Ocupação dos hotéis do Rio tem incremento de 9 pontos percentuais na segunda semana de janeiro, em comparação com 2018
O SindHotéis RJ (Sindicato das Empresas de Hotelaria e Estabelecimentos de Hospedagem do Rio de Janeiro) realizou a primeira pesquisa consolidada de ocupação semanal do verão, com foco no período de 07 a 13 de janeiro.
Segundo o levantamento, a média de ocupação da cidade ficou em 76% – nove pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano passado. Copacabana/Leme foi a região com o melhor desempenho, com 83% de ocupação. Ipanema/Leblon com 78%; Barra (77%); Flamengo/Botafogo (66%); e Centro, com 58% dos quartos ocupados.
Na segunda semana de janeiro, o brasileiro foi o principal público dos hotéis da cidade, representando 79%. Entre os principais destinos emissores está São Paulo e Minas Gerais, em primeiro lugar, seguidos de Rio de Janeiro (estado), Paraná, Distrito Federal, Goiânia e Rio Grande do Sul. Casais e famílias foram os perfis predominantes entre os hóspedes nacionais. A faixa etária ficou entre 31 a 40 anos (1º lugar); 21 a 30 anos (2º lugar); 41 a 50 anos (3º lugar); e 51 a 60 anos (4º lugar).
O levantamento do SindHotéis RJ também levou em consideração os hóspedes estrangeiros, que representaram 21% dos quartos ocupados. Argentina, Chile, Estados Unidos, Colômbia, Peru e Uruguai foram os principais países emissores de hóspedes. Os viajantes internacionais em família predominaram neste período, seguidos de casais e hóspedes individuais. A faixa etária ficou entre 31 a 40 anos (1º lugar); 41 a 50 anos (2º lugar); 21 a 30 anos (3º lugar); e 51 a 60 anos (4º lugar).