ENCATHO & EXPROTEL 2017 - Veja como foi o 1º dia do evento

8º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira continua com programação durante a tarde

Ser uma imersão total no mundo da hotelaria e buscar soluções para os problemas do dia-a-dia dos hotéis são os principais objetivos do 8º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira, que teve início nesta manhã e continua até à noite em paralelo à programação do Encatho & Exprotel.

“Nós queremos atualizar os colaboradores de hotel, em termos de legislação, procedimento, qualidade de operação interna. Hoje a gente tem alguns temas como como controle sustentável em meios de hospedagem, como desenvolver competências no dia-a-dia da hotelaria e como transformar sua equipe em uma equipe campeã, entre outros, além de um case de sucesso”, comenta Lara Perdigão, que está mediando o simpósio.

Entre os palestrantes desta manhã estava Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão do Vôlei, que já realizou mais de 400 palestras pelo Brasil, contando as suas experiências de atleta e gestor, e desenvolve temas com enfoque motivacional no trabalho em equipe.

Em sua palestra recomendou aos presentes que se perguntassem o que os deixa felizes, serem criativos e não terem medo de lutarem pelos seus sonhos. Além trazer questões como: “As vezes me perguntam, como é que você consegue se motivar o tempo inteiro? Mas quando eu entendi que o vôlei era importante na minha vida eu nunca mais tive lesões, fiz melhores contratos, o humor melhorou. Então se olhar no espelho e falar com você mesmo, se elogiar, escrever seus sonhos e parar de reclamar a noite, você consegue se programar”, explicou Paulão.

Com o tema "Como desenvolver competências do dia a dia na hotelaria” Priscila Silveira, psicóloga Organizacional e consultora de RH na empresa Priscila Silveira Desenvolvimento Profissional Ltda.

Randy Baldresca, Biologo, pessquisador, membro da comissão permanente de meio ambiente da Camara municipal de SP discorreu sua palestra com o tema “Controle sustentável em meios de hospedagem"

Com o tema “A invisibilidade do setor de manutenção”, Paulo Correa, Gerente de infra estrutura, Facilities manager do Complexo Il Campanário Villagio Resort

“Tecnologias de comunicação na operação hoteleira - novas ferramentas para integrar os setores dos meios de hospedagem”foi o tema da palestra de Lara Perdigão da LPLF Consultoria

Novas leis trabalhistas são esclarecidas durante Encatho & Exprotel
Várias possibilidades se abrem com a reforma trabalhista propriamente dita, haverá uma maior flexibilização de estabelecimento de regras para os contratos de trabalho. A nova legislação permite uma negociação mais flexível entre colaborador e empregador, em questões lógicas e técnicas. Durante o painel o público pode tirar suas principais dúvidas sobre o assunto e levantar questionamentos para os palestrantes.


“Agora, com a terceirização especificamente o setor hoteleiro vai poder terceirizar, ele vai poder delegar aquela função para uma outra empresa especializada. Isso ainda tem uma baixa adesão, pelo o que eu tenho percebido, em razão justamente da insegurança que ainda se tem pois se trata de um assunto tão novo”, ressalta Alberto Gonçalves de Souza Jr, Vice-presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/SC e Professor da Unisul que ministrou a palestra: o impacto da reforma trabalhista na hotelaria.

Entre os palestrantes estavam:

Alberto Gonçalves de Souza Jr
Especialista em Direito Contratual, Mercado de Trabalho e Direito Público, Alberto Gonçalves de Souza Jr é Vice-presidente da Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina, Professor Universitário da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), das Disciplinas de Direito das Relações do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Administrativo Aplicado; Presidente e fundador da Comissão de Direito Sindical da 28ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil no Período de 2013/2015; Consultor Geral da Procuradoria Geral do Município de São José/SC no ano de 2012; Atuante em Direito Sindical, Direito Público, Propriedade Intelectual, Direitos Difusos e Coletivos, o palestrante é também autor da Excelentíssima Revista de Direito Sindical – Revista Especializada em direito Coletivo do Trabalho.

Júlio Cesar Gualberto Ribeiro
Atua há mais de 25 anos nas áreas de Administração de Filial e Regional, Estruturação e Gerenciamento de Equipes de Trabalho, Vendas e Desenvolvimento de Negócios. Além de experiência na avaliação e abertura de novos mercados, adoção e implementação de estratégias comerciais. Já trabalhou em empresas como Gerdau S/A, Gelre Trabalho Temporário S/A, Grupo Back, Orcali Recursos Humanos Ltda., e atualmente é diretor comercial do Grupo Orion, desenvolvendo políticas de Recursos Humanos e Tecnologia.

Ewerson Wiethorn
Graduado em ciências contábeis pela UFSC, pós-graduado em especialização em gestão empresarial e com mestrado em administração de empresas. Atualmente é sócio-proprietário da Duatto Contabilidade, consultor empresarial em finanças e palestrante em entidades sobre gestão empresarial, gestão financeira e contábil.

Já no período da tarde, as palestras abordaram a invisibilidade do setor de manutenção, gestão de rouparia e as tecnologias de comunicação na operação hoteleira. Por fim foi apresentado um case de sucesso profissional do setor hoteleiro catarinense, que emocionou a todos os presentes.

Nos últimos momentos os colaboradores com mais tempo de casa nos hotéis foram homenageados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina e pelos hotéis a que prestam seus fundamentais serviços. Entre os que receberam este reconhecimento estão:



José Nestor Silveira, Gerente de Hospedagem do Hotel Farol da Ilha – 34 anos



Valdir Nelson Coelho, Copeiro, do Castelmar Hotel – 28 anos



Márcia Freitas, Gerente de Hospedagem, do Hotel Costa Norte Ingleses – 20 anos



Sônia Maria Ristow, da Pousada Pedra da Ilha – 17 anos

Mary Terezinha Molin Surdi, Cozinheira do Thermas de Piratuba Park Hotel – 15 anos



Eliane Magnus da Silva, Supervisora de Rouparia, do Condomínio Complexo Turístico Jurerê Beach Village – 15 anos



Maria Caroline Cabral, Gerente Geral do Oceania Park Hotel e Convention – 10 anos



Paulo Ricardo Oliveira Correa, Gerente de Infraestrutura do Condomínio Complexo Turístico Il Campanário – 10 anos



Odília Francisca Silva, Camareira, do Das Nações Hotel – 10 anos

O Encontro Catarinense de Hoteleiros continua com sua programação até o dia 11 de agosto, as inscrições continuam abertas e podem ser realizadas pelo site.

SERVIÇO:

O que: 30º Encatho & Exprotel
Quando: de 09 a 11 de agosto
Onde: CentroSul – Florianópolis
Quanto: Entrada Gratuita
Informações: www.encatho.com.br

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras novidades