Trade turístico do Sul do Brasil desenvolve iniciativa “#Descatraquejá” para ampliar e desburocratizar turismo rodoviário

Descatraquejá

Da esquerda para direita: [esquerda] Secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab; Diretor Regional de SC da Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR), Nilton Silva Pacheco; [centro] Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; diretor presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira; e secretário executivo do MTUr, Daniel Nepomuceno [direita].

Segundo Pesquisa de Demanda Turística da Costa Verde & Mar (SC), 86% dos visitantes do Litoral Norte catarinense contam com as rodovias para chegar à região, considerada um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil, que recebe cerca de 5 milhões de turistas na temporada de Verão. Para facilitar e estimular ainda mais o setor, representantes do trade turístico do Sul do Brasil desenvolvem a iniciativa “#Descatraquejá” para desburocratizar leis e garantir que o público conte com mais tours e possibilidades rodoviárias. Representantes do grupo como o diretor presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, e o Diretor Regional de SC  da ANTTUR, Nilton Silva Pacheco, se reuniram com o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio e equipe para debater e dar continuidade nas possibilidades.

O “#Descatraquejá” é formado por integrantes de destinos turísticos e iniciativas privadas dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O grupo pede a liberação de operação em “circuito aberto”, quando o veículo pode fazer a viagem de ida com um grupo e voltar com outro, e dos “multiembarques”, que segue padrão europeu e o turista pode escolher o circuito completo ou apenas parte dele. Abrangem as solicitações ainda, a ampliação de vendas por plataformas eletrônicas ou aplicativos, para tornar a operação mais acessível e a alteração na responsabilização por bagagens (conteúdo), com proposta de transferir a responsabilidade da transportadora para o proprietário.

O grupo acredita ainda que as mudanças na legislação poderão garantir a ampliação de mais ofertas, movimentar o turismo local e estimular a economia brasileira. “A realidade atual não tem sido muito amistosa ao viajante. Além das variações monetárias e de serviço, sabemos que nem toda cidade possui aeroporto. O Brasil é rodoviário e precisamos unir e investir no nosso potencial para que todos tenham a oportunidade de viajar”, afirma Rogério Siqueira, diretor presidente do Beto Carrero World.

A iniciativa “#Descatraquejá” surge de acordo com um dos pilares do Investe Turismo, programa desenvolvido pelo Ministério do Turismo que busca estimular o desenvolvimento, destinos e gerar empregos a partir do investimento no trade. O projeto visa criar Rotas Turísticas Estratégicas que irão integrar municípios brasileiros e assim ampliar as possibilidades rodoviárias.

Divulgação: Oficina das Palavras

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