
Foto: Wilton Marcelino
Eventos cresceram em público e volume de negócios e consolidam Pernambuco como polo nacional do setor de alimentos, varejo e hospitalidade tendo movimentado R$ 900 milhões em negócios
As feiras HFN – Hotel & Food Nordeste e Super Mix 2025 encerraram na última sexta-feira (7), no Pernambuco Centro de Convenções, com resultados expressivos e a consolidação definitiva dos eventos como os maiores encontros de negócios do setor de alimentos, bebidas, hospitalidade e varejo no Norte e Nordeste. Juntas, as feiras registraram cerca de R$ 900 milhões em negócios gerados e receberam aproximadamente 32 mil visitantes, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.
As duas feiras reuniram mais de 1.500 marcas expositoras de todo o país, apresentando soluções, equipamentos, produtos e tendências para empresários e profissionais do setor. A próxima edição acontecerá de 4 a 6 de novembro de 2026, novamente no Pernambuco Centro de Convenções.
HFN mostra maturidade, inovação e expansão nacional
Em sua sétima edição, a HFN atingiu um novo patamar e se firmou como o segundo maior evento do país voltado para o setor de food service e hospedagem. Este ano, o evento se destacou pelo alto investimento dos expositores e pela presença de indústrias vindas do Sul e Sudeste em busca de expansão no mercado nordestino.
De acordo com Tatiana Menezes, diretora da Insight Feiras & Negócios, a HFN tem consolidado sua vocação como uma feira de resultados. “A cada edição percebemos uma qualificação maior do público. Muitos expositores relataram vendas equivalentes ao faturamento anual das empresas. Isso mostra que a HFN é um evento estratégico para quem busca gerar negócios e fortalecer sua marca no Nordeste”, relata.
Um dos diferenciais da HFN é a combinação de conteúdo e experiência, com seis projetos de conteúdo: “Padaria do Amanhã”, “Arena Burguer”, “FHAN”, “Gourmet Experience”, “Pizza Maker & Down” e “Confeitar”. “Nos preocupamos em impactar o visitante com informação e inovação. A feira é um espaço de atualização e aprendizado, onde o empresário conhece soluções que podem transformar o seu negócio”, afirma Rodrigo da Fonte, diretor da Insight Feiras & Negócios.
Nesta edição, a organização também apresentou o uso de inteligência artificial na comunicação com expositores e visitantes, com a assistente virtual ISA (Insight Suporte e Atendimento), ferramenta que facilita o acesso a informações em tempo real sobre os eventos.
Super Mix 2025 teve negócios em alta e confiança do mercado
A 19ª edição da Super Mix, voltada ao setor de varejo e supermercados, também registrou um desempenho histórico. O evento reuniu indústrias de alimentos, bebidas, higiene e limpeza de todo o país, com forte presença de grandes marcas nacionais e regionais.
Segundo a diretora da Insight Feiras & Negócios, Carol Baía, o equilíbrio entre expositores e distribuidores é um dos fatores que garantem o sucesso da feira. “A Super Mix é um ponto de encontro estratégico entre quem produz e quem distribui. Aqui, o empresário encontra desde as grandes indústrias até os principais atacadistas, com oportunidades concretas de negócio e ampliação de canais de distribuição.”
O presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), Inácio Miranda, avaliou o desempenho da feira como um dos melhores dos últimos anos, reforçando o papel do evento para o fortalecimento do setor. “Foi, sem dúvida, uma das melhores edições que já realizamos. O clima dentro do pavilhão era de negócios acontecendo, de oportunidades sendo geradas e de confiança renovada. Vimos empresários de todo o país fechando parcerias e ampliando suas redes de contato”, relata.
Para Jailson Leite, presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (APES), os resultados da Super Mix são o reflexo da grandeza do setor supermercadista. “Aqui, em Pernambuco, somos quase 19 mil empresas de supermercados de diversos formatos. Também somos um dos setores que mais emprega no Brasil. Nosso segmento é forte, representa 4,4% da arrecadação do Estado. Aqui nós tivemos uma grande variedade de fornecedores de produtos e serviços, pudemos ver o que vai ser tendência para o próximo ano. Sem dúvida, uma importante vitrine”, afirma.
Perspectivas para 2026: tecnologia e qualificação em foco
Com os excelentes resultados, a Insight Feiras & Negócios já projeta uma edição ainda mais robusta para 2026 e enfrenta o desafio positivo da alta demanda por espaços. Já há fila de espera de empresas interessadas em participar da próxima edição.
A organização também pretende investir ainda mais em tecnologias, inteligência artificial e ferramentas digitais para aprimorar a jornada dos visitantes e fortalecer a conexão entre expositores e compradores.
Próximos eventos
A Insight Feiras & Negócios já tem duas feiras programadas para o primeiro semestre de 2026. Uma delas é o Confeitar Expo & Congresso Recife Cakes, derivado do projeto Confeitar, que aconteceu na programação da HFN. A nova feira idealizada pela Anna Corinna, que comanda o projeto Confeitar, com a empreendedora Taciana França e a Insight Feiras & Negócios, acontecerá de 19 a 21 de março, no Recife Expo Center, com foco em tendências, produtos e capacitação no setor.
Além disso, nas mesmas datas, a Insight Feiras & Negócios realiza, também no Recife Expo Center, a Expo Franquias Nordeste, a feira oficial de franquias do Norte e Nordeste para empreendedores, profissionais do setor de franquias, fornecedores, franqueados, consultores, entre outros interessados na franchising que queiram novas oportunidades de networking e expansão de empreendimentos.
FOTOS DO EVENTO



Foto: Wilton Marcelino
























































