Afinal o estrelado de um Hotel ou empreendimento de hospitalidade depende ou não da Embratur ou do Mtur! – Bem eu acho que nem de um nem de outro as Verdadeiras Estrelas de um Hotel são os seus GERENTES GERAIS, são eles que fazem a diferença não é à toa que a descrição do cargo é bem simples: “fazer o cliente voltar” esta é a verdadeira função de um Gerente Geral de hotel.
Mas só? Sim só, quer tentar a maioria deles nem isso sabia, os que eu tomei a liberdade de usar como marca d’agua mesmo sem consulta-los são alguns dos que eu mais considero na atualidade. Nesta imagem não há um único que tenha atravessado a crise com prejuízo, a grande maioria pode se afastar do hotel para tirar umas férias normais de 20 ou 30 dias sem que ninguém o incomode e não, não deixa ninguém no lugar, apenas treinou seu pessoal para saber o que fazer e como fazer em cada situação, não por acaso eles podem se ausentar e sabem que a permissa do grande executivo é ter quem o substitua a qualquer momento. Na imagem há profissionais que implantam e abrem hotéis e estes dão lucro no primeiro mês de operação, e não, isso não é história ele vai ler e se for preciso confirma, mas a imprensa especializada esgotou o assunto porque realmente não deveria tratar-se de uma exceção. Há no meio três ou quatro gerentes que mereceram entrar, não eles não são GGs, mas são competentes Gerentes Comerciais. Mas nenhum dos ilustres Amigos e Colegas nesta foto atravessou a “dita crise” usada como desculpa com balanços vermelhos todos eles sabem que “não há hotéis que não deem lucro há hotéis mal administrados.”
Tenho que destacar um certo profissional na imagem que hoje gerencia numa cidadezinha do interior um Hotel que nunca teve mais de duas estrelas, porém tem uma diária média de R$ 170,00 e tem serviço e atendimento que muitos que deveriam ter e não têm, mas, ele tem capacidade para elevar esta diária uns 20% até ao fim do ano.
Há profissionais aqui que mudaram de Hotel exatamente no meio da crise, entraram em empreendimentos quase deficitários ou que não distribuíam dividendos, porém no primeiro semestre de gestão isso tinha mudado e muito e no final do primeiro ano foi distribuído mais de 1 milhão referente apenas ao segundo semestre. Onde é mesmo que está a crise?
A Hotelaria é a melhor indústria do Mundo para enfrentar crises e como eu sempre digo a estrela ou estrelas é a ESTRELA MOR – ou GERENTE GERAL quem faz. O resto me desculpem os entendidos de plantão, mas o nome é INCOMPETÊNCIA, ou na melhor das hipóteses falta de conhecimento.
É em épocas de “crise” que há mais necessidade de treinar e qualificar pessoal em vez de 3 vezes por ano, faça quatro, mas não se pode gastar!! Primeiro não é gasto, é investimento depois as chances de não ter prejuízo com pessoal treinado aumentam muito. Sabe porque perde hospedes?
1% Ele se foi (morreu) |
10% Competência da concorrência |
5% Mudança de endereço ñ usa + o destino |
14% Falta de Habilidade p/ lidar c/ reclamações |
5% Influência de Amigos |
65% Indiferença no Atendimento – displicência – TREINE – RETENHA |
OK – Porque você vai perder seu Hóspede? Já escolheu? Porque qualquer um da nossa marca d’agua não tem a menor dificuldade em fazer isso – levar o que você achou que era seu. QUALIFIQUE–SE, não é custo é investimento.