Azeite Top 10 Azeites de Portugal - Parte 6

Por: Guia GPHR – Patricia Galasini

HERDADE DO ESPORÃO – SELEÇÃO

Azeite produzido a partir de diversas variedades de azeitonas. A criteriosa selecção dos frutos desde o campo até ao lagar e a combinação de diferentes graus de maturação das mesmas variedades resultou num azeite bastante complexo, elegante e persistente para os consumidores mais exigentes.

Dos 1.000 hectares de olival que seleccionámos no Alentejo, onde a cultura da oliveira existe há várias gerações, escolhemos a melhor azeitona que chega ao lagar. Parte deste olival segue o sistema tradicional, sendo os olivais mais novos conduzidos em regime intensivo. No sistema tradicional muitas oliveiras têm idade superior a 100 anos com uma disposição de largo espaçamento entre as árvores, sendo estas de grande porte. No sistema intensivo, as novas plantações apresentam-se em compassos mais pequenos resultando em árvores de médio porte, mais adaptadas à colheita mecânica. O sistema de produção é a Produção Integrada que tem por base práticas culturais mais sustentáveis ambientalmente e a utilização de

fauna auxiliar no controlo das pragas e doenças da oliveira. Extraído a frio a partir das melhores azeitonas de cada campanha, é engarrafado sem filtração.

Complexo e harmonioso, com frutado verde e ligeiro picante no final. Para apreciadores do autêntico sabor do azeite. Ideal para carpaccio, saladas frias, legumes grelhados e canapés.

As nossas azeitonas provêm exclusivamente de olivais do Sul de Portugal. São produzidas no nosso lagar, respeitando valores culturais tradicionais. Nasce assim um azeite 100% puro, que preserva todas as características de sabor, aroma e frescura dos frutos.

Variedades: Galega, Cordovil, Cobrançosa e Verdeal.
Extração: Mecânica, a frio.
Acidez: Até 0,4%.

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras novidades