São Paulo e Rio de Janeiro recebem pela primeira vez o Wine Festival, iniciativa pioneira da CVRA que proporciona uma experiência alentejana completa com gastronomia, informação e entretenimento
Wine Night estreia no Rio de Janeiro unindo o melhor da cultura portuguesa ao lifestyle carioca. Brasília e Vitória recebem as concorridas “Provas Anuais”, que reúnem centenas de pessoas para provar o melhor do Alentejo
Quatro cidades brasileiras recebem a seletiva do concurso O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil, que irá escolher o embaixador dos Vinhos do Alentejo no país para 2020
Depois de conquistar o público de Norte a Sul do país com suas premiadas safras em 2018, os Vinhos do Alentejo estão de volta ao Brasil de 12 a 21 de setembro. A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organismo que certifica e promove os vinhos da região, visita as cinco capitais para apresentar aos brasileiros o melhor do terroir português em território nacional por meio de quatro grandes ações: o Concurso O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil, Prova Anual dos Vinhos do Alentejo e agora com novidades: Wine Festival e Wine Night pela primeira vez no país.
“Com a Wine Festival e a Wine Night (novidades CVRA recém-saídas do forno), buscamos proporcionar ao público brasileiro uma experiência alentejana completa que envolva lifestyle, informação e entretenimento. De acordo com o nosso último levantamento, as importações têm aumentado em mais de 20% nos últimos 5 anos. Nosso objetivo por meio destas ações é reforçar a notoriedade de nossos vinhos no país “, ressalta Maria Amélia Vaz da Silva, diretora de Marketing da CVRA. A executiva destaca também que os vinhos portugueses ocupam a segunda posição no ranking de importações de vinho para as mesas dos brasileiros.
A região do Alentejo é líder do mercado português de vinhos – detém 37% em volume e 40% em termos de valor – segundo dados referentes a 2018 da AC Nielsen. E o Brasil é o primeiro mercado importador dos vinhos Alentejanos, com 4,6 milhões de garrafas no último ano.
Wine Festival Vinhos do Alentejo
De maneira leve e divertida, a cultura dos vinhos vem ficar cada vez mais perto de todos. Aliando gastronomia, entretenimento e informação, a iniciativa pioneira da CVRA será realizada, inicialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. A experiência alentejana começa em 13 e 14 de setembro no Downtown (RJ) e no dia 21 de setembro, no Museu da Casa Brasileira (SP), onde será a vez dos paulistanos terem um pouco de Portugal no Brasil.
No Rio de Janeiro, o evento levará 14 grandes produtores e cerca de 100 rótulos da maior região vitivinícola de Portugal, além de muita gastronomia de restaurantes badalados e queridos pelo público, como Queijo com Prosa, Bar da Frente, Frederic De Maeyer Epicerie, Academia da Gula, Massa + Ella, Aconchego Carioca, Pavão Azul, Rota do Acarajé, La Carioca Cevicheria, Miam Miam, Velho Adonis, Arais do Carlinhos, Boteco do Carmo, Chef Carlos Bertolazzi, Cariri, entre outros. Já em São Paulo, marcam presença os restaurantes Academia da Gula, Arais do Carlinhos, Boteco do Carmo, Chef Carlos Bertolazzi, Cariri e Rota do Acarajé, entre outros. “Nesta primeira edição do Wine festival, fizemos uma seleção de algumas das mais badaladas casas gastronômicas brasileiras do eixo Rio – São Paulo para mostrar que a mistura de informação com sabores entre os dois países pode dar certo sim”, complementa Maria Amélia.
Com palestras ministradas pelo jornalista brasileiro especialista em vinhos, Alexandre Lalas, o público brasileiro terá acesso à informação por meio de duas palestras: a primeira sobre Arinto – A eletricidade do Alentejo, na qual os participantes poderão conhecer melhor sobre esta casta tipicamente alentejana, que empresta frescor e tensão aos vinhos brancos. Enquanto a segunda palestra discutirá sobre Elegância versus Potência – Os dois lados do Alentejo, dos delicados aos robustos, o público poderá compreender o porquê de todos os estilos serem encontrados na região.
Para finalizar a experiência alentejana no melhor estilo português, misturando o samba com o fado, o Wine Festival contará também com shows do carioca Rafael Garcia e do cantor e compositor Pedro Miranda.
Wine Night
Na cidade maravilhosa, no melhor estilo “e o Rio de Janeiro continua lindo”, antes do entardecer, a CVRA estreia a sua primeira Wine Night. Esta iniciativa pioneira, envolvendo cultura, lifestyle e informação, realiza a primeira edição do evento no solo carioca.
“Com o Wine Night, buscamos ofertar ao público brasileiro uma experiência diferente, prestigiando a leveza da cultura brasileira com a Portuguesa. Além disso, mostramos que o vinho pode ser apreciado nos melhores momentos da vida”, celebra Maria Amélia.
O ponto de partida do sunset alentejano começará a partir das 16h, com o bate-papo: Vinhos do Alentejo – Enoturismo, gastronomia e sustentabilidade. Ministrado pelo jornalista Alexandre Lalas, pela representante da CVRA Maria Amélia, pela jornalista especializada em gastronomia, Luciana Froes e pelo diretor da Revista Vinhos, Nuno Pires, o debate contemplará alguns dos pontos do universo dos vinhos, mostrando que o Alentejo transcende essa experiência.
A Wine Night da CVRA contará também com bares de vinho com rótulos de grandes vinícolas alentejanas, bares e restaurantes com o melhor das gastronomias tradicionais carioca e portuguesa e harmonizações enograstronômicas. Entre uma taça de vinho alentejana e outra, a partir das 21h, o músico Rafael Garcia dará o tom da noite, mostrando que a mistura entre Brasil e Portugal tem tudo para dar certo.
Vinhos do Alentejo – Provas anuais
Nos dias 16 e 19 de setembro, Vitória e Brasília, respectivamente, recebem as tradicionais provas de vinho alentejano, onde o público poderá conferir o que tem de melhor no solo português. Aberta ao público e com entrada livre, apenas tendo de pagar valor da taça de prova, os visitantes poderão provar perto de uma centena de referências de vinho. Como as vagas são limitadas, a inscrição deverá ser feita com antecedência no site cadastro.vinhosdoalentejo.pt. O trade e imprensa têm entrada livre no seu horário, sem pagar taça.
Em sua última edição, as Provas Anuais da CVRA reuniram cerca de 1.500 pessoas de todo o país, que provaram o melhor do terroir alentejano. “O público brasileiro tem se tornado um grande apreciador dos Vinhos do Alentejo”.
VINÍCOLAS CONFIRMADAS PARA OS EVENTOS:
Carmim – Reguengos / Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida / Casa Relvas / Comenda Grande / Cortes de Cima / Esporão / Herdade do Peso / Herdade dos Coteis / HMR – Docwine / João Portugal Ramos / José Maria da Fonseca / Monte da Capela / Quinta do Zambujeiro / Vinhos Folha do Meio – Alto da Capela/ Herdade da Figueirinha / Herdade Grande / Ervideira.
Concurso melhor sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil
Nos dias de 13 (Rio de Janeiro), 16 (Vitória), 18 (Belo Horizonte) e 20 de setembro (São Paulo), acontecem as seletivas regionais da 7ª edição do concurso “O Melhor Sommelier do Brasil”, que nomeará o novo embaixador dos vinhos do Alentejo no país. Além de participar de uma formação dirigida por um especialista, que explicará os conceitos-chave da região lusitana – incluindo história, terroir, produtores e perfil dos vinhos – os concorrentes disputarão a prova com vinhos alentejanos, culminando em um teste escrito de caráter classificatório. Em cada seletiva regional, dois finalistas serão premiados com uma viagem à região do Alentejo, em Portugal, onde terão a oportunidade de conhecer a região e alguns dos produtores alentejanos.
Na grande final, no Alentejo, os brasileiros participarão de uma prova prática com o objetivo de apurar os conhecimentos de cada sommelier sobre a região vitivinícola alentejana, as castas e os vinhos, para a escolha do grande vencedor. Na edição de 2018, Jean Stelmach, especialista na Zahil Importadora, foi o grande vencedor e atualmente é embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil. O concurso anual visa aproximar ainda mais a relação existente entre o Alentejo e o Brasil, país para o qual os Vinhos do Alentejo mais exportaram em 2018. O Brasil é o principal importador dos vinhos alentejanos no mundo, com 3,6 milhões de litros no ultimo ano.
Nota: as vagas são limitadas, sujeitas a regulamento e feitas com antecedência em cadastro.vinhosdoalentejo.pt/
SERVIÇO:
Provas anuais
Vitória
Data: 16 setembro (segunda-feira)
Horário: 15h – 17h para profissionais e 17h – 20h para consumidores em geral
Onde: SENAC Ilha do Boi Hotel
Brasília
Data: 19 setembro (quinta-feira)
Horário: 15h – 17h para profissionais e 17h – 20h para consumidores em geral
Onde: Windsor Plaza Hotel
Concurso O Melhor Sommelier do Brasil 2019
Rio de Janeiro
Data: 13 setembro (sexta-feira)
Horário: 10h – 13h
Onde: PortoBay Rio de Janeiro
Vitória
Data: 16 setembro (segunda-feira)
Horário: 10h – 13h
Onde: SENAC Ilha do Boi Hotel
Belo Horizonte
Data: 18 setembro
Horário: 10h – 13h
Onde: Hilton Garden Inn Belo Horizonte
São Paulo
Data: 20 setembro (sexta-feira)
Horário: 15h – 18h /
Onde: L’Hotel PortoBay São Paulo
Festival Rio De Janeiro
Wine Night
Data: 13 setembro (quinta-feira)
Horário: 16h – 24h
Onde: Downtown (Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca – RJ)
Wine Festival
Data: 14 setembro (sábado)
Horário: 12h – 24h
Onde: Downtown (Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca – RJ)
Festival São Paulo
Data: 21 setembro (sábado)
Horário: 11h – 18h
Onde: Museu da Casa Brasileira (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – SP)
SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.
É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.
Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt