Empresários do setor tem visto na crise a oportunidade para diversificar os negócios, hoje, há quem aluguem quarto de motel até mesmo para palestras
Até o ano passado, segundo dados doa Associação Brasileira de Motéis (ABMOTEIS), no Brasil existem cerca de 5 mil estabelecimentos, que juntos movimentam em média R$ 4 bilhões por ano. Pensando em burlar a crise e gerar novas fontes de recurso, motéis na capital tem ido além, e alugado suas suítes para festas, e eventos diversificados.
Segundo a instituição Goiânia, hoje, conta com aproximadamente 80 motéis na cidade, que juntos somam um faturamento anual médio de R$ 57 milhões, gerando cerca de 3 mil empregos diretos.
A previsão para 2015 no segmento, segundo a Abmotéis era de crescer 20% em faturamento, mas houve uma queda média de 10%, por conta da economia instável no país. De toda forma, no ano passado a ABMOTÉIS estima que o setor hospedou em todo o país cerca de 90 milhões de pessoas.
De acordo com a Abmotéris o mercado moteleiro tem nadado ao contrário da crise, ao invés de estagnar, segue investindo em reformas, ampliações e modernização. É notório o aumento de custos, mas o setor moteleiro goiano acredita que parando de investir até esperar melhores respostas da situação econômica do país poderia atrapalhar todo o mercado a longo prazo.
O setor emprega, em média, 50 funcionários por motel ou quase 230 mil funcionários diretos, sendo 80% mulheres. Indiretamente empregam mais de 300 mil pessoas, que prestam serviços terceirizados ou são empregados de empresas fornecedoras.
O presidente da Abmotéis, Eusébio Ribeirinha ressaltou que para combater a crise, o mercado moteleiro no Brasil vem se reinventando com novas suítes e fachadas, cardápios e equipamentos, que se tornaram essenciais para que os estabelecimentos se diferenciem em um setor altamente competitivo. “O principal desafio de 2016 para a categoria será equilibrar o aumento de custos que chegou a 25%, principalmente com energia elétrica, repassando o menor custo possível para os hóspedes. Os motéis acreditam na recuperação em longo prazo”, explica.
Ele lembra que final do ano, enxergavam o cenário de incertezas e o endividamento devem esfriar ainda mais o ânimo do consumo. “Por isso, estamos investindo em infraestrutura e qualidade para suportar possíveis novos aumentos em água, energia e alimentos, sem repasse nos preços”, declara.
A criatividade do empresário Diony Melo, proprietário do Suíte Motel e Suíte Lounge foi além, no local ele já realizou desde palestras até exposição para carros de luxo como forma de diversificar os negócios. “Eu tinha um grande espaço na frente de meu motel, foi quando resolvi construir a Suíte Lounge para atrair outro tipo de público/segmento. A principal intenção era promover festas particulares, palestras e exposições”, expõe.
A suíte que disponibiliza para os eventos possui 1200 m², ou seja, acomoda mais de mil pessoas confortavelmente. Além disso, por seu design clean, o local não tem a aparência de um quarto de motel, mas sim de um salão de festas despojado.
Diony é formado em medicina, mas revela que optou por ser empreendedor para seguir os passos do pai. “Eu cresci nesse meio. Cheguei a morar em São Paulo e no Rio de Janeiro por anos, mas optei por seguir o negócio que meu pai havia consolidado. E por que não ampliar e investir? Foi o que fiz”, destaca.
Diversidade
O empresário também busca inovação tecnológica para seu negócio, Diony Melo foi pioneiro em Goiás quanto a implementação do aplicativo Tagpoint – dispositivo que envia um conteúdo por sinal de Bluettoth 4.0 baseando-se na localização e interesse.
Ele explica como funciona: “É um aplicativo gratuito que qualquer um pode baixar em seu smartphone. Ao favorita o nosso estabelecimento, a pessoa pode ganhar até 55% de desconto. Para o cliente é excelente, pois o dispositivo dá descontos não só em um motel, mas também em outros locais como restaurantes, por exemplo. Ele é bastante abrangente”, diz.
Fonte: Diario da Manha/ POR NAYARA REIS DA SILVA