Mercados Crises e Soluções

por Rui Ventura - Aguia Consultoria

Os mercados estão ruins, “a crise”. Vamos separar estes dois “lobos maus”.

A crise foi uma realidade e os mercados de uma forma geral passaram uma grande recessão, olhando para esta foram esquecidos alguns importantes detalhes: Existiu um pico dessa crise e não nos livramos dela, isso só vai sinalizar dia 29/10 mas com ou sem crise houve crescimentos, existiram transações que foram efetuadas e geraram resultados existem redes hoteleiras que cresceram, também existem as que parecem estar crescendo, mas o que não mudou ou que piorou foi aquele que passou a olhar só para a crise, parou de ver de perceber as oportunidades. E na maior parte das vezes tomou atitudes desesperadas, estas nunca dão certo, não pode.

Os mercados estão ruins, um destes dias um Amigo voltou-se para mim e perguntou: “quantos anos tem de turismo?” 44, “já viu anos tão ruins como os últimos 5 ou 6?” Os anos não estão ruins, ou a crise de que falamos acima não tem toda essa culpa, o que realmente aconteceu e que a maioria, principalmente de hoteleiros independentes não quer ou não consegue assimilar é que os mercados mudaram  e eles continuam fazendo mais do mesmo e se aconselhando com outros que estão tão mal ou pior que eles e aqui nós passamos a ter o que chamo normalmente de: “o abraço dos afogados”.

Depois disto vamos então encaixar devidamente a consultoria consciente e em duas etapas, 1ª você tem dinheiro quer investir em Hotelaria e começa como todo o mundo, (todo o mundo é muita gente) mas aqui me refiro à maioria sim, só um senão, 95% dos projetos que fomos contratados para ler terminaram na demissão do Arquiteto. Não, não somos contra o Arquiteto, mas ele não conhece na maioria dos casos as peculiaridades de um Hotel, há os que conhecem, mas acreditem o investimento destes profissionais nesta especificidade é enorme, então entendemos que a demissão não é a solução, no nosso entendimento faltou consciência ao investidor de contratar uma consultoria especializada dirigida por hoteleiros antes de contratar o arquiteto, isso com certeza economiza tempo, dinheiro e agiliza resultados.

Porém antes mesmo de iniciar a construção ou a compra de um Hotel pronto, o que acha de investir em um estudo de viabilidade profissional, e se você vai construir um Hotel este estudo não é para ser feito por um economista qualquer mas sim um administrador hoteleiro que conheça economia. O valor deste estudo vai economizar o suficiente para construir um hotel igual em 10 ou 15 anos isso no mínimo.

A 2ª ponderação é o Hotel em funcionamento, tenho uma postagem com o Título: “Se vai tentar de novo, talvez não tenha perdido o suficiente”. Se insistir em sair de uma situação desagradável fazendo o que sempre fez ou respondendo a campanhas de Marketing e se aconselhando com os que estão na mesma situação, desculpe você não VAI SAIR.

Nossa consultoria não toma atitudes sem o diagnóstico, você acha que sabe, porque está nessa situação? Já soube, é como dizemos acima os mercados não estão ruins, estão MUITO DIFERENTE, portanto precisam atitudes MUITO DIFERENTES.

Quando você se dispõe a resolver esse problema e não começou pelo diagnóstico profissional externo, as chances de não o resolver são de 90%. Repare que a maioria das vezes nada é o que parece, preste atenção na imagem abaixo:

 

mudança de cultura

 

É preciso entendermos primeiro, e hoje como os mercados MUDARAM sim e exigem diferentes atitudes isso nos leva a uma mudança de cultura Administrativa e operacional estamos na presença de uma NECESSIDADE de MUDANÇA DE CULTURA e isto não acontece do dia para a noite. É preciso tempo e esforço concentrado para incutir essa mudança da forma correta naqueles que devem promove-la e ela não pode ser colocada com “FAÇA-SE” e sim fazendo com que compreendam quais as vantagens quando essas mudanças estiverem implementadas e em funcionamento. Isto demanda uma assessoria quase que permanente durante pelo menos um ano. Essa é a proposta para que você saia da “crise” que mais do que nunca está servindo de desculpa para “a mudança que eu não entendi”.

Quando iniciei na hotelaria e lá se vão mais de 40 anos, o meio mais rápido era o PBX manuscritos só cartas, passei pelo PABX, o TELEX, o FAX e cheguei vivo à era da internet e acreditem hoje as mudanças são muito ágeis muito rápidas e podemos errar e corrigir o que levaria 5 anos em 6 meses, é esta a velocidade que nos permite correções desde que estamos planejados para o futuro e não olhando para o que tivemos e não temos mais.

 

Rui Ventura – (41) 99177-1955 / (11) 97375-5045
http://venturaeassociados.com/site/

Rui_Ventura_assinatura

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR