NOSSO NEGÓCIO É RESILIENTE?

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NOSSO NEGÓCIO É RESILIENTE?

Pode parecer estranho chamar o nosso negócio de resiliente, mas na verdade o que estou questionando é o quanto nós estamos preparados para todas as turbulências do mundo dos negócios. Existem estudos de sobrevivências de empresas e mais de 90 % não sobrevivem. Por que isso acontece?

Vamos analisar aqui apenas alguns itens que poderiam afetar o nosso negócio. Não são todos, mas pensei em alguns que me parecem mais pertinentes. São eles:

Falta de fluxo de caixa? Sim com certeza esse assunto quebra as empresas, pois pensamos sempre que vamos faturar já de cara o suficiente para pagar todas as contas e o pior, as nossas. Recomendo sempre no nosso Plano de Negócio um investimento de 06 meses com todo o break even já colocado nesse plano para ficarmos mais tranquilos. Isso é possível? Deveria, mas nem sempre acontece.

Início mal estruturado? Grande chance, principalmente quando tudo atrasa e o aluguel começa a bater na porta com todos os custos inerente ao negócio. Surge, então, a correria para abrir, sem o tempo necessário para todos os treinamentos e testes de equipamentos, testes de produtos, adequações normais aos negócios novos. Não façam isso. É mais barato esperar 20 dias do que perder tudo em 20 dias. Já tivemos experiências não muito boas e posso afirmar que o prejuízo é maior quando se coloca a carroça na frente dos bois.

Qualidade em Produtos e Serviços? Na verdade o que realmente é isso? São tantas as vertentes e qualidade, mas se deve dar ao cliente o que ele quer. Com isso, qualidade pode ser bom para um e ruim para outro, pois se o seu produto é pastel de feira, não invente porque será o pastel de feira que ele vai gostar. Pense muito bem no que realmente o seu cliente está procurando e não no que você gostaria de dar; isso é importante para o alinhamento do Serviço X Cliente.

Sociedade? Esse é um ponto fulcral de toda separação quando duas ou mais pessoas diferem do que realmente almejam para o negócio. No Livro do Eike Batista o “X da Questão” ele coloca muito sabiamente que todo sócio tem que saber e compreender os ônus e os bônus de um negócio. Se o seu sócio não consegue entender isso, com certeza o barco vai à deriva.

Já fez uma análise de como anda a sua sociedade? Estão alinhados com os objetivos do negócio e as ações refletem uma congruência adequada? Brinco que sociedade é casamento sem sexo, pois as brigas sempre giram em torno de dinheiro, ponto de vista, egos, falta de metas de ambos ou divergindo entre si.

Mas, então porque resiliência nos negócios é tão importante? Porque mostra o quanto o nosso negócio aguenta todas as pressões e turbulências que podem vir a surgir e retorna o mesmo ou mais fortalecido.

Amigos façam dos seus sonhos as suas ações, mas temos que abrir os olhos para que isso possa se concretizar.

Acredite sempre e vá em frente, mas antes de qualquer mudança, qualquer novo plano de negócio, olhe para dentro da sua empresa e pense como ela está, se as metas desenhadas estão sendo cumpridas e se as pessoas, contando com funcionários, fornecedores, sócios e em tornos, estão satisfeitos.

Esse nosso texto começa com uma reflexão para que possamos levar mais esse ano com toda garra e determinação que tanto temos e com certeza que estamos no caminho certo.

Abraço a todos e até mais.

 

David Eleutério
Chef Professor David Eleuterio tem mais de 24 anos de experiência no ramo da alimentação fora do lar. Formado pelo Senac de Aguas de São Pedro em 1988, com licenciatura plena em Pedagogia e MBA em Gerenciamento de Projetos PMI.
Com passagem em redes de Hotéis, Restaurantes e Empresa de serviço de bordo. Especialista na área de criação, foi professor na área de gastronomia em diversas matérias nas Instituições FMU, Estacio de Sá e Senac.
Consultor Senior na divisão FoodServices na empresa Nestlé do Brasil.
Tem na sua carteira de clientes, grupos como Porcão, Viena, Gula Gula entre outros. Trabalhou junto ao Consorcio do Jogos Mundiais Militares, desenvolvendo a conceituação dos serviços de alimentos dentro das vilas militares.

Gastronomix - Inovação e Resultado em Consultoria Gastronômica.
Tel.: (21) 8895-6155 / (11) 9 5363-1457
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