Sistemas all inclusive, bons cafés da manhã, equipe profissional e solícita estão entre os desejos dos viajantes
Ao planejar uma viagem de incentivo, muitos aspectos devem ser levados em conta, como conhecer a políticas da empresa, suas regras de compliance, objetivos da premiação, entre tantas outras características. Entre elas, porém, existe talvez uma das mais significativas: analisar o perfil dos premiados para reconhecê-los, checar o que eles esperam de uma experiência de viagem e o que pode agradá-los.
Para ajudar a traçar o perfil e os anseios deste público, são feitas inúmeras pesquisas internas, justamente para organizar uma campanha e uma viagem mais assertiva, conforme explica o turismólogo Raphael Santana, CEO da Fanato, empresa especializada em turismo de incentivo, esportivo e de experiência.
Para o executivo, que possui mais de 10 anos de experiência neste mercado, a escolha da hospedagem é um item fundamental para garantir um recall positivo em uma viagem de incentivo, afinal os turistas passarão um precioso tempo da viagem nas instalações do hotel: “A estadia em um bom hotel ou resort é um dos fatores que causam uma boa impressão nos convidados, gerando impacto positivo. Dependendo do local, a experiência da viagem já começa ali”.
Sem contar que a escolha certa da hospedagem, aponta o executivo, pode significar redução de gastos. “Dependendo da localização, a estadia implica em menos despesas com o transporte. Se possuir bons restaurantes, pode reduzir custos com a alimentação.
“Alguns hotéis ou resorts, inclusive, já são uma parte da nossa proposta de experiência. Muitos oferecem, por exemplo, um serviço para o hóspede se apresentar acompanhando de uma banda, cassinos privativos, consultoria com um concierge especialista em sono para que consigam relaxar, elaboram uma trilha sonora de acordo com o gosto do cliente para tocar no quarto, spas com os mais inusitados tratamentos, aulas de gastronomia, entre outras opções”, detalha.
Saber o que agrada mais o hóspede nem sempre é uma tarefa simples, mas a indústria costuma fazer levantamentos interessantes que norteiam o trabalho do gestor de viagem. Pesquisa recente do Booking, serviço online de reservas de estadia, por exemplo, trouxe dados pertinentes para os profissionais do turismo. Acreditem: 68% dos turistas brasileiros priorizam um bom café da manhã, enquanto 61% querem ar-condicionado no quarto, 56% uma equipe profissional e solícita, 50%, wi-fi gratuito, e 48% pessoas que falem o seu idioma. A soma total é superior a 100%, pois os convidados podiam sinalizar mais de uma opção.
Segundo o executivo, além do café da manhã, os viajantes de incentivo da Fanato, em geral, querem celulares habilitados para facilitar a comunicação, passeios mais exclusivos e também preferem lidar com uma equipe que fale o seu idioma. Para tanto, as viagens customizadas da operadora, sempre têm pelo menos um coordenador que segue do Brasil exclusivamente para produzir, organizar, atender todos os desejos dos viajantes e ficar 24 horas de prontidão para que tudo saia como o esperado.
Sobre a Fanato
Com quase uma década de história, a Fanato é uma operadora que se diferencia no mercado por apresentar um modelo completo para o cliente, contemplando três marcas com foco no turismo de experiência.
A marca Sports leva o fã de diversas modalidades esportivas para conhecer os times e acompanhar os campeonatos, além de participações em corridas e outros eventos esportivos. Já a Incentive é voltada para o público corporativo, reconhecida por suas ações de inovação, permitindo que grandes empresas possam oferecer destinos customizados para os seus colaboradores, como forma de incentivo, relacionamento e promoção, com assessoria 24 horas por dia de equipes especializadas em todo o mundo. A Live organiza diferentes viagens para todos os destinos possíveis e de acordo com o estilo de vida do viajante: são experiências com foco em gastronomia, autoconhecimento e religiosidade, arquitetura e história, universo geek, festas ao redor do mundo, cursos no Exterior, natureza e ações voluntárias.
A Fanato também se destaca pelo desenvolvimento de um programa social voltado a crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social. Trata-se do o Loop, que promove encontros, passeios e viabiliza sonhos para quem é assistido por entidades sociais. Mais informações estão disponíveis em:www.fanato.com.br.