
Crédito/Foto: Divulgação
Ô Chefe, sucesso no bairro Caiçara e no São Bento, agora conta com uma nova unidade no Lourdes. A casa comemora a expansão com o conceito de parrilla, oferecendo uma experiência gastronômica que combina pratos brasileiros e churrasco clássico, com cortes nobres. A partir de 4 de fevereiro, Ô Chefe Steakhouse unidade Lourdes está de portas abertas. Agora no Lourdes, o estabelecimento está instalado em uma local com dois andares. A casa é comandada pelo chef Ronaldo Avelar, com passagens por diversos projetos no Brasil e na Europa.
Entre as apostas exclusivas deste novo projeto, o cardápio vai apresentar um arroz de polvo especial, magret de pato, dadinho de canjiquinha e ceviche. Aos finais de semana, tem pratos especiais no almoço que servem mais pessoas como a parmegiana de frango ou filé, além de carnes como picanha, chorizo, maminha, ancho com as guarnições que servem até quatro pessoas. O cardápio tem também destaques que já são sucesso nas outras duas unidades. Não podem faltar a clássica Picanha Nobre, a famosa com queijo derretido na raclete.

Crédito/Foto: Divulgação
O Ô Chefs Steak House apresenta o seu novo menu para a unidade Lourdes, uma proposta que combina a rusticidade da brasa com a sofisticação da alta gastronomia. O menu foi estruturado para guiar o cliente por diferentes experiências, começando por uma seleção de entradas e petiscos criativos, passando por pratos principais robustos e finalizando com uma coquetelaria autoral.
Para iniciar a experiência, o setor Para Abrir o Apetite oferece opções que valorizam ingredientes frescos e técnicas artesanais. Entre os destaques estão a Burrata D’O Chef, servida com pomodoro, pesto, tomate confit e farofa panko; o Carpaccio Angus Cara Preta, finalizado com parmesão, pipoca de alcaparra e azeite de carvão; e o Tartar de Filé Mignon, que acompanha gema de ovo, banana frita e torrada caseira. Sabores mais tradicionais também marcam presença, como a Pipoca do Mineiro (torresmo pururuca), o Queijo Coalho com sweet chilli e a Porchetta pururucada com abacaxi na brasa. A casa ainda oferece variações de Bruschettas (Camarão ou Gorgonzola com Damasco), Croquete de Costela com geleia de abacaxi, e o Dadinho de Canjiquinha com ragout de costelinha bovina,novidade.

Crédito/Foto: Divulgação
No coração da gastronomia da casa, os Pratos Principais revelam o domínio das carnes e frutos do mar. Os amantes de cortes nobres podem desfrutar do Tornedor de filé mignon com molho roti e risoto de queijo grana, ou do Arroz de Costela, uma versão caldosa com ovo caipira de gema mole e quiabo grelhado. A seleção de massas e risotos inclui o Fettuccine Alfredo com iscas de filé, o Risoto de Camarão Pomodoro e o Salmão Grelhado em crosta de gergelim com risoto de limão siciliano. Para quem busca compartilhar, o Linguine ao Formaggio e Filé é finalizado diretamente no queijo provolone.
A jornada é complementada por uma Carta de Drinks e Bebidas diversificada. A coquetelaria autoral destaca o drink Ô Chefe, que mistura vodka, Jack Daniel’s e licores de pêssego e Amareto, além da Bananinha do Chefe, feita com cachaça artesanal de banana e rapadura flambada. Os clássicos como Moscow Mule, Negroni e Mojito dividem espaço com variações refrescantes de Gin Tônica (Tropical, Melancita e Flowers). Para fechar ou celebrar, a casa oferece Shots exclusivos, como o Mascote 4 (Licor 43 com espuma de gengibre) e o D’O Chef, além de uma completa seleção de whiskies, vodkas importadas e cafés especiais das regiões do Cerrado Mineiro e Chapada Diamantina.

Crédito/Foto: Divulgação
Chef Ronaldo Avelar
Nascido e criado na padaria de seus pais, Ronaldo cresceu sempre tendo contato com a produção de paes e diversos produtos. Aos 18 anos abriu um foodtruck onde vendia hambúrgueres artesanais e hotdogs especiais. Decidido que a gastronomia era sua profissão de vida, formou-se em gastronomia pela Estacio de Sá em 2012 , fez Pós-Graduação em Nutrição com ênfase em gastronomia . Em 2014 a frente do Bistrô Dias de Graças ganho o premio da revista Veja Bh. Passando por vários tipos de restaurantes como bistros, steak house, cozinha mineira, buffets. Em 2017 Ronaldo se sentiu estagnado em Belo Horizonte e resolveu se mudar para Europa.
Morou em alguns lugares como Palma de Mallorca e Lisboa. Na sua passagem pela Europa em busca de conhecimento técnico , chefiou o Hotel Boutique Maxime, melhor hotel 4 estrelas de Lisboa em 2019. Também trabalhou em restaurantes do Guia Michelin, como a Casa de Linhares. Foi Sub-chef do Miguel Laffan 1 estrela Michelin. Voltando ao Brasil na Pandemia Ronaldo conheceu o chef Leo Paixao, onde entrou para equipe do Ninita, chefiou a casa por quatro anos e faturou dois prêmios de melhor Restaurante Italiano de Belo Horizonte.
Em 2024 Ronaldo inaugurou seu restaurante junto a sua esposa chef Paolla Stocler, o Pinga e Frita é um restaurante de cozinha mineira com um toque sofisticado, e se encontra no Mercado de Origem. Hoje sua rotina é dividida entre o Pinga e Frita e Ô Chefe São Bento e agora o Lourdes.
SERVIÇO:
Ô Chefe
https://www.instagram.com/
Caiçara: Rua Alabandina, 90, Caiçara
São Bento: Rua Kepler, 515, S. Bento
Lourdes: Rua Curitiba, 2154, Lourdes