Encontro na sede da Confederação, em Brasília, contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, da presidente da Embratur, Teté Bezerra, parlamentares e mais de 20 entidades que representam a cadeia produtiva do turismo
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reuniu no dia 6 de fevereiro, na sede da entidade, em Brasília, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; a presidente da Embratur, Teté Bezerra; o embaixador da Grécia, Ioannis Pediotis; o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur), deputado federal Herculano Passos (MDB-SP); o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Otávio Leite; entre outras autoridades, parlamentares e mais de 20 representantes de entidades do trade turístico nacional. O encontro fez parte de reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, esteve acompanhado do vice-presidente Financeiro da entidade, Leandro Domingos Teixeira Pinto, do vice-presidente Administrativo da Confederação, Luiz Gastão Bittencourt, e do diretor da Confederação Alexandre Sampaio.
Na oportunidade, Tadros defendeu a importância e os benefícios do Sesc e do Senac para o desenvolvimento do País. “É importante que todos saibam em detalhes o que o Sistema S faz, da formação de profissionais qualificados nas mais diversas áreas à oferta de cultura, saúde, lazer e turismo social aos trabalhadores. Tudo isso com uma estrutura altamente fiscalizada, com um Conselho formado por sete membros, quatro dos quais do governo, além de auditorias independentes e ainda a CGU e o TCU.”
Tadros destacou ainda que a sociedade está despertando para a importância econômica do setor. “O Turismo será o responsável pela recuperação de empregos e por absorver a mão de obra que a tecnologia está tirando de outros setores”, afirmou. “Esse encontro de empresários do Turismo é uma das provas do que fazemos. Temos que parar de achar que ter lucro é negativo. A empresa que tem lucro gera empregos, investimentos, e o governo não pode consumir esse lucro com impostos e barreiras”, concluiu o presidente da CNC.
Prioridade do governo
O ministro Marcelo Álvaro afirmou que o Turismo, no governo Bolsonaro, estará no centro da economia. “O presidente está ao nosso lado, fala de Turismo em diversas ocasiões, como em Davos, manteve o ministério e acredita no Turismo como motor de desenvolvimento e mudança, como aconteceu em vários países, como Grécia, Espanha e Portugal”, enfatizou. Marcelo Álvaro explicou que sua exoneração ocorreu para que pudesse assumir como deputado federal, mas foi renomeado no próprio dia 6 de fevereiro.
O ministro ressaltou que as mudanças necessárias para o desenvolvimento do setor só acontecerão com a parceria do trade. Marcelo Álvaro disse ainda que vai trabalhar de forma transversal, porque muitas questões que emperram o turismo só podem ser solucionadas em parceria, como no caso dos vistos, que envolve o Ministério das Relações Exteriores.
Convidado pelo presidente da CNC, o embaixador da Grécia, Ioannis Pediotis, participou do evento e destacou que o turismo foi responsável por ajudar a Grécia a sair da crise. “Recebemos 36 milhões de turistas em um ano, com uma população de 10 milhões de habitantes. Vocês podem imaginar o que isso significa na geração de trabalho e renda para o país”, disse Ioannis. Ele informou que agora estão trabalhando para vender o destino no inverno e outras estações, pois a grande procura ocorre no verão, e que a embaixada está de portas abertas para fazer o intercâmbio cultural com o Brasil.
A presidente da Embratur, Teté Bezerra, relembrou que “o turismo é construído com base nas parcerias desenvolvidas entre os setores público e privado e, nestas reuniões, encontramos importantes representantes dos dois lados, para unirmos forças e buscarmos os avanços que são necessários para um setor mais competitivo no Brasil”.
O secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Otávio Leite, defendeu que o turismo é uma atividade que precisa ser conduzida de forma suprapartidária. “Temos a representação nacional do Turismo reunida aqui nesse evento, e a nata do empresariado do setor”, concluiu.
O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur), deputado federal Herculano Passos, também esteve presente. A Frentur foi reinstalada na manhã do dia 6 de fevereiro; e Herculano, reeleito para conduzir os trabalhos, destacou a atuação da Frente, que conta com mais de 200 parlamentares e tem como principal objetivo levar aos plenários os projetos importantes para o setor. “Estamos envolvidos em um grande projeto de País. Vejo muitos deputados novos querendo participar e contribuindo com ideias”, afirmou.
Demais autoridades e parlamentares, além de 22 representantes de entidades do trade turístico nacional, também participaram do evento.
Confira as fotos na galeria da CNC no Flickr.
Créditos: Paulo Negreiros
Entidades que participaram do evento:
ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagem
ABEAR – Associação Brasileira de Empresas Aéreas
ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos
ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura
ABIH NACIONAL – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis
ABOTTC – Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais
ABR – Associação Brasileira de Resorts – Resorts Brasil
ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas
ABRASEL NACIONAL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
ABRASTUR – Associação Brasileira de Turismo Social
ABRATURR – Associação Brasileira de Turismo Rural
ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Coorporativas
ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento
BITO – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional
BRASIL C&VB – Brasil Convention & Visitors Bureau
BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
CLIA BRASIL – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos
FNHRBS – Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares
FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil
SEBRAE NACIONAL – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas do Brasil
UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras
UNEDESTINOS – União Nacional dos Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos