Hotel Fazenda em São Paulo recebe Selo Solar pelo desenvolvi?mento de energia alternativ?a

por migracao

fiogf49gjkf0d

Localizado em Ibiúna (SP) é o primeiro empreendimento hoteleiro, da categoria, a implantar uma usina fotovoltaica, a partir da energia solar



O Hotel Fazenda Spaventura, em São Paulo, está se tornando um modelo de gestão para o turismo sustentável e acaba de receber o Selo Solar, conferido pelo IDEAL – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina. É o reconhecimento pelo investimento realizado com a construção da própria usina de energia solar fotovoltaica. A certificação é conferida em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia elétrica (CCEE), e conta com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).


O sistema, instalado há seis meses, tem gerado cerca de 5.000 KWh/mês a partir da energia solar, reafirmando a gestão 100% sustentável. A expectativa é de uma redução em torno de quatro toneladas de CO2/ano,  que normalmente seria jogado ao meio ambiente. De acordo com dados da Haber Hotelaria, administradora do empreendimento, na prática o uso da tecnologia representa uma economia mensal de R$ 1.800,00/mês, e apesar de tornar o hotel auto-suficiente, é um resultado onde os benefícios estão diretamente ligados a uma gestão alinhada com o ecoturismo e o turismo sustentável voltado para lucratividade.


A junção da gestão moderna e preocupação com a questão ambiental é considerada o segredo do sucesso. “Acho que o ponto mais importante de convergência entre uma administradora hoteleira e o ecoturismo é provar que é possível,  ao mesmo tempo,  ser um empreendimento ecologicamente correto e altamente lucrativo”, disse o consultor hoteleiro e diretor da Haber Hotelaria, Luiz Arthur Medeiros. Segundo ele, a instalação da usina representa o ponto alto de uma administração voltada para o futuro, onde as atividades são pensadas com responsabilidade e envolvimento de todos os agentes da cadeia dos serviços hoteleiros. “O Spaventura é um case de sucesso entre nossos clientes e a prova de que é possível unir sustentabilidade e a catalisação de todos os processos operacionais de um hotel”, explica Medeiros.


A construção da usina, que possui 160 placas,  teve um investimento de mais de R$ 500 mil e atende o conceito de sustentabilidade total. “O principal impacto é sem dúvida ambiental. Com a usina fotovoltaica estamos lançando na rede energia limpa. Isto significa redução da demanda que normalmente exige o uso de fontes hidrelétricas localizadas a grandes distancias”, explica a diretora Executiva do hotel, Patricia Haberkorn. Segundo ela, mesmo nos meses em que a intensidade do sol, é menor, o hotel não tem preocupação já que a própria claridade auxilia no aquecimento das placas, mantendo ativa a produção de energia.


Outro dado importante é que essa inovação representa uma compensação equivalente a 308 kg de co2 /mês, ou 3.700 kg de co2/ano. Para os proprietários uma tranquilidade a mais, principalmente no momento em que aumentam as preocupações com o uso correto da água, o que está diretamente ligado ao abastecimento de energia elétrica.


Hotel Fazenda Spaventura


O hotel fazenda, localizado na Estância Turística de Ibiúna ( 70km da Capital), ocupa 130 alqueires, em meio a Mata Atlântica e conta atualmente com 40 chalés e 8 apartamentos na sede principal. Possui salas para eventos e extensa área verde com estrutura para atividades de lazer e esporte de aventura. Entre as ações ecoeficientes que tornam os serviços sustentáveis, uma realidade,  estão:  captação de água de chuva, por meio das telhas dos chalés, para reutilização; filtro e cisterna de água; produção de produtos de limpeza, utilizando óleos essenciais orgânicos extraídos e destilados na própria fazenda, e produção de alimentos orgânicos oferecidos para o consumo dos hóspedes, em cardápio cuidadosamente elaborados. Conta ainda com roteiros ecoeducativos com os chamados PC’s – Pontos de Conhecimentos, que mostram como é possível realizar boas atitudes em prol do meio ambiente com resultados de prevenção e economia.


Da gastronomia ao atendimento tudo é estrategicamente administrado para que a preocupação com o meio ambiente seja compartilhada e multiplicada. A gestão moderna está sob responsabilidade da Haber Hotelaria, empresa pioneira em administração voltada para o ecoturismo e o turismo sustentável,  atendendo um novo conceito de negócio e sustentabilidade,  que busca os melhores resultados e as melhores práticas em hospitalidade e serviços.


O projeto de arquitetura contemporânea contrasta com alguns resquícios da construção original, que data do início do século XIX. A fazenda já foi uma grande produtora de carvão e também teve sua área ocupada com criação de gado, antes ser transformada em complexo hoteleiro. É possível passear pelas trilhas e encontrar os fornos de carvão desativados e que ainda estão preservados na mata.


Há ainda à disposição piscina, sala de jogos, mais de 35 km de trilhas para mountain bike, quadra de vôlei de areia, tirolesas de até 250 metros de altura, quatro cachoeiras, um apiário e uma vila hípica.  Até o final do ano, está prevista a finalização das obras de um Centro de Práticas Esportivas Indoor com 2.000m² de construção, onde funcionarão uma quadra oficial poliesportiva de madeira, quadra de squash, arquibancada para 200 pessoas e palco, além de uma piscina semi-olímpica, com aquecimento solar, sauna academia e bicicletaria. O SPAVENTURA oferece aos hóspedes montain bikes.


Hotel Fazenda Spaventura
Bairro Terra Boa – Ibiúna – SP
Informações: (15) 99642-6530
Administração e Reservas – (11) 2208-8229
Av. Braz Leme, 1399 – Santana – SP


reservas@spaventura.com.br


www.spaventura.com.br



Divulgação: Central de Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR