ALIMENTO SEGURO - VANTAGENS FINANCEIRAS

ALIMENTO SEGURO ? VANTAGENS FINANCEIRAS

A manutenção de padrões de segurança na conservação e manuseio de alimentos, dentro de um ambiente alimentar, resguarda a saúde e o bem estar das pessoas que os consomem, sendo um compromisso ético tácito de quem assume o papel de prestador de serviços, dentro da Cadeia Produtiva Alimentar.

Os Ganhos Finananceiros Indiretos, estão ligados ao valor agregado percebido pelo Cliente, seguro ao consumir os produtos daquela cozinha, comércio ou indústria, que passa a desfrutar do Conceito de Marca de Valor, patrimônio intangível, porém real, no mundo dos negócios.

Os Ganhos Financeiros Diretos estão ligados à Quebra da Cadeia de Desperdício, muito comum no universo alimentar, com estatística fixada em matéria abaixo anexada, tendo como fonte a revista Veja:

''Perto de 44% do que é plantado se perde na produção, distribuição e comercialização : 20% na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento e 1% no varejo. Com mais 20% de perdas no processamento culinário e hábitos alimentares, as perdas totalizam 64% em toda cadeia, conforme dados da revista Veja número 1749.

Evitando o desperdício, haverá mais alimentos à disposição no mercado e os preços sofrerão redução para todos. É a lei da oferta e da procura.

Uma importante iniciativa contra o desperdício é o Mesa Brasil SESC, um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo ou sem valor comercial. O programa é uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para diminuir o abismo da desigualdade social no país. O CEAGESP também mantém um programa de repasse de alimentos para instituições sociais.''

A Imagem e a Reputação de um Estabelecimento Alimentar está diretamente vinculada ao Alimento Seguro, exercida por seus colaboradores, devidamente treinados e conscientes de suas responsabilidades.

Num mundo de enorme competição, os custos diretos ligados ao desperdício de alimentos, podem fazer toda a diferença no lucro operacional da Empresa que se preocupa e investe no Alimento Seguro.

 

David Eleutério
Chef Professor David Eleuterio tem mais de 24 anos de experiência no ramo da alimentação fora do lar. Formado pelo Senac de Aguas de São Pedro em 1988, com licenciatura plena em Pedagogia e MBA em Gerenciamento de Projetos PMI.
Com passagem em redes de Hotéis, Restaurantes e Empresa de serviço de bordo. Especialista na área de criação, foi professor na área de gastronomia em diversas matérias nas Instituições FMU, Estacio de Sá e Senac.
Consultor Senior na divisão FoodServices na empresa Nestlé do Brasil.
Tem na sua carteira de clientes, grupos como Porcão, Viena, Gula Gula entre outros. Trabalhou junto ao Consorcio do Jogos Mundiais Militares, desenvolvendo a conceituação dos serviços de alimentos dentro das vilas militares.

Gastronomix - Inovação e Resultado em Consultoria Gastronômica.
Tel.: (21) 8895-6155 / (11) 9 5363-1457
david@gastronomix.net.br
www.gastronomix.net.br

 

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras Dicas