ESCULTURAS DE TOALHAS, UMA DEMONSTRAÇÃO DE CARINHO COM O HOSPEDE

Esculturas de toalhas, uma demontração de carinho que contribuem para o encantamento do hóspede

A busca pelo encantamento do hóspede é ilimitada, um desafio diário para cada profissional hoteleiro que trabalha nas áreas de atendimento ou mesmo no back. Contribuir para que o cliente esteja plenamente satisfeito com o atendimento e os serviços é o objetivo de cada membro da equipe nesse cenário. Cada um trabalha para promover o encantamento do hóspede e deixar marcado em sua lembrança um experiência única.

Por vários anos a maioria dos hóspedes que faziam cruzeiros pelo mundo ou se hospedavam nos hotéis da Disney, traziam em sua bagagem, além de toda a experiência da viagem, uma hístoria de encantamento promovida pelas camareiras. Durante a sua estada, os hóspedes saiam para passear e quando retornavam encontravam sobre a cama ou no banheiro belas esculturas feitas com suas próprias toalhas. Muitas vezes, as esculturas também eram encrementadas com seus próprios objetos pessoais, como: óculos, boné, chapéu, saída de praia, etc. O publico se sente realmente encantado, são hóspedes de todas as idades. Podemos considerar que é uma expressão de carinho e cuidado, rapidamente é percebido pelo cliente e ele valoriza emuito essa preocupação. O público infantil são os que mais gostam desses mimos, é muito comum eles quererem levar as tolhas para casa, não querem desmontar os “bichinhos” das suas camas, não querem nem tomar banho com as toalhas, a criatividade das camareiras é ilimitada.

Aqui no Brasil, alguns hotéis de lazer já adotaram a escultura de toalha como parte da rotina de arrumação dos apartamentos. Temos o relato da experiência de um empreendimento que aumentou o volume de preenchimento do Quest commentes (indicadores de satisfação), cerca de 40% depois da implantação dessa prática. Para as camareiras, ao contrário do que podem pensar, isso não é um trabalho a mais e sim uma atividade que ela realiza de forma responsável e ludica. O desafio constante delas é criar novas esculturas e apresentar uma diferente a cada dia, durante toda a estada do hóspede.

O tempo médio para fazer a maioria das esculturas é inferior a quarenta segundos. Em relação a manipulação das peças pela camareira, essa tarefa é a última que ela realiza, portanto, nesse momento já reallizou a lavagem das mãos e está manipulando objetos limpos, não há risco de contaminar as toalhas. Recomendamos, principalmente aos empreendimentos destinados ao público de lazer que adotem as esculturas. Não custa nada a mais, é fácil para a equipe realizar é bonito e tem resultado rápido na satisfação do cliente. O certo é que eles adoram, elogiam muito as camareiras e retornam encantados com os mimos.

Assista no site da ABG uma amostra do filme Bastidores da Hotelaria produzido pela ABG. www.governanca.org

 

Maria José Dantas
Presidente da ABG - Associação Brasileira de Governança
Diretora da Governança.com Consultoria e Treinamento
www.governanca.com
mjdantas@governanca.com
Praia de Botafogo, 501 / 1º andar
CEP: 22250-040 / Botafogo - Rio de Janeiro
Tel: (21) 2586-6060 (21) 9500-9726

 

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras Dicas