Fazenda Amazonas realiza colheita de uvas do vinho “Sprituallis”

No complexo da Fazenda Amazonas e na Vindima 2017, o casal Aline e Paulo Girardi mostra o novo conceito de um notável empreendimento imobiliário, compreendendo Vinhedo, Wine Club, o Caminho do Vinho e uma rica fonte de água mineral

Como resultado de um ano de muito trabalho e cuidados especiais no vinhedo de uvas Cabernet Sauvignon e Syrah, a FAZENDA AMAZONAS realizou no último domingo (10/09) a Vindima: a tão esperada hora da colheita. Trata-se de evento inspirado em costumes europeus, onde os convidados têm a oportunidade de colher as uvas ao som de músicas ao vivo, sob o espírito de um grande e festivo encontro rural.

Desde 2007, o casal Aline e Paulo Girardi se dedica a vitivinicultura, com ações que vão desde o cultivo das uvas até a produção do vinho. Batizado de SPIRITUALLIS, o vinho da Fazenda Amazonas tem produção limitada, ressaltando-se que a safra de 2017 dará origem a algo em torno de 800 garrafas, que serão devidamente numeradas. Ruy Othake, arquiteto renomado e conceituado profissional, é quem assina o rótulo comemorativo do vinho SPIRITUALLIS.

Devidamente colhidas, as uvas serão levadas em transporte refrigerado para a Vinícola Experimental da Epamig, em Caldas (MG), a fim de serem processadas no processo de produção do vinho. A vinícola experimental, escolhida para produzir o SPIRITUALLIS, acaba de ter vinhos premiados no Decanter World Wine Awards 2017, em Londres, considerado um dos maiores concursos do gênero.

O vinhedo, com área de 0,4 hectare, produz aproximadamente 1.500 kg de uva, das quais 90% são Cabernet Sauvignon e 10% são Syrah. De igual modo, produz uva Bordeaux, especialmente para suco, e uva de mesa Niagara. A Fazenda Amazonas é pioneira na condição de primeiro vinhedo a produzir a uva Cabernet Sauvignon no Estado de São Paulo, com mudas originalmente importadas da França, fato que lhe permite obter um vinho de sucesso e exclusivo.

A Fazenda Amazonas, que neste ano lançou o suco prensado a frio (frutas, legumes, hortaliças), com ativos amazônicos (Pó de Guaraná, Marapoama, Açaí, entre outros), sob o rótulo de PURO +, tem novos projetos já em andamento.

O projeto WINE CLUB, que será construído nos arredores do VINHEDO, terá o chamado CAMINHO DO VINHO, rota expressa e via exclusiva para pedestres e ciclistas, com passarelas sobre as vias de trânsito de carros. No complexo, haverá uma FONTE DE ÁGUA MINERAL de excelente qualidade, permitindo que os futuros condôminos da Fazenda Amazonas possam viver bem mais e melhor, em comunhão permanente com a natureza.

O WINE CLUB terá uma adega especial para o vinho SPIRITUALLIS e um espaço para que os apreciadores de vinho possam fazer degustações e encontros sociais e comemorativos.

À iniciativa do Vinhedo, Wine Club e Fonte de Água Mineral, soma-se o empreendimento imobiliário, que será desenvolvido em um setor nobre da fazenda e será integrado ao belo “CAMINHO DO VINHO”.

Sem qualquer tipo de incômodo, os futuros condôminos poderão fazer o trajeto caminhando ou pedalando por uma rota charmosa, cuidadosamente projetada. Ao chegarem ao Vinhedo, poderão conhecer de perto o processo de cultivo das uvas utilizadas na produção do SPIRITUALLIS, dos sucos da Fazenda Amazonas, além de ter contato com a Fonte de Água Mineral.

É um conceito de vida, que propicia a união com a natureza, com sofisticação e exclusividade, no empreendimento imobiliário, fazendo com que os futuros moradores do condomínio possam usufruir de uma estrutura incomparável na região, desfrutando da magia de uma vida saudável.

DO PLANTIO AO VINHO

A verdade é que produção de vinhos elaborados a partir de uvas viníferas de origem europeia, no Brasil, há muito deixou de ser monopólio do Rio Grande do Sul. Produtores de outros Estados têm investido em vitivinicultura com sucesso. Para isso, buscam variedades mais adaptáveis às condições de solo e clima de cada região e desenvolvem técnicas de manejo adequadas à produção de uvas viníferas de alta qualidade em suas terras.

No Estado de São Paulo, a vinícola da Fazenda Amazonas, em São José do Rio Preto, já entrou definitivamente no mapa da produção brasileira de vinhos. Ao lado das regiões de São Roque e do Espírito Santo do Pinhal, as castas Cabernet Sauvignon, Syrah e Sauvignon Blanc se expandem pelos ‘terroirs’ paulistas.

Na Fazenda Amazonas, o plantio das uvas começou em 2007 e a primeira safra do vinho SPIRITUALLIS, foi engarrafada em 2012. Porém, não foram comercializadas porque os produtores decidiram esperar um vinho de mais qualidade. Na busca por excelência, toda safra do ano de 2013 foi descartada.

Já em 2014, a produção rendeu 800 garrafas, que estão passando pelo processo de envelhecimento e estarão prontas para consumo a partir de 2018. As safras dos anos de 2015 e 2016 foram unificadas, por opção técnica. Engarrafadas, cumprem o período inicial de envelhecimento. Atualmente, este vinho já é considerado o melhor produzido até hoje pelas uvas da Fazenda Amazonas.

O clima da região de São José do Rio Preto, a qualidade do solo e o processo completo de irrigação desenvolvido na propriedade, garantem o sucesso na produção das uvas. Os vinhedos são irrigados com água mineral hipotermal, de fonte fluoretada com traços de vanádio e com pH acima de 7,24 (alcalina). Essa água é rica em potássio e cálcio e contribuiu com o processo de desenvolvimento e adaptação da uva ao solo.

Em parceria com a Vinícola Experimental da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), as uvas passam por processo de fermentação alcóolica em torno de sete dias, são coadas, para separação do resíduo que fica no fundo do tanque e, posteriormente, são armazenadas em tonéis de carvalho, onde vão permanecer por quase dois anos.

CONVIDADA ESPECIAL

Entre os convidados para a Vindima, estará na Fazenda Amazonas a sommelière Gabriela Monteleone. Ela já trabalhou em restaurantes renomados e premiados como Ici Bistro, Pomodori, GERO’ (Grupo Fasano), e durante 4 anos esteve a frente do serviço de vinhos do restaurante D.O.M., do Chefe Alex Atala, referência mundial de gastronomia brasileira e 2 estrelas no guia Michelin.

Além de sua ligação obvia com o vinho, é estudiosa da cultura gastronômica em geral. Professora na Associação Brasileira de Sommeliers em São Paulo, instituição que é referência para a formação de profissionais do mercado de bebidas. Gabriela faz assessoria em adegas privadas e consultoria técnica para empresas ligadas ao vinho. Eleita em 2012 melhor sommelière do Brasil pela Revista Gula e pela Revista Prazeres da Mesa, e, em 2013 melhor sommelière de São Paulo pela Revista Veja SP.

COMO IRÁ FUNCIONAR O WINE CLUB

A princípio será um espaço para encontro dos enófilos de São José do Rio Preto. Lá, eles poderão conhecer o vinho produzido pela Fazenda Amazonas, o “SPIRITUALLIS”, trazer seus próprios vinhos para degustação e realizar eventos sociais e culturais em que o vinho seja a estrela principal. Também será aberto para que as adegas de São José do Rio Preto realizem eventos de confraria, com suas próprias carteiras de vinho.

Quando surgir o empreendimento imobiliário, os condôminos e seus convidados, terão preferência no espaço, ao Caminho do Vinho, à Fonte de Água Mineral e ao Vinhedo.

CURIOSIDADES:

SOBRE CABERNET SAUVIGNON

A Cabernet Sauvignon é a casta vinífera de maior prestígio no mundo. Muitos apreciadores se referem a ela como a “rainha das uvas tintas”. Sua origem está associada à região de Bordeaux (Médoc) e é resultado do cruzamento entre as castas: Cabernet Franc e Sauvignon Blanc.

Considerada histórica, seu nome aparece em registros do final do século XVIII.

SOBRE O MERCADO DE VINHOS NO BRASIL

Mesmo em um período de recessão econômica e queda no consumo em alguns segmentos, o mercado de vinhos mantém resultados e perspectivas otimistas no Brasil. De acordo com os dados da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), até novembro de 2015, foram comercializados no país quase 92 milhões de litros de vinhos nacionais e importados.

Pelo menos 3 milhões a mais que em 2014, quando o consumo registrado foi de pouco mais de 89 milhões de litros.


Fonte: Jornal do dia dia - https://goo.gl/gK6h5X

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras novidades