Último Bastardinho de Azeitão chega ao mercado Português

O Bastardinho de Azeitão 40 Anos, um vinho licoroso, chega ao mercado num "blend" composto por diferentes colheitas, entre 40 e 80 anos.

O Bastardinho de Azeitão é produzido há décadas na José Maria da Fonseca. As uvas que dão origem a este vinho provinham de vinhas plantadas a sul do Tejo, entre a Costa da Caparica e o Lavradio, tendo sido arrancadas nos anos 80 do século XX devido à força do crescimento urbanístico.

Na vindima de 1983 a José Maria da Fonseca recebeu a última tonelada de uvas provenientes de uma destas vinhas com cerca de 90 anos, com um potencial de álcool provável de 18º.

Durante muito tempo, produziu-se o 20 anos, depois o 25 anos e, mais tarde, devido ao envelhecimento das bases, passou-se ao 30 anos. Neste lote, não sendo possível manter o perfil do mesmo, avançou-se para o 40 anos. Aqui, a colheita mais nova tem 40 e poucos anos e a mais velha cerca de 80.

Domingos Soares Franco, enólogo da José Maria da Fonseca, refere que “este Bastardinho de Azeitão é o verdadeiro 'canto do cisne', um dos vinhos que mais me emocionou em lançar para o mercado”.


Fonte: Grande Consumo - goo.gl/EV6sN0

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras novidades