O ano de 2018 foi difícil para a totalidade das atividades econômicas no país. O turismo também sentiu a crise, mas conseguiu atravessar o período com disposição, muito trabalho e conquistando alguns avanços. Para superar as dificuldades, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação trabalhou ativamente com outras entidades patronais no debate e na busca de soluções e de inovação para o setor, um dos que mais geram oportunidade de emprego e colaboram para o desenvolvimento e visibilidade do país no exterior.
A FBHA participou de ações de destaque, como enviar propostas para a produção do documento Turismo: +Desenvolvimento +Emprego +Sustentabilidade. O texto, confeccionado por entidades e associações empresariais nacionais do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi entregue a todos os presidenciáveis durante a campanha eleitoral, entre eles Jair Bolsonaro. O objetivo era agrupar informações, reivindicações e dados baseados em cinco pilares considerados fundamentais à atividade: infraestrutura promoção, gestão e monitoramento; segurança jurídica e competitividade.
Ainda este ano, a FBHA, como parte de conselhos federais, conseguiu dialogar regularmente com o Ministério do Turismo em questões importantes para o setor. Participou ativamente de pleitos debatidos no Congresso Nacional e teve condições também de interagir com representantes e dirigentes de diversas esferas governamentais. A federação atuou fortemente ao lado dos sindicatos filiados em uma série de demandas resolvidas nas assembleias legislativas, câmaras municipais e no na esfera do Poder Judiciário.
Estamos atentos à nova fase que o Brasil iniciará em 2019. Sabemos que a união de todos – não só do turismo como dos demais setores produtivos da nossa economia – será fundamental para criar as bases de um novo tempo. Que possamos seguir com esperança e trabalho, atuando em prol da liberdade sindical e do respeito aos sindicatos filiados em âmbito federativo.