Alexandre Sampaio encontrou o candidato, que lidera as pesquisas do segundo turno para a Presidência da República, para debater incrementos ao turismo
O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, e a presidente do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), Sonia Chami, se reuniram dia 23 de outubro, no Rio de Janeiro, com o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), com o objetivo de debater propostas para o turismo a partir de 2019, caso o candidato seja eleito.
Sampaio afirmou que, apesar de focado no segundo turno das eleições, Bolsonaro recebeu as propostas e está ciente do potencial que o Brasil tem para desenvolver o turismo. “Jair Bolsonaro externou sua preocupação pelo fato de o País receber poucos turistas em relação a outros destinos mundiais e também está ciente dos gargalos do setor”, revelou Alexandre. “Vamos conversar após a eleição com os partidos para agir”, completou. Foram debatidos no encontro temas como a realização de ações coordenadas na área de segurança pública, o aumento da flexibilidade para vistos de entrada, a ampliação do número de países no sistema de vistos eletrônico, a maior agilidade nos processos de análise ambiental, parcerias público-privadas (PPP) para administração de parques nacionais com intenção de incrementar a visitação e incentivos para atrair mais congressos.
A presidente do Rio CVB, Sônia Chami, acredita que o encontro serviu para apresentar a Bolsonaro a importância da promoção turística da cidade do Rio de Janeiro no mundo. “É preciso haver toda uma promoção e divulgação para melhorarmos o número de turistas e a imagem do Rio, além do trabalho para captar eventos. Jair Bolsonaro sabe das necessidades do setor. Se eleito, afirmou que nos convocará para criarmos uma comissão a fim de trabalhar as questões em prol do turismo”, disse.