Por Geraldo Banas
Esta é uma pergunta recorrente, e que tenho recebido com certa frequência.
A compra ou o aluguel de um ponto é, muitas vezes, mais barato do que começar um novo restaurante a partir do zero.
Com a desaceleração da economia, muitos profissionais desempregados – dos mais diversos ramos de atividade – estão mudando o rumo de suas vidas e entrando no mercado, por si próprios, incluindo a abertura de restaurantes. No entanto, mesmo em tempos mais “saudáveis”, a maior parte dos restaurantes tende a abrir e fechar, com enorme rapidez, nos seus três primeiros anos de vida.
Neste caso, o restaurante vai simplesmente fechar, outras, vai mudar de mãos, com novos proprietários, que podem manter o nome atual, o cardápio e o conceito ou optar por alterá-lo por completo. As opções são inúmeras.
Se você está pensando em abrir seu próprio restaurante ou comprar um existente, ou ainda, assumir somente o espaço e as instalações, considere o seguinte:
Comprar um restaurante em funcionamento é, mais ou menos, uma operação de “porteira fechada”. Você pode optar por fazer algumas poucas alterações no cardápio ou no conceito. Mas nada de muito drástico, uma vez que, em teoria, ele provou que é uma empresa rentável. Você não precisa se ??preocupar com o tipo de equipamento que deve comprar, ou projetar um salão e demais dependências. Tudo isso já foi feito para você. Dependendo do preço final, a compra de um restaurante existente pode ser muito menos dispendioso do que começar um novo restaurante a partir do zero.
Outras vezes, existe a possibilidade de assumir as instalações de um restaurante que está fechando, e que vai deixar para trás um salão completo, uma cozinha montada, um bar – muitas vezes com equipamentos e instalações em perfeitas condições de uso. Da mesma maneira que um restaurante em funcionamento, esta também é uma operação de “porteira fechada”, e os custos iniciais são bem menores do que se você fosse partir do “zero”. O antigo proprietário, ou seus credores, podem estar bem mais dispostos a fazer um acordo para se livrar dos equipamentos, bem como repassar o contrato de aluguel, o que lhe dá um enorme espaço para negociação. Mais ainda, você não estará pagando pela projeção de vendas, lucros, etc., como é o caso de um restaurante em funcionamento.
Mesmo assim, antes de assinar qualquer coisa, tente descobrir por que este restaurante está fechando: É o local? O serviço? A comida? A combinação de todos os três? Se os proprietários anteriores sumiram, deixando as instalações para os credores, você pode nunca saber a verdadeira razão pela qual ele foi fechado. E, se você está lidando diretamente com os proprietários anteriores, eles podem não ser totalmente honestos sobre o motivo pelo qual optaram por fechar. Ninguém gosta de admitir que seu negócio tenha fracassado e precisa sair de um navio que está afundando.
Muito bem. Vamos admitir que você decide assumir o espaço de um restaurante que fechou. Faça sua lição de casa:
Qual é o custo fixo previsto? – Ele é formado pelo aluguel, manutenção, segurança, etc.. Lembre-se que, boa parte destes custos, você vai herdar do antigo proprietário/inquilino. Portanto, são números que terão uma negociação mais difícil. E custos fixos elevados, já mataram muitos novos empreendimentos. Parte do seu Plano de Negócios deve ser um orçamento detalhado que descreva a necessidade do dinheiro que você precisa para cobrir todas as despesas fixas. E, se está planejando qualquer mudança significativa, quanto isto vai custar? Estes números também precisam ser contabilizados em sua necessidade de capital inicial.
Quem é o seu público-alvo? – Lembre-se que os consumidores estão cada vez mais conscientes do valor do dinheiro, e comer fora é uma das primeiras coisas que podem ser cortadas no orçamento doméstico. Por isso, é importante que o seu apelo de marketing seja direcionado para o público certo. Por exemplo, se seu restaurante tem uma ambientação menos sofisticada, oferecer alguns cardápios fixos à noite (como opção ao à la carte) pode ajudar a trazer mais famílias durante a semana. Se sua localização ajuda a frequência no horário do almoço, o cardápio (oferta e preço) deve se adequar aos consumidores da região. Não tente impor suas regras ao mercado.
Manter, ou não, o conceito anterior? – Quanto a isso, tenho uma opinião muito clara: se possível, faça algo novo! Mude completamente a decoração, a ambientação, os pratos, enfim, tudo o que possa lembrar o restaurante que funcionava no local anteriormente. Afinal, os antigos clientes, com certeza, sabem porque ele fechou – mesmo que você não tenha conseguido descobrir o motivo. E, tudo o que lembrar o passado, é um ponto contra você. É a mesma coisa que colocar a famosa faixa na porta: “SOB NOVA DIREÇÃO”. Ninguém mais acredita nisso.
O restaurante está de acordo com a legislação? – Mesmo que o local já tenha uma licença de funcionamento, ela terá que ser renovada e passará por uma nova inspeção. Saiba, com antecedência, se as instalações têm condições de passar por estas vistorias. Caso contrário, você poderá ter que gastar mais do que o previsto para colocá-lo em funcionamento, além do risco de atrasar o dia de reabertura.
Enfim, estes são alguns dos cuidados, e vantagens, em assumir um ponto de um restaurante fechado. Cabe a você analisar com cuidado tudo o que considerar pertinente.
Boa sorte e bons negócios!!!
Fonte: Blog do Banas – www.blogdobanas.com.br