
Crédito/Foto: Divulgação
Arena Conexões apresenta debates sobre inovação na hospitalidade
De 16 a 18 de setembro, programação destaca tecnologia, tendências globais e novos modelos de negócio no setor
A Resorts Brasil traz à Equipotel a Arena Conexões, espaço de conteúdo que de 16 a 18 de setembro contará com uma agenda dedicada à inovação na hospitalidade. Sempre às tardes, especialistas, executivos e lideranças do turismo compartilharão experiências e cases que estão transformando a forma de pensar os resorts, o turismo e a hotelaria no Brasil e no mundo.
Para Marcelo Picka Van Roey, Presidente do Conselho da Resorts Brasil, a inovação é hoje um fator essencial para o futuro do setor. “Mais do que acompanhar tendências, precisamos antecipar cenários, criar soluções que integrem tecnologia e experiência humana e, acima de tudo, fortalecer a competitividade dos resorts brasileiros em escala global. A Arena Conexões é o espaço ideal para inspirar gestores e acelerar essa transformação.”
Ana Biselli Aidar, Presidente Executiva da Resorts Brasil, destaca que a inovação caminha lado a lado com a sustentabilidade. “Ao abrir espaço para tecnologia, novos modelos de negócio e tendências globais, a Arena Conexões inspira gestores a repensarem processos, criarem experiências mais completas para os hóspedes e fortalecerem os resorts brasileiros.”
16 de setembro – Tendências e inspiração
A programação de abertura do ciclo de inovação traz reflexões sobre cenários estratégicos da hospitalidade, colaboração e criatividade nos ambientes de trabalho e inteligência artificial aplicada à hotelaria. O momento contará também com o keynote inspirador de Daniel Dias, nadador paralímpico e recordista mundial, que compartilhará sua trajetória de superação e resiliência como metáfora para os desafios da inovação.
Programação – 17h15 às 19h05
- Trícia Neves (Mapie)– Da colaboração à criatividade: como os ambientes podem transformar a gestão em inovação
- Gabriel Fumagalli (Xtay)– Inteligência artificial aplicada à hotelaria
- Ana Biselli (Resorts Brasil), Gabriela Schwan (Gabriela Schwan Consulting / Swan Hotéis) e Roland de Bonadona (Bonadona Hotel Consulting)– Debate: A inovação está aberta a todos ou fechada a poucos?
- Marcelo Picka Van Roey (Resorts Brasil)– Fechamento
17 de setembro – Inovação na economia da experiência
O segundo dia vai apresentar caminhos práticos e casos reais de inovação aberta, mostrando como diferentes atores da hospitalidade e do turismo têm estruturado o tema em suas realidades e gerado resultados. Serão compartilhadas perspectivas sobre onde buscar inspiração, como catalisar novos produtos e experiências e como aplicar esse aprendizado no dia a dia das organizações.
Programação – 17h00 às 19h30
- Carolina Sass de Haro (Mapie)– Como se manter conectado às tendências e inovações
- Patricia e Germana Magalhães (Sebrae Nacional)– Catalisando a inovação em produtos de experiência
- Edman Aquino (Aviva) e Márcio Gonçalves (Grupo Tauá)– Inovação aberta como caminho de crescimento
- Ana Biselli (Resorts Brasil)– Fechamento
18 de setembro – Soluções para o futuro
O terceiro dia fecha o ciclo com reflexões sobre inovação aplicada ao futuro da hospitalidade, abordando ecossistemas, ação climática e conexões globais.
Programação – 17h20 às 19h35
- Acácia Morena (Turistech Hub), Juliana Bettini (BID) e Rony Stefano (Audaar/Adit)– Implementação de inovação por meio de um ecossistema
- Mariana Aldrigui (USP/Skift), Paulo Ventura (UBRAFE) e Fabio Josgrilberg (FGV/Bernhoeft)– De outros palcos para o setor: onde buscar a inovação
- Carlos Jacobina (Resorts Brasil)– Encerramento do Arena Conexões
Inovação como motor de transformação
A programação de inovação da Arena Conexões mostra que a transformação da hospitalidade passa por tecnologia, estratégia e criatividade. Ao reunir profissionais de diferentes áreas, os debates oferecem ferramentas e inspiração para que os resorts estejam preparados para as mudanças de mercado e para um futuro mais conectado, dinâmico e sustentável.
Sobre a Resorts Brasil
A Resorts Brasil é uma Associação que representa, desenvolve e promove os resorts brasileiros. Com 77 associados e uma forte presença em todo o país, ela busca impulsionar o setor de turismo nacional, ajudando a ampliar a empregabilidade de mão de obra de cada local e geração de renda, a estimular a educação turística e incentivar a sustentabilidade regional. A Resorts Brasil está comprometida a desempenhar um papel transformador no turismo brasileiro, trabalhando com dedicação os temas de inovação e sustentabilidade que tornarão o setor cada vez mais atrativo e eficaz.