Casa Boa Mesa 2011 - Traz charme na decoração, aulas de culinária com time estrelado de chefs e concurso cobiçado de gastronomia

Casa Boa Mesa 2011 - Traz charme na decoração, aulas de culinária com time estrelado de chefs e concurso cobiçado de gastronomia
Por Glaucia Balbachan

Em sua 4ª edição, o evento que une gastronomia e arquitetura no Jóquei clube de SP ganha atenções especiais do público interessado em bons pratos e cozinhas com estilo. Este ano o país que ganha enfoque é a Itália. A Casa Cor Trio é a fusão da Casa Office - que traz amostras de ambientes corporativos, a Casa Festa - que apresenta mesas decoradas e a Casa Boa Mesa, que além de criar possibilidades de ambientes da cozinha, onde a programação gastronômica é intensa - no mínimo duas aulas com receitas apetitosas do país da bota, conta com time de “feras” da cozinha como: Julien Mercier, Renata Cruz, Guga Rocha, Hamilton Mellão, Pier Paolo Picchi, Eliane André, Paula Labaki, Rogério Shimura e por aí vai...

O conceito é promover apresentações de espaços decorados de cozinhas - fazendo uma conecção atraente relativa à gastronomia. O DNA do evento é a decoração. Arquitetos realizaram seus trabalhos em cada canto da Casa Cor e nos ambientes da Casa Boa Mesa - segundo a curadora do evento - Luiza Estima foi necessário um briefing, onde os equipamentos e ambientes recebem características especiais para receber as pessoas para as atividades e inclusive para receber os chefs convidados. “A gente oferece as condições aos chefs para que eles possam preparar um prato aqui. Não são equipamentos profissionais - são domésticos, isso porque, para as pessoas poderem interagir e fazer em casa - a proposta é essa”, conta a curadora do Casa Boa Mesa.

Apaixonada e envolvida pelo mundo enogastronômico há 11 anos, Luiza é especialista no quesito comida e bebida. Jornalista de formação, sempre trabalhou com eventos onde o “sabor” sempre esteve presente - isso acabou estreitando suas relações com a área.

Para organizar toda programação gastronômica a curadoria trabalhou três meses antes do evento - definindo um ano antes a Itália como foco da culinária. A jornalista fala que a parte mais complexa do processo do trabalho são as agendas do chefs. “Cada chef de cozinha tem seu compromisso, o ideal seria agendar tudo no início do ano - mas nem sempre é possível. A concentração está no tema, agendamento e receitas, que normalmente são os chefs quem escolhem conforme do tempo estipulado das aulas. Temos um padrão de receitas. Depois tudo vai para a grade do site da casa cor”, finaliza Luiza.

Não somente por alunos de gastronomia, todos que visitam a Casa Cor Trio podem acompanhar as atividades na culinária do espaço. Basta se inscrever no site www.casacor.com.br, clicar em Casa Boa Mesa e escolher a aula que quer assistir na grade. São calculadas 30 pessoas por aula, mas caso a sala não esteja lotada, as pessoas que visitam o local são convidadas a entrar e acompanhar a atividade.

Quanto ao concurso esperado de gastronomia - o estudante da área que fizer a melhor receita italiana (categoria única - prato principal), ganha um curso no ICIF- (Italian Culinary institute for Foreigners), por uma semana na Itália. No dia 04 de dezembro sairá o resultado do vencedor no site.

No último dia 16/11 “Empratamos” duas aulas saborosas e aromáticas. Começamos com a Panna cotta de chocolate com gengibre e calda de laranja - realizada pela chef e consultora Cris Maccarone. De olhos atentos a chef Cris traça um panorama histórico da receita italiana - ensinado o passo-a-passo da sobremesa leve e equilibrada no sabor. Em seguida, fechamos a Casa Boa Mesa - com o prato colorido do chef Fábio Andrade do restaurante Arola Vintetres. A receita apresentada como tema: A Itália vista da Espanha - foi do polvo assado com purê de grão-de-bico, emulsão de limão e clorofila. Ao mesmo tempo realizava um prato vegetariano - Tartar de beterraba com sopa fria de yogurte. Com a sala cheia de participantes, as atenções foram direto na apresentação impecável do prato. Exótico e supersaboroso, o prato é puro deleite!

Novidades em decoração de cozinhas, receitas italianas de primeira e gastronomia harmoniosa. Vale a visita!

Abaixo segue todas as receitas gastronômicas da Casa Boa Mesa 2011.

Panna Cotta Al Cioccolato e Zenzero com Salsa di Arancia - Panna cotta de chocolate com gengibre e calda de laranja
Ingredientes:
8 folhas de gelatina incolor
400ml de creme de leite fresco
200ml de leite
80g de açúcar
2 colheres de sopa de gengibre fresco em pedaços ou ralado
150g de chocolate em pó
Para a calda:
1 xícara de chá de suco de laranja
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de gomos de laranja sem pele e sem sementes

Preparo:
Em uma tigela pequena, coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Reserve. Em uma panela pequena, leve o creme de leite ao fogo até aquecer, junto com o leite, o açúcar e o gengibre. Tire do fogo e deixe descansar por 10 minutos, tampado. Passe o creme por uma peneira fina (ou chinois), apertando para extrair bem o aroma do gengibre. Volte-o à panela, junte o chocolate em pó e reaqueça, mexendo bem para dissolver o chocolate e obter um creme homogêneo. Tire do fogo e junte as folhas de gelatina espremidas, mexendo bem para dissolvê-las. Coloque o creme em tigelinhas ( previamente molhadas com água) e leve-as à geladeira por no mínimo 5 horas. Para preparar o coulis (a calda), leve ao fogo o suco de laranja e o açúcar. Deixe ferver até engrossar. Junte os gomos de laranja e sirva sobre a panna cotta.
Rendimento: 06 porções

Polipo Arrosto com Ceci, Emulsione de Limone e Clorofila - Polvo assado com purê de grão de bico, emulsão de limão e clorofila
Ingredientes do polvo:
2 unidades de polvo de aproximadamente 2kg
1 cebola branca
1 ramo de tomilho
3 folhas de louro
200g de salsão
1 cabeça de alho
1 cenoura
Sal q.b. (quanto basta)

Preparo:
Em uma panela de água, coloque todas as verduras/legumes e os temperos. Quando levantar fervura, acrescente o sal e o polvo. Deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja macio. Retire da água e deixe esfriar.

Ingredientes purê de grão-de-bico
500g de grão-de-bico
1 cebola branca
1 alho-poró
1 talo de salsão
2 tomates- holandês maduros
1 cabeça de alho
Sal q.b.
Pimenta do reino q. b.

Preparo:
Deixe de molho o grão-de-bico em água por 24h. Cozinhe-o junto com todos os ingredientes restantes, previamente cortados, até que esteja macio. Escorra toda água e processe-o até formar uma pasta homogênea. Ajuste o sal e a pimenta e reserve.

Ingredientes emulsão de limão siciliano
4 limões siciliano
120ml de azeite extra virgem
Sal q. b.
Pimenta preta q. b.
Preparo:
Esprema os limões e coe bem o suco. Emulsione - o bem com o azeite até ficar com uma textura consistente. Ajuste com sal e pimenta. Reserve.

Ingredientes da Clorofila
1 maço de espinafre fresco
½ maço de salsinha
½ maço de agrião
Azeite q. b.
Sal q.b.

Preparo:
Em uma panela com água fervendo, branqueie todos os verdes e resfrie-os com gelo rapidamente. Escorra bem e reserve. Em um liquidificador bata os verdes e, pouco a pouco, acrescente o azeite e o sal até adquirir uma consistência cremosa. (atenção para que não fique muito líquido).

Finalização:
Coloque no centro do prato o purê quente, por cima o polvo previamente aquecido e finalize com a emulsão e a clorofila.
Rendimento: 04 porções

Tartar de beterraba com azeite de baunilha e sopa fria de iogurte.
Ingredientes:
Beterraba grande - 4 unidades
Sal grosso - 1 kg
Yogurte natural 0,4L
Leite desnatado 0,1L
AL q. b.
Pimenta do reino q. b.
Azeite extra virgem 0,3L
Baunilha em fava - 1 unidade

Preparo:
Cobrir a beterraba com sal grosso e levar ao forno a 160C por aproximadamente 1 hora ou até elas estarem macias. Abrir a fava de baunilha, juntar com o azeite e esquentar até atingir 40 C por 3 horas. Descascar a beterraba e cortá-las em cubos bem pequenos, em seguida temperar com sal, pimenta e o azeite de baunilha. Reserve. Misturar o yogurt com o leite, temperar com sal e reservar.
Montagem:
Colocar o tartar em um aro, acrescentar a sopa fria e por último - brotos de beterraba.

Serviço:
Casa Cor 2011 - Casa Boa Mesa
End: Jóquei Clube SP - Avenida: Lineu de Paula Machado, 1075
Tel: (11) 3817-7989 - Assessoria CDI comunicação
www.casacor.com.br

Foto: Márcio Palermo - (Estúdio Pavão)
Bruno Pavão - www.brunopavao.com.br
http://pavaophoto.wordpress.com

 

Glaucia Balbachan
Jornalista e pesquisadora na arte do “bem comer”, pós-graduada em jornalismo gastronômico pela FAAP/ SP. Com espírito inquieto e de “disciplina Escoffiana”, ela não para nunca! Está sempre nos cafés, bares, restaurantes, bistrôs, pubs e confeitarias da cidade, para conferir e experimentar novos sabores, descobrir novas composições e pratos clássicos com apresentação repaginada. Tudo isso para contar um pouco do que acontece no universo gastronômico de São Paulo.
glauciabalbachan@uol.com.br

 

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras Dicas