Um bom exemplo: Costa Cruzeiros e Banco de Alimentos juntos na luta contra o desperdício de comida

Porto de Civitavecchia se une ao programa de doação de alimentos da companhia marítima

O projeto conjunto entre a Costa Cruzeiros e a Fundação Banco Alimentare Onlus, que tem como objetivo recuperar o excedente de alimentos produzidos nos navios e reutilizá-los para causas nobres, tem alcançado bons resultados.

Desde que o programa de doação de alimentos da Costa começou há cinco meses em Savona, 8.500 porções de alimentos já foram servidas para pessoas carentes. Agora será a vez de Civitavecchia integrar a iniciativa. Um novo capítulo desta parceria foi anunciado no último dia 1º de dezembro a bordo do Costa Diadema durante a parada do navio em Civitavecchia, em Roma.

A comida preparada e não servida nos restaurantes do Costa Diadema passará a ser coletada para envio a uma organização de Civitavecchia que ajuda jovens carentes.

“Hoje, estou muito feliz por iniciar o segundo passo dessa iniciativa, e tenho a certeza de que esse projeto envolverá mais e mais portos da Itália e também da Europa", indica Maria Chiara Gadda, parlamentar italiana que desenvolveu a lei que incentiva a doação de suprimentos alimentares. “A partir de agora outros 36 grupos de jovens serão beneficiados com refeições de altíssima qualidade, tanto no sabor quanto no valor nutricional”, comenta Marco Lucchini, Diretor Geral da Fundação Banco Alimentare Onlus.

“Hoje demos mais um passo em nossa caminhada contra o desperdício de alimentos. Nós começamos em Savona, no último verão europeu, e, agora, estendendo o programa para Civitavecchia, reafirmamos nosso compromisso de implementar a iniciativa em outros portos italianos. Estamos orgulhosos dessa ação, a primeira do mundo realizada no setor de cruzeiros, e por torná-la possível por meio da parceria com o Banco Alimentare. Vamos continuar trabalhando para expandir o programa a outros navios da Costa e a outros portos do Mediterrâneo”, diz Giuseppe Carino, vice-presidente de Experiência do Consumidor da Costa Cruzeiros.

O Costa Diadema realiza cruzeiros de uma semana pelo Mediterrâneo ao longo do ano, com escalas em Civitavecchia às sextas-feiras. Às quintas-feiras, todos os pratos preparados nos restaurantes e não servidos aos hóspedes, serão coletados. As refeições serão colocadas em containers de alumínio, que serão selados, rotulados para rastreamento e colocados para refrigeração a bordo. Na manhã seguinte, após o navio parar em Civitavecchia, os containers serão descarregados e entregues aos voluntários do Banco Alimentare, que os levarão para a instituição de caridade La Repubblica dei Ragazzi, comunidade na Via Aurelia, em Civitavecchia, que fornece suporte e educação para jovens com problemas familiares.

O projeto da Costa Cruzeiros e da Fundação Banco Alimentare Onlus é destinado a ajudar no combate a pobreza e a exclusão social e foi possível graças à vigência da Lei Italiana 166/2016 contra o desperdício de alimentos e produtos farmacêuticos e que entrou em vigor em 14 de setembro de 2016. A lei reestrutura a regulamentação sobre doações de alimentos não vendidos com medidas de incentivo, tornando mais fácil, controlado e seguro o ato de doar qualquer tipo de alimento.


Divulgação: Porta-Voz Comunicação Estratégica

 Voltar        Envie para um amigo        Imprimir        Outras novidades