Como oferecer conforto em estabelecimentos com ambientes dinâmicos?

Hoje em dia, muitos estabelecimentos têm apostado em ambientes dinâmicos, que se transformam de acordo com o dia ou o número de pessoas. A inovação chama a atenção do público e é uma ótima estratégia de marketing, pois permite adequar o local e prepará-lo para atender a qualquer demanda.

No entanto, para garantir vantagem competitiva, é preciso ir além e focar a escolha da mobília para restaurantes e dos elementos de decoração, que devem ser agradáveis e aconchegantes para os clientes.

Ao longo deste post, vamos mostrar quais recursos obter e a quais opções recorrer para oferecer um local mais confortável e seguro para o público. Boa leitura!
Escolha a mobília certa para seu restaurante

A rotina de todos é cada vez mais corrida e não sobra tempo para quase nada, não é mesmo? Dessa forma, é natural que, para os momentos de lazer, a preferência das pessoas seja por locais que oferecem ambientes mais convidativos.

Da largura das cadeiras ao posicionamento das mesas, ou à regulagem dos pés, todo detalhe deve ser considerado para que os incômodos sejam evitados e, principalmente, para melhorar a experiência de consumo e garantir a fidelização dos clientes. Lembre-se que a experiência vivenciada em seu restaurante influencia diretamente na valorização da sua marca.

Quem o frequenta para comer e se divertir provavelmente voltará se o ambiente for agradável.

Ao reformar o estabelecimento ou abrir um novo restaurante, é importante que você faça uma análise do perfil dos seus clientes, para apostar bem em pontos como a ambientação do local, a localização e um cardápio interessante, além de tipo de serviço oferecido e diferenciais.

Para lanchonetes, por exemplo, o mobiliário e as medidas utilizadas são diferentes das utilizadas em um café ou bistrô.

Além disso, criar uma situação hipotética, imaginando-se no lugar do cliente, da hora em que ele se senta para fazer uma refeição até o momento em que ele sai do estabelecimento, é uma ótima forma de adquirir uma visão mais ampla do negócio e considerar todos os problemas e oportunidades. Confira, a seguir, algumas dicas!
Faça bom uso do espaço

Para criar um ambiente mais agradável, é preciso definir o local exato que mesas, cadeiras, pessoas e funcionários devem ocupar.

Fazer bom uso do espaço disponível é fundamental para o sucesso do negócio. Um visual autêntico, móveis usuais e decoração confortável garantem o êxito de um estabelecimento comercial, uma vez que, ao investir nesses itens, as chances de atrair a atenção do público se tornam muito maiores.

A iluminação, a exposição adequada dos alimentos ou da cozinha, os corredores largos para a circulação dos garçons e os banheiros bem localizados também fazem a diferença e garantem maior conforto.
Combine as cores para caracterizar o ambiente

As cores influenciam diretamente na percepção das pessoas sobre o ambiente em que estão. Por isso, ao planejá-las, considere as características de sua base de clientes e as especificidades do seu restaurante.

É preciso, também, refletir acerca da integração entre as cores e os materiais utilizados. Afinal, a cor da cadeira, por exemplo, deve combinar com o ambiente e com a sua marca. Outras informações relevantes a esse respeito:

cores escuras estão relacionadas a sobriedade e distinção, sendo perfeitas para locais mais tradicionais;
cores claras são diretamente associadas à imagem de limpeza;
cores vibrantes transmitem vivacidade e energia, sendo uma ótima opção para lanchonetes ou restaurantes de grande rotatividade, ou que têm como foco um público mais jovem e descolado.

Lembre-se de que as cores são capazes de caracterizar o ambiente, deixando-o mais jovem, despojado, rústico etc. Estabelecer um padrão de comunicação visualé de extrema importância para oferecer experiências marcantes aos seus clientes.
Selecione a iluminação adequada

A iluminação é um elemento que não deve ser negligenciado, devido à sua relevância para gerar a sensação de conforto. Além das cores e da mobília, a disposição das luzes (e a coloração e intensidade das lâmpadas) pode criar espaços mais intimistas, convidativos e aconchegantes.

As características do restaurante e o tipo de comida servida devem dar o tom para a escolha da iluminação. Restaurantes românticos, com foco em casais, costumam utilizar poucas luzes, às vezes apenas velas.

Os fast-foods, por sua vez, têm boa iluminação, já que o objetivo é servir uma comida rápida e não manter os clientes sentados e relaxados por muito tempo, para favorecer a rotatividade de clientes.

Há, ainda, restaurantes que exigem diversos tipos de iluminação, pois contam com espaços dinâmicos e atendem diversos tipos de clientes. Neste caso, o ideal é apostar em lâmpadas fluorescentes ou de LED: como é possível encontrar grande variedade de cores, elas auxiliam na criação de uma iluminação personalizada.
Escolha os materiais com cuidado

Selecionar a mobília é mais difícil do que parece. Você deve levar em consideração diversos fatores que irão determinar a relação entre custo e benefício, como a qualidade da matéria-prima utilizada, o acabamento, os futuros gastos com manutenção e o nível de conforto e design.

O design, aliás, é um dos itens decisivos na hora de fechar um negócio, afinal, quem é que não deseja uma cadeira inovadora de visual marcante na sua lanchonete, ou um booth, aquele tipo de sofá elegante encontrado nas redes de fast-food?

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados em relação a isso. Antes de escolher as cadeiras e mesas, é importante fazer uma avaliação crítica do ambiente, do perfil do restaurante, do cardápio etc. e selecionar os itens condizentes a seus objetivos de negócio.

Materiais como o aço carbono apresentam muita resistência, mas não são tão aconchegantes quanto a madeira maciça, que oferece ótima durabilidade. Para ambientes litorâneos ou úmidos, pode-se optar pelo aço inox.
Priorize oferecer a melhor experiência possível ao cliente

Como mencionado, o ambiente de um restaurante, bar ou qualquer estabelecimento é de extrema importância para garantir o crescimento do negócio. Os clientes de hoje em dia exigem mais do que apenas boa comida ou bebida.

Nesse contexto, ao escolher corretamente a mobília para restaurante, bem como a decoração e a iluminação adequadas, é possível melhorar a experiência do clientee os seus índices de satisfação.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre como garantir conforto aos clientes do seu restaurante? Baixe o e-book “Estilo, estratégia e funcionalidade: um guia para a escolha das mobílias do seu restaurante” e fique por dentro de tudo sobre ambientação!

Servir com Requinte é um oferecimento de Franco Bachot
https://www.francoebachot.com.br
Tel.: (11) 3315-8180

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras novidades