“Mês do Pinhão” é atração da Região de Visconde de Mauá a partir de 03 de maio

Programação cultural do “Salão do Pinhão” é um dos destaques

A Região de Visconde de Mauá, encravada na Serra da Mantiqueira, realiza, a partir do dia 3 de maio, o “Mês do Pinhão”, com uma série de atividades que envolvem a tradição gastronômica e cultural local.  Às comidas e bebidas à base de pinhão soma-se as atrações do Salão do Pinhão, com exposição de artes e apresentações musicais. A natureza entra com sua parte, que é o friozinho típico da montanha e a exuberância das cachoeiras, flora e fauna. A abertura acontece no Aldeia dos Imigrantes, na Avenida Wenceslau Brás, em Visconde de Mauá.

XIII Salão do Pinhão – A abertura do Salão do Pinhão será às 19h do dia 03, com apresentação da multi-instrumentista e compositora Carol Panesi, com músicas autorais, além de clássicos de Gonzagão, Hermeto Pascoal, Dorival Caymmi dentre outros. Artistas plásticos, fotógrafos e escultores têm uma oportunidade única para apresentar suas obras acerca do fruto comestível da araucária, símbolo da região. Mais de 200 artistas já participaram dos 12 salões realizados desde 2006 nesta que é uma das principais atrações da festa anual, com obras que encantam os visitantes. Este ano funcionará até 26 de maio aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h e durante a semana em visitas escolares previamente agendadas. Ao fim de suas visitas cada um vota na obra que mais gostou.

No sábado, dia 05 de maio, às 17h, os músicos Marcelo Hilgenberg e Beth Rego fazem uma apresentação dedicada à Bossa Nova, que marca a abertura da retrospectiva de doze anos do Salão do Pinhão no PEPS/Sede do Parque Estadual da Pedra Selada (Avenida presidente Wenceslau Brás s/nº, na Vila de Visconde de Mauá). No mesmo dia, às 19h, haverá uma apresentação do pianista Keert Vimal, no Centro Cultural Visconde de Mauá. Já no dia 8, terça-feira, o Babel Restaurante em parceria com a Casa Beatles fará um Penne Lane beneficente, com o objetivo de arrecadar fundos para a sala de leitura da Escola Municipal Francisco Quirino Diniz. O evento começará às 17h30, com um show da Banda Liberdade.

Na quinta-feira, dia 10h às 19h, acontece no Babel Restaurante o lançamento do livro Poemas para metrônomos e vento, da escritora Roseana Murray. A escritora autografará os livros durante coquetel criado pelos chefs André Murray e Dani Keiko e acompanhada pela apresentação do Coral do Visconde. O ingresso para duas pessoas é o livro, que será vendido por R$50. No fim de semana, de 11 a 13 de maio, acontece a Festa do Pinhão, realizada pela prefeitura de Resende.

O circuito cultural prossegue no dia 19 de maio, quando Coral do Visconde e Duo Jazz Hilgenberg se apresentam no Centro Cultural Visconde de Mauá, às 19h, onde, às 20h, o show é do pianista Bernardo Menezes, e no Bar dos Beatles, às 21h, a Banda Liberdade. Além dessas apresentações, todos os estabelecimentos participantes terão música ao longo da noite simultaneamente, com a formação de um circuito cultural na região.

Com o objetivo de unir cultura gastronômica e artes, dois workshops serão destinados às crianças. No dia 21 de maio a chef Ana Ribeiro apresentará o pinhão às escolas da região e no dia 23 os ceramistas Evelyn Kligerman e Luis Merigo também apresentam suas técnicas de criação às crianças.

O encerramento do Mês do Pinhão, no sábado, dia 26 de maio, a partir das 17h, ocorrerá no Centro Cultural, com uma apresentação dos músicos Leopoldo Commisso (violoncelo) e Fernando Farias (violino). As barracas dos restaurantes e bares da região destinarão parte de suas arrecadações a fundos para o Centro Cultural e escolas da Região.

A Região – A Região de Visconde de Mauá, encravada na Serra da Mantiqueira, é um destino de fácil acesso entre as cidades do Rio de Janeiro (200Km) e São Paulo (290Km), com chegada pela da Rodovia Presidente Dutra. Nela o mês de maio é especial e dedicado ao pinhão. O fruto da araucária, típico da serra é celebrado como ingrediente principal nos seus charmosos restaurantes e pousadas e estrela de vários eventos culturais e gastronômicos.

O Salão do Pinhão, mostra de artistas plásticos locais organizados pelo Centro Cultural da região, exclusivamente dedicado à araucária ou pinheiro brasiliense, surgiu para incrementar o conteúdo artístico, cultural e ambiental e anualmente comemora o mês do pinhão maduro (o fruto comestível da araucária).

As vilas bucólicas (Visconde de Mauá, Maromba e Maringá) com suas praças, igrejas e casarios antigos são verdadeiros cenários da vida rural e ambiente acolhedor do evento. A região une três municípios (Itatiaia, Resende e Bocaina de Minas) e dois estados (Rio e Minas Gerais) com uma natureza de belas paisagens e cortada por rios c?ristalinos, com cachoeiras e quedas d’água de triar o folego.

Nessa época do ano é possível acordar com a visão de um mar de nuvens na janela e raios de sol filtrados por ramos de araucárias e sentir a grandeza da serra e do verde das matas. Num casamento perfeito para quem gosta de curtir o friozinho proporcionado pela altitude entre com 1.300 e 2.200 metros e noites em frente à lareira, com bons vinhos e companhias.

O Pinhão – O pinhão é o fruto da “Araucária angustifólia”, árvore símbolo da Serra da Mantiqueira. A espécie existe há 250 milhões de anos e é o único pinheiro nativo do Brasil – as demais espécies são todas exóticas.

Serviço:
Mês do Pinhão – de 03 a 26 de maio
Abertura – 03/05, às 19h no Aldeia dos Imigrantes (Avenida Wenceslau Brás/Visconde de Mauá)
Site da Mauatur: https://www.visiteviscondedemaua.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/ViscondeDeMauaRVM/
Contatos: mauatur@viscondedemaua.org.br – (24) 3387 1283

Divulgação: IAA Comunicação e Eventos

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR