
À esquerda: Jefferson Rueda e um dos pratos que servirá no menu, o tartar de porco; à direita, o chef Ari Kespers e sua criação, milho, milho, milho, que será servido com morcilla de galinha de produção própria .
Chef é convidado de Ari Kespers, no dia 25 de agosto, para um jantar que mostrará a riqueza dos embutidos artesanais
O chef Jefferson Rueda é o convidado especial de Ari Kespers para um jantar a quatro mãos no dia 25 de agosto, em Monte Verde, Minas Gerais. Juntos, eles servirão um menu-degustação de oito etapas no qual as estrelas serão os embutidos da roça. O encontro acontece na Provence Pousada e Bistrô, localizada na Serra da Mantiqueira. Parte da renda obtida com o jantar será destinada à escola Rainha da Paz, localizada na região, que apoia jovens – a entidade busca doações para a construção de um refeitório para atender crianças e adolescentes.
Os embutidos – produzidos artesanalmente pelos dois chefs – norteiam o jantar, que terá como entradas tartar de porco maturado, tutano e cogumelo, de Rueda, e milho, milho, milho (pamonha, ovo molet, cabelo de anjo e morcilla de galinha), de Kespers. Bacon, codeguim, copa e linguiças também surgem em outras surpresas da noite.
O encontro com Rueda – entusiasta da produção artesanal – acontece em um momento especial da carreira de Kespers, que tem investido fortemente em um projeto de localismo com o objetivo de diminuir o impacto ambiental gerado com transporte e apoiar produtores vizinhos. Além de buscar fornecedores mais próximos, o chef tem um trabalho ligado à livre-colheita de plantas espontâneas na Mantiqueira e na criação própria (a pousada possui horta orgânica e cria as galinhas caipiras para fornecimento de ovos). “Sou fã da cozinha de Rueda, de sua criatividade e de seu empenho em valorizar a culinária e os produtos da roça. Acredito que faremos um jantar especial”, anuncia Kespers.
Os chefs
Nascido em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, Jefferson Rueda iniciou sua carreira como açougueiro em sua cidade natal. Já aos 17 anos, formou-se chef pelo Senac e iniciou sua carreira trabalhando nos principais restaurantes de São Paulo. Após uma passagem pela França, retornou ao país e abriu o restaurante Madeleine. Em 2003, foi a vez de inaugurar o Pomodori, onde permaneceu até 2011. Em 2008, ao lado de sua mulher, a chef Janaína Rueda, abriu o Bar da Dona Onça, onde permanece como consultor. Em 2012, já à frente do Attimo, passou seis meses trabalhando em restaurantes da Europa, entre eles o El Celler de Can Roca. Também estagiou em duas pequenas fábricas de embutidos – Els Casals e Buti Fajas. Em 2015, abriu A Casa do Porco, bar especializado em carne suína, eleito o 8ª melhor restaurante da América Latina e que está na 79º posição na lista de Melhores Restaurantes do Mundo.
Nascido em Jundiaí (SP), o chef Ari Kespers é autodidata. Antes do bistrô Provence, na serra mineira, aberto em 2010, foi proprietário do restaurante Sal da Terra (em Jundiaí). O encontro com Minas trouxe um novo norte para sua cozinha, baseada em produtos sazonais. Ari foi eleito um dos 50 melhores chefs do país pelo Guia Quatro Rodas 2015. No mesmo ano, representou Minas no evento Cozinhando com Palavras, no Salão do Livro de Paris, onde participou do lançamento do livro Le Brésil de Minas Gerais. Em 2016, também participou da Feira de Livro de Frankfurt, na Alemanha. Em Monte Verde, além do bistrô, comanda a pousada Provence Cottage, ao lado de seu sócio, Whitman Colerato. Desde 2018, o bistrô Provence faz parte da Associação dos Restaurante da Boa Lembrança.
Embutidos da roça
Jantar em oito etapas assinado pelos chefs Jefferson Rueda e Ari Kespers. No dia 25 de agosto, sábado, a partir das 21h. Local: Provence Cottage & Bistrô, Rua Cedrus Libani, 380, Monte Verde, Camanducaia, MG. Tel.: 55 (35) 3438-1467. Aberto ao público mediante reserva por telefone. Valor do menu-degustação por pessoa: R$ 287 (sem harmonização) e R$ 440 (harmonizado).