O vinho é uma bebida popular ou não? Ou Se Cinema fosse Vinho

Por Marcelo Copello

O vinho é uma bebida popular? Sim e não. Depende da cultura do país e do vinho do qual estamos falando. Um vinho de preço acessível e gosto fácil, certamente será popular nos países consumidores tradicionais e tem potencial para chegar a isso em países como o Brasil, onde o vinho está conquistando a condição de bebida para todos e para todas as ocasiões.

Vinho no entanto nem sempre é popular, pois sua produção é sempre
Limitada, tornando alguns raridades ou com status obra de arte.

Comparemos o vinho com uma outra arte, o cinema.

Um filme, bom ou ruim, famoso ou desconhecido, seja “cinema de arte” ou mero entretenimento, terá, para o expectador um mesmo custo para que seja visto, em uma sala de cinema, TV, DVD etc. Independente do filme o preço será o mesmo.

No vinho isso é bem diferente. Vou citar um exemplo famoso e extremo, o Romanée-Conti. Este tinto da Borgonha é líder em muitos rankings de “melhor vinho do mundo”. Dele são feitas apenas cerca de 5 mil garrafas ao ano (e não há como fazer mais pois o vinhedo é minúsculo), e cada garrafa custa não menos que 5 mil euros, se você conseguir achar para comprar.

Vamos transpor esta realidade ao cinema, usando famoso filme clássico, Cidadão Kane - igualmente líder em muitos rankings de “melhor filme de todos os tempos". Esta obra prima de Orson Welles, de 1941, está disponível gratuitamente no Youtube, ou em diversas midias a baixo custo.

Imagine se Cidadão Kane fosse tão escasso e caro quanto o Romanée-Conti. Neste caso Cidadão Kane seria um filme quase secreto, como é o grande vinho citado.

Seria possível então uma conserva deste tipo entre cinéfilos
- Meu filme predileto é Star Wars, já devo ter visto umas cem vezes!
- Ah, bom mesmo é Cidadão Kane, isso sim e que é filme, incomparável! E já consegui ver duas vezes!
- Pois é, não posso falar pois nunca vi Cidadão Kane. É muito caro! Mas já ouvi falar muito, é meu sonho de consumo! Se algum dia eu ficar rico…

Infelizmente não tem um NETFLIX de vinho…

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras novidades