NOVA CAÇA AS BRUXAS, AGORA SÃO AS NUTRICIONISTAS

fiogf49gjkf0d

Nova Caça as Bruxas, Agora São As Nutricionistas

Quem diria, eu dizendo isso, as coisas realmente estão mudando. Um Cozinheiro (porque digo cozinheiro? Num dia desses fui dar uma palestra numa Universidade e fui apresentado como Chefe, fiquei lisonjeado, mas assim que comecei disse que era apenas cozinheiro e hoje consultor, pois, não chefio nenhuma cozinha então não poderia ter esse título). Mas vamos ao título a que se refere o texto. Num dia desses várias nutricionistas de hotéis estrelados no nosso lindo Rio de Janeiro foram presas pela vigilância sanitária.

Foi justo? Não sei dizer, não trabalho em nenhuma dessas operações, mas gostaria de alertar uma coisa.

1.Os Cursos Universitários preparam para a vida em FoodServices, ou somente para o mundo clínico?
2.O quanto de gerência tem esses profissionais para que as suas ordens possam ser cumpridas?
3.CMV é tudo, ou Alimento Seguro é primordial?
Temos vários itens nesse assunto que ainda não estão claros suficientes para todos. Quando os nutricionistas começaram a adentrar as cozinhas comerciais (restaurante, hotel, etc.) foi um Deus nos acuda (estão mexendo no meu pirão), passaram-se décadas e agora elas são presas, pois, não cumprem a legislação.

Opa lá! Muita calma nessa hora. Todos estão realmente se empenhando para que as orientações desses profissionais estejam sendo seguidas, ou somente falamos “Isso é coisa de Nutricionista”. Se um dos nossos lemas é Bem Servir e Bem Alimentar, isso quer dizer que Alimentar com segurança é primordial para que o nosso cliente não saia somente satisfeito da nossa casa, mas saudável e sem lembranças futuras que sejam desagradáveis.

Lembrem-se que os jornais estão loucos para colocar em manchete que aquele ou outro estabelecimento foi fechado por não ter seguido as regras e leis da Vigilância Sanitária, acho sim que deve ter muito profissional relapso, isso tem em todas as profissões, mas tem muita gente boa (a maioria), que fala, fala, fala e nada é ouvido. Esses profissionais devem desistir então da profissão? Vos falo, não o faça. Acredite que já foi pior, melhorou muito (o pessoal já lava até a mão!),mas falta muito gente.

Tem gente que acha que Manual de Boas Práticas é livro que compra em livrarias ou pega do vizinho e tira cópia, tem muita gente que não segue os processos de acordo com a legislação.

Então se vamos colocar alguém na fogueira que sejam os Nutricionistas, não concordo em número e gênero (um amigo mais culto disse-me que grau não existe, fiquei na minha). Devemos sim prender, mas aqueles que não seguem as regras e enquanto a chefia/empreendedores pensar em obrigação e não em dever, isso continuará acontecendo.

Como fazer para que sejam ouvidas? Precisamos de leis mais rígidas, cursos mais bem preparados, etc. pra variar várias perguntas e ainda nenhuma resposta.

Coloquemos-nos no lugar dos Nutricionistas, falando, falando e nunca sendo ouvidos, tem hora que deve cansar.

Está na hora de um gerenciamento mais claro e não só subordinação. Ai sim, podemos prender, mas antes, acho que muita coisa tem que mudar em deveres e direitos.

 

David Eleutério
Chef Professor David Eleuterio tem mais de 24 anos de experiência no ramo da alimentação fora do lar. Formado pelo Senac de Aguas de São Pedro em 1988, com licenciatura plena em Pedagogia e MBA em Gerenciamento de Projetos PMI.
Com passagem em redes de Hotéis, Restaurantes e Empresa de serviço de bordo. Especialista na área de criação, foi professor na área de gastronomia em diversas matérias nas Instituições FMU, Estacio de Sá e Senac.
Consultor Senior na divisão FoodServices na empresa Nestlé do Brasil.
Tem na sua carteira de clientes, grupos como Porcão, Viena, Gula Gula entre outros. Trabalhou junto ao Consorcio do Jogos Mundiais Militares, desenvolvendo a conceituação dos serviços de alimentos dentro das vilas militares.

Gastronomix - Inovação e Resultado em Consultoria Gastronômica.
Tel.: (21) 8895-6155 / (11) 9 5363-1457
david@gastronomix.net.br
www.gastronomix.net.br

 

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras Dicas