GESTÃO EM PAUTA

fiogf49gjkf0d
GESTÃO EM PAUTA

Uma visão da Lei de Sitter

Analisemos abaixo a figura explicativa, na verdade a Lei de Sitter está ligado automaticamente a área de construção civil, mas o que isso tem a ver com a área de A&B ou FoodServices como muitos o preferem?

Abaixo iremos discursar sobre o assunto e suas aplicabilidades.

O gráfico acima mostra em quanto a projeção geométrica cresce com a falta de planejamento e má gestão do nosso negócio. Se analisarmos que a porcentagem de negócios em alimentação que fecham no primeiro ano e assim consequentemente, precisamos recorrer uma gestão preventiva e não corretiva, mas o fazemos? Pela porcentagem apresentada pelos órgãos governamentais, creio que essa resposta já foi respondida.

Sempre quando abrimos um negócio e porque não dizer ampliá-los, ou simplesmente geri-los, nos esquecemos do gráfico acima que:

“Para cada real que eu gasto no planejamento/projeto eu economizo 5 reais para a execução, 25 reais para a manutenção preventiva e 125 reais em manutenção corretiva” Lei de Sitter

Ainda confuso? Nosso dia a dia de correria e sempre apagando fogo, faz com que a fumaça que nos envolve, não nos deixa enxergar muitas vezes o óbvio que Planejar bem é sempre uma Gestão efetiva.

Não adianta somente analisar gráficos ou CMVs, temos que entender o que a palavra Gestão realmente significa.

• Será que comprar barato é compra bem? O lucro aparece no início na compra ou no final de todo processo? Minha equipe está processando a matéria prima da melhor maneira possível?
• Será que a minha equipe sabe realmente como anda a empresa em que eles trabalham, ou eu deixo isso somente comigo e o financeiro?
• Será que o item Gestão de Pessoas que parece um custo a mais, mas na verdade é uma maneira de gerar profissionais mais bem capacitados?

Apesar de tantos “Serás”, vimos aqui sem pretensão de dar uma aula de economia ou gestão, tentando assim despertar o óbvio.

Falta de Planejamento gera custos altíssimos no final do processo, custos esses que só percebemos quando fechamos o nosso negócio.
Gestão está ligada a capacidade de entendimento do negócio, processos bem definidos e mão de obra bem treinada e entendo do processo como um todo e não somente a parte que lhe cabe nesse latifúndio.

Vamos tentar parar um pouco e colocar o nosso negócio em ordem e parar de apagar fogo, pois como o gráfico explica por si, a manutenção corretiva custará muito mais cara sem bom planejamento.

E como diz a frase “ Se alguém descobriu a água isso não foi o peixe”, faça uma intervenção no seu negócio de fora para dentro antes que não haja mais tempo para a recuperação, pois, quanto mais cedo o custo da intervenção será menor.

Para finalizar, gostaria de citar 2 grandes pensadores e conhecedores do processo de gestão:

• Peter Drucker

“O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões no presente.”

• William Edwards Deming
“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.”

Até a próxima,

Equipe GastroConsult

 

David Eleutério
Chef Professor David Eleuterio tem mais de 24 anos de experiência no ramo da alimentação fora do lar. Formado pelo Senac de Aguas de São Pedro em 1988, com licenciatura plena em Pedagogia e MBA em Gerenciamento de Projetos PMI.
Com passagem em redes de Hotéis, Restaurantes e Empresa de serviço de bordo. Especialista na área de criação, foi professor na área de gastronomia em diversas matérias nas Instituições FMU, Estacio de Sá e Senac.
Consultor Senior na divisão FoodServices na empresa Nestlé do Brasil.
Tem na sua carteira de clientes, grupos como Porcão, Viena, Gula Gula entre outros. Trabalhou junto ao Consorcio do Jogos Mundiais Militares, desenvolvendo a conceituação dos serviços de alimentos dentro das vilas militares.

Gastronomix - Inovação e Resultado em Consultoria Gastronômica.
Tel.: (21) 8895-6155 / (11) 9 5363-1457
david@gastronomix.net.br
www.gastronomix.net.br

 

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras Dicas