüentemente da carne. Com a evolução natural vieram outros antepassados, como o Homo Habilis, grande caçador, que usava a força e o instinto. Mais tarde, surgiu o Homo Erectus, que se utilizava de instrumentos de pedra lascada como ferramentas para caça e proteção e também, usava o fogo, um dos mais importantes marcos da história de nossos ancestrais

Com o tempo, o ser humano descobriu que poderia polir a pedra, o que facilitava seu trabalho nas caçadas, pescas e coletas. O povoamento do mundo está diretamente ligado à alimentação do ser humano, pois o homem, originário da África, percorreu os continentes atrás das manadas, conquistando a Europa, Ásia e finalmente a Oceania e a América. Em resumo, podemos afirmar que o ser humano aprecia a carne por volta de três milhões de anos. Hoje, o conhecimento técnico nos permite a conservação, seleção e desenvolvimento de carnes cada vez melhores. Desde a criação dos animais, geneticamente selecionados, desenvolvidos em sistema de confinamento para controlar a alimentação e evitar o exercício que tornaria a musculatura mais rígida, até transportes especiais, frigoríficos modernos e automatizados.

Partindo deste princípio, vamos mostrar aos interessados no assunto, uma gama de conhecimento teórico e prático, fazendo com que, em pouco tempo, o aluno esteja pronto para encarar qualquer desafio, quando se trata de assar uma peça de carne. Fazer churrasco é muito fácil, o que diferencia um ?Churrasqueiro? de um ?assador? de carnes são detalhes, desde a seleção da peça de carne, o acender o fogo, o tempo que cada peça leva para assar, etc. É isso que conta para a perfeição do ?Profissional do Churrasco?.

Assando os Alimentos

Primeiramente, começaremos com a escolha do carvão.

Parece bobagem, mas não é, o carvão pode fazer uma grande diferença. Por todo o país existem diversas marcas feitas e acondicionadas da mais variadas formas. O importante é saber diferenciar o que é bom e o que é ruim. Em entrevista com uma marca conceituada que homenageia uma espécie de macaco brasileiro, justamente pela preocupação com a ecologia, descobrimos algumas informações, no mínimo interessantes. O melhor carvão que existe é o produzido por madeira de eucalipto, pela sua homogeneidade e rendimento. Carvões produzidos por outras espécies de árvores criam muito pó, ficam quebradiços e disformes. São poucas as marcas que levam esse tipo de conceito a sério, portanto, a partir de agora, verifique no pacote se existe referência sobre o tipo de madeira utilizada na produção

O carvão de eucalipto não causa cheiro nem muita fumaça, que alteram o sabor da carne. Não produz muito pó, por ter uma consistência mais rígida. Possui uma

 

David Eleutério
Chef Professor David Eleuterio tem mais de 24 anos de experiência no ramo da alimentação fora do lar. Formado pelo Senac de Aguas de São Pedro em 1988, com licenciatura plena em Pedagogia e MBA em Gerenciamento de Projetos PMI.
Com passagem em redes de Hotéis, Restaurantes e Empresa de serviço de bordo. Especialista na área de criação, foi professor na área de gastronomia em diversas matérias nas Instituições FMU, Estacio de Sá e Senac.
Consultor Senior na divisão FoodServices na empresa Nestlé do Brasil.
Tem na sua carteira de clientes, grupos como Porcão, Viena, Gula Gula entre outros. Trabalhou junto ao Consorcio do Jogos Mundiais Militares, desenvolvendo a conceituação dos serviços de alimentos dentro das vilas militares.

Gastronomix - Inovação e Resultado em Consultoria Gastronômica.
Tel.: (21) 8895-6155 / (11) 9 5363-1457
david@gastronomix.net.br
www.gastronomix.net.br

 

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras Dicas