
Ana Carla Lopes, Ministerio do Tur ismo_ João Mello, Vilarejo, e Otávio Leite, Fecomércio RJ. Crédito/Foto: Reginaldo Teireixa @reginaldofoto.
Os Hotéis Vilarejo encerram o ano com reconhecimento e comemoração. Pelo segundo ano consecutivo, o grupo foi duplamente premiado no Top Hotel RJ 2025, iniciativa da ABIH-RJ e Hotéis Rio que reconhece os melhores projetos nas categorias Expansão Hoteleira, Selo Verde, Ação Social e Empreendedorismo.
O empresário João Mello, diretor dos Hotéis Vilarejo, subiu ao palco duas vezes durante a noite festiva da 20ª edição do prêmio, realizada em 26 de novembro, no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, para receber os troféus de primeiro lugar nas categorias Ação Social e Empreendedorismo.
Na categoria Ação Social, os Hotéis Vilarejo conquistaram o primeiro lugar com o projeto “A gente acredita. A gente reforma”, uma iniciativa transformadora criada em 2023 que já reformou as casas de 28 colaboradores do grupo. Financiado integralmente pelo Grupo Vilarejo — hotéis e lojas de acabamentos —, o programa destina até R$ 40 mil mensais a obras de infraestrutura e melhorias nas residências dos colaboradores, promovendo dignidade, saúde, autoestima e impacto direto nas comunidades. Com seleção criteriosa conduzida por assistentes sociais, o projeto já ultrapassa R$ 746 mil investidos e movimenta, a cada obra, cerca de 30 empregos diretos e indiretos.
O Empreendedorismo também rendeu o primeiro lugar ao grupo. Em Conservatória (RJ), o Hotel Fazenda Vilarejo transformou o que nasceu como uma experiência de hospedagem em um verdadeiro ecossistema empreendedor, que vai muito além da hotelaria. Com aporte estimado em R$ 5 milhões, as operações da Cachaçaria Vilarejo e dos Laticínios Vilarejo (inaugurados, respectivamente, em 1987 e 1989) prosperaram e deixaram de funcionar exclusivamente como atrativos ou serviços complementares ao hotel para, nos últimos dois anos, serem tratadas como negócios com “vida própria” dentro do planejamento estratégico do grupo.

João Mello, diretor executivo Hotéis Vilarejo. Crédito/Foto: Divulgação
Ao mesmo tempo, os novos investimentos em lazer e infraestrutura no Hotel Fazenda Vilarejo não tiveram apenas o objetivo de ampliar a experiência do hóspede, mas, sobretudo, de manter o empreendimento como protagonista da hospitalidade na região. O resultado é a fidelização dos clientes e a consolidação da marca Vilarejo como referência em turismo e inovação, alcançando impressionantes 98% de média anual de ocupação — um recorde na hotelaria fluminense, chegando a ser 30% superior à média da região.
Entusiasmado, João Mello, diretor executivo dos Hotéis Vilarejo, comemorou os resultados: “Receber dois dos quatro prêmios do Top Hotel RJ 2025 é um marco que nos emociona e nos impulsiona. Esses reconhecimentos traduzem, com muita clareza, o que nos move: cuidar de pessoas, inovar com responsabilidade e entregar experiências que façam sentido para colaboradores, hóspedes e comunidades.
O projeto ‘A gente acredita. A gente reforma’ nasce de uma convicção profunda de que só podemos oferecer o melhor quando também acolhemos e transformamos a vida de quem faz o Vilarejo acontecer todos os dias. Ver esse propósito reconhecido pela ABIH-RJ nos enche de orgulho e reforça que estamos no caminho certo.
Da mesma forma, os novos investimentos representam nossa visão de futuro: infraestrutura de excelência para gerar experiências memoráveis em qualquer época do ano. Conservatória vê nascer um novo capítulo do turismo regional, e saber que contribuímos para isso é extremamente gratificante.
Agradeço às nossas equipes, que se dedicam com paixão, sonham e realizam. Este prêmio é de cada colaborador do Grupo Vilarejo. Seguiremos crescendo com responsabilidade, respeito e encantamento — pilares que moldam a nossa história e que, hoje, foram celebrados por todo o setor hoteleiro.”
Com esses exemplos de empreendedorismo e gestão na prática, o Grupo Vilarejo evidencia como diversificação, inovação e raízes locais podem criar um modelo sustentável de negócios, com fidelização de clientes, aumento de receitas e impacto econômico positivo na região.

Joao Mello, diretor executiv o dos Hotéis Vilarejo e Wilson Luis Pinto, presidente da CNTUR. Crédito/Foto: @reginaldofoto