Muito além de cerveja: amigos criam rótulo de sucesso e planejam expansão como marca lifestyle

Praya tem em seu conceito a tentativa de reproduzir o estilo e a leveza de seus criadores

Em 2016, um novo rótulo de cerveja artesanal surgiu no Rio de Janeiro, conquistando imediatamente o público mais cool da cena carioca: a Praya. Mas engana-se quem pensa que a marca está limitada ao rótulo da bebida. O objetivo da Praya envolve a experiência passada ao público para transmitir seus valores e a percepção. Para isso, os sócios planejam ações estratégicas que vão muito além das garrafas.

A marca surgiu com a cerveja de forma despretensiosa, quando o surfista, base jumper e skydiver Marcos Sifu buscava uma versão da bebida que remetesse às boas lembranças do mar e de estar entre bons amigos. O empresário se jogou de cabeça na fabricação da cerveja. Autodidata, Sifu descobriu o universo da cervejaria artesanal na Califórnia, por um simples acaso. "Estava em uma festa e soube que a cerveja servida era fabricada em casa. Eu não fazia ideia de que isso era possível. Voltei para o Brasil decidido a me aventurar" conta. Em uma semana, Marcos transformou sua cozinha em seu laboratório de experimentos. Tudo montado a próprio punho. Durante o processo, amigos foram dando sugestões e o surfista foi aprimorando a fórmula.

Foi então que chegou o momento de fazer do hobby, um projeto de vida. Em parceria com Tunico Almeida, Duda Gaspar e Paulo de Castro - o badalado DJ ZehPretim - o negócio tomou forma e a Praya teve seu primeiro lote vendido em janeiro de 2016 . O sucesso foi instantâneo: em apenas um ano, a produção caseira que gerava em torno dos 20 litros cresceu para 15 mil litros e atualmente é distribuída em mais de 600 pontos do Rio de Janeiro, com apenas 1 rótulo. Hoje, os sócios esperam aumentar a produção ainda mais: a previsão de fabricação é de 50 mil litros até o fim de 2017.

Mas durante o período de lançamento, os sócios perceberam que o conceito Praya é muito mais abrangente que somente um produto. "É um estilo de vida. Representa o mar, a alegria e leveza da nossa orla. Praya é esporte, música, arte e moda. Queremos que a marca seja sinônimo de experiência, do nosso lifestyle", diz o DJ ZehPretim. Para isso, a equipe já participa de eventos de esporte - de surf, skate, base jump e kitesurf -, realiza parcerias e coleções com marcas de moda carioca, além de incentivar artistas locais promovendo exposições com encontros musicais de jazz.

Outra novidade é o início do e-commerce da marca. O projeto, previsto para ser inaugurado em maio, pretende vender produtos da grife como guarda sois, cangas, roupas, acessórios e objetos de decoração. "Pode parecer estranho, mas só não vamos vender cerveja! (Risos). Será a venda produtos que fazem parte da família Praya. Vamos lançar toda uma linha que remeta ao conceito da marca. As garrafas da Praya estarão presentes apenas nos kits, afinal, a cerveja já está disponível nos nossos canais de venda", explica o sócio Duda Gaspar.

Enquanto a loja on-line não é inaugurada, o público pode encontrar a bebida em novos endereços. Com rótulo que acaba de chegar em São Paulo, os sócios pretendem aportar, ainda este ano, em Minas Gerais, Espírito Santo, Brasília e Porto Alegre. "É a Praya invadindo o Brasil. Nada mais natural em um país que possui mais de 7 mil quilômetros de litoral", brinca Tunico Almeida.

Divulgação: Hochmüller Multimidia

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