ABIH-RJ realiza capacitação do PROENH-RJ para hoteleiros em Paty do Alferes

Crédito/Foto: Divulgação

 

Evento gratuito reuniu especialistas em gestão, marketing e atendimento para qualificar profissionais da hotelaria

O PROENH-RJ, programa de encontros voltado à capacitação do setor hoteleiro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), chegou a Paty do Alferes nos dias 5 e 12 de novembro, com um ciclo de palestras e atividades práticas voltadas à operação hoteleira e ao trade turístico.

Foram dois dias de capacitação, na Aldeia de Arcozelo, para gestores de empreendimentos turísticos, durante os quais foram abordados temas como precificação de tarifário, utilização de tecnologia em empreendimentos turísticos e uma palestra sobre ferramentas de marketing para aumentar as reservas diretas e a margem de lucro”, ministrada por Marcus Noé, CEO da Basi Marketing de Experiência.

O objetivo do PROENH-RJ é fortalecer a hotelaria fluminense por meio da atualização profissional, integração do setor e troca de experiências. A edição de Paty do Alferes reuniu gestores, profissionais e estudantes de hotelaria em uma tarde dedicada ao aprendizado e ao networking.

O programa integra a parceria entre a ABIH-RJ e a Prefeitura de Paty do Alferes, que prevê a criação de um selo de qualidade para certificação de meios de hospedagem e restaurantes, valorizando o turismo local e promovendo a excelência nos serviços oferecidos.

O PROENH-RJ ainda contou com a visita de Wanderson Farias, assessor especial da Setur-RJ na região do Vale do Café. Ele passou informações atualizadas sobre o calendário de eventos que a entidade apoia na região. A TurisRio também se fez presente com seu vice-presidente Marco Paes, que fecharam o programa com palestra sobre turismo rural.

No dia 13, representantes de ABIH-RJ e TurisRio fizeram visitas técnicas com o apoio da prefeitura local, que disponibilizou técnicos da secretaria de turismo para acompanhamento e prestação de informações sobre os lugares visitados. Foram visitados empreendimentos como Sitio Aletéia (hospedagem e atrativo), Sítio Palmares (hospedagem), Sítio Bom jardim (verduras e legumes orgânicos), Géleia Reunidas e Orquidário Boa Vista.

Os participantes aprovaram: “Parabéns pelas palestras em nossa cidade, foram muito enriquecedoras”, comentou o diretor geral da Pousada Nova Gironda, Lucas Faillace.

Alexandre Moraes, coordenador da ABIH-RJ, ressaltou que o PROENH-RJ é um programa consolidado, que propõe soluções para as dificuldades diárias do segmento da hotelaria. “Já estamos pensando em 2026, quando Paty do Alferes receberá outro programa, o PROCAP-RJ, voltado para capacitação de promoção e venda do destino. Será a última fase do selo de qualidade para empreendimentos turísticos.”

Para o presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, é muito positivo ver essa parceria entre entidades privadas e órgãos públicos dando resultados. “Paty de Alferes tem meios de hospedagem e equipamentos turísticos que merecem a atenção de quem visita nosso estado. Com o PROENH-RJ, esses empreendedores passam a ter ferramentas que os capacitam para que obtenham resultados ainda melhores”.

Sobre o PROENH-RJ – O programa de encontros voltado à capacitação do setor hoteleiro reforça o compromisso da ABIH-RJ em levar qualificação e inovação aos principais polos turísticos do estado. Desde sua criação, o programa já passou por diferentes regiões do Rio de Janeiro, consolidando-se como um importante instrumento de integração do trade e fortalecimento da hotelaria fluminense.

Divulgação: arteirascomunicacao.com.br