Nova Fábrica de Chocolate

por migracao

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Puratos constrói fábrica de chocolate em Guarulhos


No próximo mês de outubro, o Grupo internacional Puratos, de origem belga, que fabrica produtos destinados à panificação, confeitaria e chocolateria, dá o start up de uma nova unidade industrial, em Guarulhos (SP), próxima de sua sede, destinada exclusivamente à produção de Chocolate.

Com investimentos da ordem de R$ 60 milhões, grande parte dos recursos se destina à aquisição de maquinário de ponta para traduzir a herança e o domínio belga no processo de fabricação do chocolate. A nova unidade é p maior investimento do grupo atualmente no mundo e vai produzir as marcas internacionais Chocolanté e Carat e também as marcas nacionais Vito e Norcau.


O volume de produção da nova unidade industrial é de cerca de 15 mil toneladas/ano, e o planejamento já comtempla ampliação fabril a partir de 2018.


A Puratos atende o mercado profissional – padarias, supermercados, pequenos produtores artesanais e indústrias de alimentos – sempre tendo como diferencial o sabor. E o Chocolate segue a mesma trilha. A Puratos desenvolve seus produtos com grande foco no consumidor; realiza testes e experimentações frequentes com todos os tipos de produto, para entender o perfil de sabor preferido por nosso consumidor. Na Europa, o consumidor é mais maduro, tem um paladar menos propenso a produtos doces, enquanto no Brasil a preferência é por mais açúcar nos alimentos, por isso a importância de traduzir o know-how do grupo à realidade local.


Estratégia da unidade de chocolates
A Puratos é referência no mercado de panificação e confeitaria no Brasil, com a produção dos principais melhoradores e misturas de panificação e panetones, além de ter presença expressiva na produção e comercialização do segmento de cremes vegetais, coberturas, recheios e misturas para bolos e tortas.
O foco em chocolate começou a ganhar força no Brasil a partir de 2009, quando a empresa fechou uma parceria com uma indústria local, no estado do Espírito Santo. Desde então, o negócio tem apresentado um bom ritmo de crescimento, o que motivou a empresa a investir novamente no mercado brasileiro de chocolates.

“A Puratos decidiu integrar as operações de panificação, confeitaria e chocolate a fim de ganhar sinergia e de ter maior controle sobre o processo produtivo, por isso estamos construindo uma fábrica a cerca de 10 km de nossa sede”, comenta Carlos Augusto Roza, Gerente Geral da unidade de Chocolates. “Além disso, ganhamos velocidade para atender às demandas latentes do mercado e podemos flexibilizar nosso portfólio de acordo com as necessidades de nossos clientes”, completa.

Capacidade técnica
A Puratos Brasil é uma das subsidiárias do Grupo Puratos que possui um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, além de uma área técnica com cerca de 20 demonstradores, aptos a trabalhar com o chocolate e com suas derivações. O investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos chega próximo aos 3% da receita da Companhia, o que é muito expressivo dentro do setor.

As equipes passam por treinamento e reciclagem constante e a Puratos ainda conta com ferramentas internas para avaliação de perfil de sabor, textura e qualidade de seus produtos.


Grupo Puratos no Mundo
O Grupo Puratos, fundado na Bélgica em 1919, tem um objetivo audacioso no longo prazo. A ideia é sair dos atuais €1,4bi para €2,0 bilhões até 2018. “É um crescimento superior a 10% ao ano; a Puratos Brasil é uma prioridade global de investimento dentro do Grupo e estamos capturando oportunidades de diversificar nossa atuação, mantendo a sinergia com o negócio atual.”, afirma Alexander Decoster, Diretor Geral da Puratos no Brasil. E acrescenta que “a estratégia da Puratos no mundo é a de dar autonomia a suas subsidiárias, por isso possui mais de 50 plantas produtivas em diversos países, além de centros de inovação de produtos”.


Investimento: mais de R$ 60 milhões
Perspectivas: produção inicial de 15.000
Produção: início em outubro de 2014
Estratégia de crescimento no país: com metas de médio prazo e longo prazo, suportadas pelo foco no produto, inovação tecnológica de produção e expansão geográfica



Divulgação:  In-Prensa Comunicação

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