BR 363 de Fernando de Noronha será reformada

por migracao

Foi publicado nesta terça-feira, 07, no Diário Oficial da União, o aviso de licitação para a contratação da empresa que executará os serviços de manutenção e reforma dos 7km de extensão da BR 363 de Fernando de Noronha. A obra, que será realizada sob coordenação da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes DNIT/PE, está orçada em R$ 8 milhões e também contemplará 120 metros de pista lateral do Porto de Santo Antônio.


“Depois de forte articulação com o Ministério dos Transportes, o DNIT de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Transportes conquistamos a liberação de recursos para recuperação de toda a BR 363. Há mais de 20 anos a rodovia não passa por uma obra de tamanha importância. No final deste mês receberei o ministro de Transportes, Maurício Quintela, que fará uma visita técnica à ilha. É, sem dúvida, um dos maiores feitos da gestão”, disse o Administrador Geral Luís Eduardo Antunes.


No final do ano passado dois técnicos do DNIT estiveram em Fernando de Noronha para avaliar a situação da BR 363/Miguel Arraes e auxiliar a Administração da ilha na elaboração do projeto de reforma. O material utilizado para a obra provém do continente e será levado ao arquipélago por navio de carga.


“A pista é o principal acesso às praias, áreas urbanas, a ilha como um todo. Alguns trechos já estão necessitando de intervenções, essa obra vai trazer condições de segurança para o tráfego. Somos um dos destinos indutores do turismo de Pernambuco, recebemos visitantes de todos os lugares do mundo. Estamos investindo pesado na área de infraestrutura para receber ainda melhor o turista e melhorar a qualidade de vida da população”, completou Luís Eduardo.


A BR 363 é considerada uma das menores do Brasil. Corta a ilha de uma ponta a outra, iniciando no Porto de Santo Antônio até a Baía do Sueste. É o principal trajeto do arquipélago que interliga lugares importantes como o aeroporto, áreas urbanas, estradas vicinais e os acessos as praias.


A construção da BR 363 foi autorizada em 1974, com o início da obra na vigência do Território Federal Militar, construída pelo 4º Distrito do Departamento Nacional de Estardas e Rodagens – DNER. Durante décadas a rodovia manteve-se com problemas estruturais. Foi somente após a reintegração a Pernambuco que aconteceram melhorias definitivas nas condições de percursos para veículos de passeio ou carga, transporte coletivo e pedestres.



Divulgação: Jornalista Ney Anderson

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