É fácil se confundir na hora de comprar uma roupa de cama. Com a opção de escolher modelos com quantidades variadas de fios como 180, 200, 300 ou 400, fica fácil de se confundir. Afinal, qual é a quantidade de fios ideal em uma roupa de cama, que trará um conforto maior para o seu hóspede, fazendo-o se sentir em casa?
A quantidade de fios é um ponto importante para a qualidade de lençóis, fronhas e colchas. Quanto mais fios, mais macio e sedoso. Por exemplo, quando se fala em 300 fios, significa que tem essa quantidade dentro de cada polegada quadrada. E ainda assim, há diferenças entre tecidos com o mesmo volume de fios, porque a origem também irá influenciar.
Mas quais são os tipos de lençóis que você encontrará no mercado?
Lençol “100% algodão”: esse tipo de lençol é o que possui 150 fios e é feito somente com algodão. Ele é macio mesmo tendo poucos fios na sua trama, além de ser antialérgico, como todos os lençóis feitos com algodão puro.
Lençol de percal: é denominado percal o lençol feito a partir de 180 fios.
Ele pode ser 100% algodão (puro) ou 50% algodão e 50% poliéster (misto).
Lençol de malha: a malha é feita com 100% de algodão também, a diferença está na trama dos fios apenas. Com isso, a vantagem dele é não precisar passar esse tipo de lençol.
Lençol de flanela: como o nome diz, é feito de flanela, para os dias frios. Dificilmente você irá encontrá-los se mora em uma cidade quente a maior parte do ano.
Portanto, quanto maior o número de fios num tecido, mais delicado e macio ele vai ser. A resistência também aumenta conforme o fechamento da trama. Além de optar por essa característica da peça, existem ainda diferentes matérias-primas que são usadas na composição.
A Altenburg, começou a produzir acolchoados manualmente no ano de 1922. Hoje, é a maior produtora de travesseiros do Brasil. A companhia, com mais de 95 anos de tradição e inovação, está entre as marcas líderes nacionais, com foco em design, tecnologia, conforto e qualidade, buscando gerar sempre bem-estar às pessoas, com beleza, conforto e qualidade, surpreendendo tanto clientes como consumidores.