RUAA: Comida de rua recheada de influências asiáticas na Vila Madalena

RUAA: Comida de rua recheada de influências asiáticas na Vila Madalena
Por Glaucia Balbachan

Novidade picante!

Felizmente - a gastronomia asiática e sua cultural mítica vêm ganhando força e espaço no ocidente. A presença de pratos como: caldo de peixe, curry, arroz jasmim, macarrão frito, noodles, verduras empanadas e especiarias que, nem sempre tão picantes, já são familiares aos paulistanos.

Em meio ao burburinho da Vila Madalena, o restaurante Ruaa traz opções exóticas e saborosas do se come de melhor nas ruas do oriente. Inaugurado há dois meses, o espaço descolado, que dá destaque a comida de rua e a atmosfera urbana - já caiu no gosto dos freqüentadores da Vila.

Convidado por Flávio Tupinambá e Tiago Otani (ex- gerentes do Spot), o chef da casa Fernando Pereira (ex- Arturito) - conheceu o projeto do Ruaa e se sentiu em casa devido o tema proposto. Apaixonado pela culinária asiática, Fernando morou por um ano na Ásia - conhecendo a Tailândia, China e Índia. “Quem já foi para lá, já sabe da cultura das barraquinhas de comida de rua na Tailândia. Estudei, fiz cursos e trabalhei por lá. O que fiz foi trazer todas as influências e experiências desses países que conheci para a cozinha do restaurante”, Conta o chef da casa.

Envolvido com a gastronomia desde 2005, o chef Fernando Pereira conta que cada família na Índia tem sua receita de curry: “O condimento não é aquele pozinho que a gente compra no mercado, que normalmente se encontra em saquinhos - é uma mistura de 20 a 30 ingredientes que compõe o curry. Cada receita é personalizada. Minha alegria foi poder ver isso de perto e trazer para cá”, lembra o chef Fernando.

No cardápio que vai direto ao ponto - não são apenas comida de rua, a casa oferece outros pratos bem feitos com preços que não machucam no bolso. A proposta é fazer uma fusão de comida boa com clima urbano no local.

O conceito é de comida internacional variada com releituras de pratos europeus e asiáticos como o curry indiano e o fish and chips - conhecido em Londres. Embora a casa seja nova em folha, o público que ocupa as mesas da casa se define por grupos de amigos, mulheres e jovens.

O Ruaa é uma casa diminuta e despojada - dividida em dois ambientes distintos - o balcão do bar e o salão principal. Elementos que caracterizam as ruas estão presentes no espaço como: tijolos aparentes, corredor com iluminação natural, parede de pedras, madeira e lâmpadas penduras por fios de um único ponto de luz.

Por sugestão do chef da casa, Empratamos a crocante entrada Bhajis - empanados de cebola indianos com salsa verde. De apresentação exótica o aroma chegou primeiro que o prato na mesa - 14,00. Em seguida, nos veio o farto e perfumado Curry indiano - Lulas e camarões acompanhados de arroz jasmim e naan (espécie de pão, que vem como guarnição no prato) - 36,00. E para fechar, terminamos com a sobremesa - Bolo de laranja com cachaça e sorvete de chocolate amargo - 12,00.

Pratos fartos e bem executados, bom custo benefício e atmosfera urbana - Vale um repeteco!

Serviço:
Ruaa
Rua Morato Coelho, 1168 - Vila Madalena/SP
Tel: (11) 3097-0123
www.ruaa.com.br

Fotos: Márcio Palermo (Estúdio Pavão)
Bruno Pavão - www.brunopavao.com.br
http://pavaophoto.wordpress.com

 

Glaucia Balbachan
Jornalista e pesquisadora na arte do “bem comer”, pós-graduada em jornalismo gastronômico pela FAAP/ SP. Com espírito inquieto e de “disciplina Escoffiana”, ela não para nunca! Está sempre nos cafés, bares, restaurantes, bistrôs, pubs e confeitarias da cidade, para conferir e experimentar novos sabores, descobrir novas composições e pratos clássicos com apresentação repaginada. Tudo isso para contar um pouco do que acontece no universo gastronômico de São Paulo.
glauciabalbachan@uol.com.br

 

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras Dicas