A FUNÇÃO DA GOVERNANTA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM

A Função da Governanta em meios de hospedagem

A governanta moderna, com status gerencial nos grandes hotéis (governanta executiva ou gerente de governança), é responsável pela administração e gerenciamento, geralmente, do maior quadro de funcionários do hotel, estoque de materiais, compra de enxovais, equipamentos, artigos de decoração, lavanderia e serviços terceirizados. Para tudo isto funcionar bem, são requisitos básicos planejamento, logística, organização, metodologia e boa administração de pessoal. E, é claro, saber lidar com o público.

Normalmente, o público em geral associa a atividade de governança à da camareira, confundindo até mesmo as funções. Apesar da vital importância na estrutura do hotel, é uma atividade que só é percebida quando ocorrem falhas. É necessário, para a atividade ser cada vez mais notada e valorizada pelos clientes externos e internos, estabelecer um atendimento diferenciado, em que cada necessidade do hóspede é percebida e atendida antes mesmo de ser solicitada.

Assim, o perfil das governantas vem se aprimorando, especialmente nos últimos anos, e as vagas vêm sendo preenchidas por profissionais cada vez mais capacitadas. Vale lembrar que, embora seja uma atividade ainda predominantemente feminina, o cargo também é exercido com competência por profissionais do sexo masculino.

Treinamento, capacitação e reciclagem permanente das equipes são a tônica do trabalho, bem como a informatização do setor, de forma a permitir uma resposta à demanda cada vez maior pela excelência no atendimento. Atualmente, o grande desafio é otimizar os serviços e reduzir custos aprimorando a eficiência e a qualidade no atendimento.

Muitas atividades de comércio e serviços podem automatizar o atendimento, substituindo pessoas por máquinas. A hotelaria tem uma importância enorme na economia, é uma atividade que não polui e tende a crescer cada vez mais, especialmente no Brasil, país com um enorme e diversificado potencial ainda não explorado, sem prescindir do trabalho humano. Gera empregos para praticamente todos os níveis sócio-econômicos, desde o faxineiro até o gerente.

Formar e capacitar mão-de-obra para atender à demanda é o maior desafio para o futuro. Aqueles que o fizerem com maior eficiência vão crescer e se destacar no mercado.

 

Maria José Dantas
Presidente da ABG - Associação Brasileira de Governança
Diretora da Governança.com Consultoria e Treinamento
www.governanca.com
mjdantas@governanca.com
Praia de Botafogo, 501 / 1º andar
CEP: 22250-040 / Botafogo - Rio de Janeiro
Tel: (21) 2586-6060 (21) 9500-9726

 

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras Dicas