Na tarde de quinta-feira, 26, no 2º dia da 47ª Abav Expo, foi realizado o pré-lançamento do aplicativo batizado de BPM – Brasil na Palma da Mão. Nova ferramenta conta com a chancela da Unedestinos e da Clia Brasil, em cujo estande se deu a apresentação do BPM ao público presente na feira.
Dotado de tecnologia up-to-date, App desenvolvido pela Web Criativo estará disponível para os cruzeiristas da temporada 2019/2020, que se inicia em novembro. São esperadas 13 embarcações nos portos brasileiros.
Durante o evento de lançamento prévio, para convidados e imprensa, foi demonstrado que o BPM – Brasil na Palma da Mão remete à tecnologia dos aplicativos nos celulares, onde todo mundo tem o hábito de consultar um App para obter informações, conteúdos e boas dicas sobre o que cada destino tem a oferecer.
Ao aportarem na costa brasileira, os passageiros dos navios poderão, via BPM, ter acesso a produtos e serviços ofertados no destino, incluindo pacotes formatados e postos nas prateleiras pelas operadoras turísticas.
A iniciativa das entidades une os propósitos e papéis das duas instituições. Por um lado, a Unedestinos representa os Conventions & Visitors Bureaux (CVB), com toda sua capilaridade e alcance. Por outro, a Clia Brasil representa todos os armadores e gestores de cruzeiros marítimos.
Os cruzeiristas terão, nesse primeiro momento, acesso – via BPM – a pacotes turísticos, que incluem passeios adequados para o período de escala dos navios, em média entre cinco e seis horas. Os pacotes oferecidos pelas operadoras terão opções diferenciadas para os diferentes perfis de consumidores – sejam viajantes ou moradores locais.
Durante o pré-lançamento, ficou evidenciado que o App BPM, num futuro próximo, poderá ser útil não só aos turistas, mas também aos habitantes das cidades, na orientação da sua mobilidade em relação àquilo que se tem a fazer na localidade.
Os protagonistas da iniciativa esperam que a marca ganhe visibilidade e passe a ser reconhecida pelas suas funcionalidades, já a partir do ano que vem. Inicialmente, a ferramenta está disponível em Português, Inglês e Espanhol.
Para o presidente da Unidestinos, Toni Sando, “o BPM chega para prestar serviços, potencializar as opções de compras e facilitar a vida do viajante. E nesse sentido, o nome BPM – Brasil na Palma da Mão traduz à perfeição a nossa realidade contemporânea”.
Já o presidente da Clio Brasil, Marco Ferraz, entende que “o App agrega valor ao modal representado pelos cruzeiros e contribui para aproximar viajantes, de forma ágil e descomplicada, dos melhores conteúdos de cada escala. E será um estímulo para a viagem se tornar mais agradável e proveitosa”.
As 13 escalas já programadas incluem Rio de Janeiro, Santos, Búzios, Salvador, Angra dos Reis, Ilha Grande, Balneário Camboriú, Ilha Porto Belo, Florianópolis, Recife, Maceió, Ubatuba e Fortaleza. Cada destino será contemplado com uma página no APP, com programação sociocultural e de compras; fotos, vídeos, guias, agenda de eventos, onde ficar, onde comer e Redes Sociais de cada CVB.