ABIH-SC lança Encatho & Exprotel 2018

Em noite de comemorações ao Dia do Hoteleiro, entidade reforça sua responsabilidade social e a importância da qualificação da hotelaria para o crescimento constante de toda cadeia produtiva

Na presença de hoteleiros associados, autoridades municipais, fornecedores, imprensa e convidados, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, comemorou o Dia do Hoteleiro em grande estilo, nesta quinta-feira(09), no Marambaia Cassino Hotel, em Balneário Camboriú.

A programação começou com o pronunciamento do diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, que após agradecer e felicitar os hoteleiros presentes, falou sobre a importância da qualificação dos empresários e profissionais que trabalham no setor. “Existem duas afirmações que expressam bem o setor. A primeira é: “Na hotelaria ou você ama ou sofre muito” e, a outra declaração forte, palavra de ordem na hotelaria é: “Treinamento e capacitação: caminho certo para elevar a qualificação e alcançar sucesso”.

Complementando as declarações anteriores, Osmar José Vailatti acrescentou, “Se queremos crescer como pessoas e como profissionais, devemos perseguir a busca constante do conhecimento e intensificar a qualificação. Nunca atingiremos a perfeição, porém buscando a qualificação e diferenciais nos serviços, estaremos em constante evolução e promovendo o crescimento do turismo como um todo”, afirmou ele.

Para Osmar Vailatti, “A qualificação da hotelaria e o crescimento do turismo precisam caminhar de mãos dadas, com líderes competentes, de visão larga, com colaboradores bem treinados, que sabem o valor do bem receber e do sorriso, com empresas que investem e criam constantemente diferenciais nos produtos para encantar e conquistar seu público-alvo. Este é o papel da ABIH-SC, perseguir a qualificação e a melhoria contínua nas pessoas e nos equipamentos turísticos e fortalecer a imagem da entidade e do setor”, finalizou.

Na sequência, Santiago Edo, Ceo&Founder da Reviewr, apresentou a importância da Gestão da Reputação On-line. Em pouco tempo, Santiago conseguiu transmitir como os hoteleiros podem melhorar sua pontuação nos sites de avaliação como Booking, além de mostrar como organizar as informações obtidas como forma de encantar e conquistar o coração dos hóspedes, fazendo que eles sejam verdadeiros propagandistas do empreendimento.

“Hoje todos buscamos avaliações de produtos e serviços antes de consumir. É por este motivo que ter uma gestão como forma de inteligência e gestão é de grande importância. O que falam de você é importante, mas a forma como você responde um comentário, seja ele positivo ou não, pode ser a grande diferença. Responda! Mas saiba como responder e conseguir transformar uma avaliação negativa em pontos positivos para seu hotel. A reputação do seu empreendimento é tão importante que uma estrela a mais pode aumentar entre 5% a 9%”, afirmou Santiago Edo.

Lançamento Encatho & Exprotel

Outro ponto alto do evento foi o lançamento da próxima edição do Encatho & Exprotel. O sucesso da última edição foi tanto que a diretoria da ABIH-SC antecipou seu lançamento, possibilitando que outras empresas possam incluir a 31ª edição do maior encontro de hoteleiros do Sul do país em calendário de eventos. O Encatho & Exprotel 2018 acontece de 24 a 26 de julho, no CentroSul, em Florianópolis. O tema central desta edição é “Pessoas & Tecnologia”. “Tão importante quanto tecnologias, é a gestão das pessoas. Somente pessoas proporcionam o bem receber que a hotelaria oferece a um hóspede”, afirmou Lara Perdigão, diretora de eventos da ABIH-SC.

Na última edição, realizada em agosto deste ano na capital catarinense, circularam pelo evento mais 4 mil pessoas vinda de três países, 10 estados e 121 municípios. Quem visitou a Exprotel pode conferir novidades e lançamentos com preços e condições especiais. Já quem buscou qualificação contou com mais de 50 palestrantes e dezenas de debatedores. Toda esta movimentação gerou mais de 70 matérias produzidas pela assessoria de imprensa, e a cobertura realizada por 73 jornalistas inscritos. Ao todo, foram veiculadas mais de 180 matérias em rádio, tv, jornal, sites, blogs e redes sociais.

Ação Social

O Dia do Hoteleiro surgir em 1936, junto com a criação da ABIH Nacional, e é uma forma de valorizar os esforços de toda uma classe. Em Santa Catarina, em 2002, Edson Ziolkowski então presidente da ABIH-SC, inovou a forma de comemorar o “Dia do Hoteleiro” e incluiu uma proposta social envolvendo a comunidade onde os empreendimentos estão inseridos. O projeto teve tanto sucesso que, foi destaque nacional e segue até hoje.

Assim como vem acontecendo há 15 anos, Edson Ziolkowski abriu suas portas. Hoje recebeu mais de 130 jovens com idade entre 15 a 16 anos. Na oportunidade palestrou sobre empreendedorismo, mostrou as rotinas de um hotel e ofereceu um lanche. Por estar diretamente envolvido no processo, quem representou o Hotel Renar nas comemorações em Balneário Camboriú foi a matriarca do hotel, Guerda Maria Ziolkowski.

Além do Hotel Renar, Pousada Pedra da Ilha e Hotel Emacite Flex (que enviaram fotos) diversos empreendimentos abriram suas portas para apresentar a estrutura e forma de trabalho, proporcionando momentos de lazer e maior aproximação com a comunidade onde estão inseridos. No evento, entre os itens doados pelos presentes estão lençóis, toalhas, entre outros. As doações irão beneficiar o Lar dos Idosos de Camboriú, uma indicação feita pelo Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Miro Teixeira, pela representante do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Margot Rosembrock e pela vice-presidente do Sindisol, Dirce Fistarol, algumas das autoridades municipais presentes na solenidade. “Esta é uma forma de agradecer quem nos acolheu nesta data tão especial para a hotelaria”, afirmou Lara Perdigão, diretora de eventos da ABIH-SC.

O evento encerrou com um jantar comemorativo ao redor das piscinas do charmoso Marambaia Cassino Hotel, brindando mais um ano de sucesso das ações da ABIH-SC, bem como, comemorando esta data tão importante para toda hotelaria nacional.

Divulgação: VM Comunicação

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