
Iuri Lenzi, CEO da Zinz – Crédito/Foto: Divulgação
O consumo de fast food cresceu 34% no Brasil
O setor de alimentação fora do lar vive um novo fôlego no Brasil, e a Pra Comer, rede de franquias mineira especializada no segmento de foodservice, estilo moderno, prático e urbano, tem aproveitado o momento. Com uma proposta focada em praticidade, fácil operação e fácil gestão para o franqueado, a marca tem investido não apenas em receitas, mas também em inovação na gestão de obras para suas novas unidades. E o reforço veio de fora da cozinha: uma startup chamada Zinz, especializada em intermediar reformas e construções, funcionando como um “mercado livre das obras”. Mais segurança para o franqueado!
Charleston Souza, fundador da Pra Comer, explica que, antes da parceria com a Zinz, o franqueado ficava sozinho na obra. “Ninguém merece, né!?” uma etapa complexa. Com a entrada da nova solução, essa preocupação deixou de existir. A plataforma assume toda a intermediação garantindo que o espaço seja adequado aos padrões da franquia. Assim, o empreendedor pode focar no que realmente importa — colocar seu negócio em funcionamento sem o estresse de ter que cuidar da obra.
“A Zinz trouxe uma nova realidade para nossos franqueados. A transparência, o acompanhamento do cronograma físico e financeiro e, principalmente, a busca por prestadores confiáveis foram diferenciais importantes. Facilitou muito para quem está começando”, afirma Charleston Souza.
O casamento entre as duas empresas começou em 2023, nos corredores da ABF (Associação Brasileira de Franchising), em encontros realizados em Goiânia e na convenção em Comandatuba, na Bahia. Em menos de um ano, a parceria já transformou a maneira como a rede inaugura novas lojas. A primeira unidade foi a de São Gonçalo (RJ), montada dentro da galeria de um Assaí Atacadista.
Atualmente, a Zinz funciona como um marketplace que conecta franqueados a prestadores de serviço especializados em obras e reformas de lojas de franquias. A plataforma intermedia toda a operação — do orçamento ao pagamento final — e garante que os valores só sejam repassados ao prestador após a aprovação do serviço pelo cliente.

Pra Comer – Crédito/Foto: Divulgação
“A gente sabe que uma obra mal gerida pode travar o crescimento. Com a Zinz, conseguimos replicar nosso modelo, mantendo o padrão e otimizando os custos. E assim continuar nossos planos de expansão com segurança e tranquilidade”, afirma Souza.
O bom momento da Pra Comer coincide com uma tendência mais ampla: de acordo com a Kantar, o consumo de fast food no Brasil cresceu 34% em valor no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em unidades vendidas, o salto foi de 14%.
Este ano, a rede projeta abrir 30 novas unidades, e a Zinz, agora, faz parte desse plano de expansão. “A parceria se mostrou tão eficaz que será mantida como base para os próximos passos. Acreditamos que, com esse suporte, podemos crescer com mais segurança e eficiência”, reforça o fundador da Pra Comer.
“Em um setor que costuma engasgar no básico — prazos, orçamentos e fornecedores —, a união entre inovação tecnológica e uma rede em expansão pode ser o tempero ideal para crescer com consistência. E sem sustos no caminho”, finaliza Iuri Lenzi, CEO da Zinz, que, por sua vez, projeta para 2025 um crescimento de 100%, com um volume de transações de obras que deve chegar a R$ 10 milhões.
Mais informações: https://zinz.com.