
Crédito/Foto: Divulgação
Desde o início do movimento, em 2018, o World Cleanup Day mobilizou mais de 91 milhões de voluntários em 195 países e territórios, conforme informações da organização Let’s Do It World. Somente em 2024, 19,1 milhões de pessoas participaram da iniciativa, evidenciando o crescimento contínuo do movimento, que busca enfrentar a crise global do lixo mal gerido por meio de ações coletivas de limpeza e iniciativas de conscientização ambiental.
Iniciada no dia 17 de setembro, a Jornada Sustentável do Beach Park tem como objetivo disseminar boas práticas de responsabilidade socioambiental. Durante a programação, representantes do Comitê de Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) conheceram de perto as principais iniciativas ambientais do Beach Park, com visitas guiadas ao Aqua Park, à Central de Resíduos, ao Pátio de Compostagem, à Estação de Tratamento de Efluentes e ao espaço educativo Mãos à Horta.
Como parte das ações, no dia 19, o Beach Park promoveu a requalificação da horta da Escola Maria Façanha, em Aquiraz, fortalecendo os laços com a comunidade local e incentivando práticas de educação ambiental.
“O Clean Up Day é um momento simbólico e prático em que reafirmamos nosso compromisso com a preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros. Ao reunir colaboradores, visitantes e voluntários nessa mobilização, mostramos que é possível conciliar turismo, lazer e responsabilidade socioambiental, fortalecendo também nossa conexão com a comunidade do entorno”, destaca Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park.