Accor estreia cardápio que revela a pegada de carbono de cada prato

Cardápio com o selo da pegada de carbono

 

Implementada no Restaurante Greem do Novotel Morumbi, a ação tem o objetivo de conscientizar consumidores sobre o impacto ambiental de suas escolhas

Accor, líder mundial em hospitalidade e pioneira em iniciativas de alimentação sustentável na hotelaria, acaba de lançar um projeto piloto no restaurante GREEM do Novotel São Paulo Morumbi para medir a pegada de carbono (CO₂) dos pratos servidos aos clientes. A proposta utiliza inteligência artificial para analisar o ciclo de vida dos ingredientes que compõem as receitas, desde a produção, transporte e armazenamento até o preparo final, e a partir disso indica as melhores escolhas alimentares, visando reduzir o impacto ambiental. A ação é realizada em parceria com a Fullsoon, startup responsável por desenvolver e aplicar a metodologia.

Na prática, a ferramenta calcula o rastro de carbono de cada refeição e comunica esse dado de forma clara por meio de cinco selos exibidos ao lado dos itens do cardápio. Cada um deles representa uma faixa de emissões de CO₂ indicada pelas cores verde (menos de 500g), verde claro (de 500g a 1kg), laranja (de 1kg a 2kg), vermelho claro (de 2kg a 3kg) e vermelho escuro (mais de 3kg). Além disso, os insights oferecidos pela Fullsoon possibilitam aos chefs dos restaurantes tomadas de decisões fundamentadas para minimizar o efeito ambiental, inspirando a criação de novas receitas com impacto baixo, unindo sabor e sustentabilidade.

Para Antonietta Varlese, Sênior Vice-Presidente de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais Accor Américas, a ação reflete o compromisso da empresa em promover avanços significativos no setor: “A Accor tem orgulho de ser pioneira em iniciativas que unem hospitalidade e responsabilidade ambiental. Este projeto é mais um passo no nosso propósito de liderar transformações positivas, mostrando que é possível proporcionar experiências gastronômicas de alta qualidade oferecendo informações para que o consumidor faça escolhas mais conscientes.”, afirma.

O projeto integra a estratégia global de sustentabilidade da Accor, eliminando emissões diretas, do próprio negócio, e indiretas, de toda a cadeia de fornecedores e clientes, com redução de 46% do impacto atmosférico até 2030. Entre as iniciativas para alcançar essa meta, a companhia busca reduzir o efeito ambiental das operações de alimentos e bebidas, ampliando o acesso a pratos vegetarianos e veganos, substituindo proteínas animais por alternativas plant-based e promovendo o bem-estar animal.

Um estudo da Universidade de Oxford aponta que dietas veganas podem reduzir em até dois terços a pegada de CO₂ dos alimentos. Hoje, 72% dos hotéis da rede na região das Américas já oferecem opções à base de plantas e, no restaurante GREEM do Novotel São Paulo Morumbi, 35% dos pedidos correspondem a esse tipo de prato. Em 2024, a Accor também firmou, na Colômbia, uma parceria para rastrear as consequências ambientais dos menus e apoiar os hotéis na definição de estratégias de redução.

“Na Fullsoon, nossa missão é ajudar os setores de hospitalidade e serviços de alimentação a medir e reduzir sua pegada de carbono. A parceria com a Accor no restaurante GREEM é uma oportunidade fantástica para demonstrar como iniciativas de sustentabilidade baseadas em dados podem gerar impacto real, desde a redução de emissões nas cozinhas até o incentivo de um consumo mais responsável. Temos orgulho de apoiar a Accor em seu compromisso com a sustentabilidade e esperamos expandir esses esforços para mais restaurantes no Brasil”,afirma o CEO da Fullsoon, Hassan-Ali Chaudhary.

Depois do piloto em São Paulo, a Accor leva a inovação para Belém, onde a estreia oficial acontece em novembro durante a COP 30, maior evento climático do mundo. Ao lançar o cardápio com cálculo de pegada de carbono em seus restaurantes na cidade, a empresa reforça seu pioneirismo em unir hospitalidade e responsabilidade ambiental, comprovando uma trajetória de anos na adoção de práticas sustentáveis. A iniciativa destaca a Accor como referência em transparência para os clientes e em estímulo à criação de receitas de baixo impacto pelos chefs, consolidando uma experiência gastronômica inclusiva, saudável e alinhada aos compromissos globais da companhia.

Divulgação: andall.ag