
Foto: Paulo Fagundes
Patê de fígado de frango com molho de cereja e filé mignon com cuscuz marroquino e molho de cereja são fáceis e rápidas de fazer. Estas deliciosas receitas integram a campanha de promoção da fruta chilena no Brasil
Além de ser uma delícia consumida na forma in natura, a cereja chilena também assegura um ótimo sabor a pratos salgados. A chef Cecília Padilha criou, a convite da campanha “Cerejas do Chile – O Sabor do Verão”, duas suculentas receitas que atestam a versatilidade da fruta produzida no Chile.
Esta campanha, promovida pela Associação de Exportadores de Frutas do Chile (Asoex), é realizada pelo quarto ano consecutivo no Brasil e tem como objetivo incentivar o consumo da fruta nas mais diferentes formas – fresca, em pratos doces, salgados e em bebidas
Confira as receitas:
Patê de fígado de frango
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 40 minutos mais 2h na geladeira
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
- 250 g de fígado de frango limpo
- 2 colheres de sopa de vinho branco
- 1 colher de conhaque ou aguardente de preferência
- 50 g de pão
- 80 g de manteiga em temperatura ambiente
- 100 g de ricota
- 1 cebola
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 linguiça calabresa fininha cortada em rodelas
- Sal, pimenta do reino, sálvia e cominho a gosto
- 500 g de cerejas frescas
- 200 g de açúcar
- 50 ml de vinho do Porto
Modo de preparo
Para o patê:
Temperar o fígado com sal, pimenta, vinho e marinar.
Em uma panela, cozinhar com cebola, azeite e linguiça. Acrescentar a ricota e o pão e cozinhar mais um pouco.
Quando estiver morno, bater no processador e levar à geladeira.
Já frio, bater na batedeira até homogeneizar e levar novamente à geladeira.
Para a calda:
Retirar a semente das cerejas com utensílio apropriado ou com uma faca. Em uma panela, colocar as cerejas e o vinho do Porto. Colocar uma tampa e deixar “semi-tampado” até que comece a ferver. Colocar em fogo baixo e deixar cozinhar por cerca de 1 hora. Retirar algumas cerejas da panela e bater em um processador e misturar novamente à panela. Deixar cozinhar mais 10 minutos. Servir por cima do patê.
Filé mignon com cuscuz marroquino no molho ácido de carne com cereja
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
Filé:
- 600 g de filé mignon
- Óleo para fritar
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Ramos de tomilho para decorar
Cuscuz:
- 80 g de castanhas de caju torradas e picadas
- 2 xícaras de cuscuz
- 2 xícaras de caldo de legumes quente
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Sal e pimenta do reino a gosto
Molho de cerejas:
50 g de açúcar
600 ml de caldo de carne
1 colher de sopa de manteiga
25 g de vinagre tinto
250 g de cerejas frescas sem sementes
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Para o molho:
Caramelizar o açúcar, deglaçagem* com o vinagre de vinho tinto. Em uma panela colocar as cerejas no caldo de carne e juntar a mistura de açúcar. Reduzir até que fique mais cremoso. Temperar com sal e pimenta, finalizar com manteiga.
Para o cuscuz:
Em uma vasilha colocar o cuscuz com o caldo quente e o azeite de oliva, misturar e deixar repousar tampado por 5 minutos. Temperar com sal e pimenta do reino e acrescentar as castanhas de caju.
Para o filé:
Grelhar em chapa bem quente, temperar com sal e pimenta do reino.
Montagem:
Colocar no prato o cuscuz, o filé mignon ao centro e o molho de cereja ao lado. Em cima da carne, coloque alguns ramos de tomilho para decorar e sirva.
*Deglaçagem é o processo culinário que utiliza um líquido, muitas vezes uma bebida alcoólica, para retirar do fundo da panela a parte do alimento que ficou ali grudada.
Sobre a ASOEX
A Associação de Exportadores de Frutas do Chile A.G. é uma entidade privada e sem fins lucrativos, fundada em 1935. Possui mais de 350 empresas produtoras-exportadoras de frutas frescas associadas em seus vários programas.
A missão da associação é apoiar, facilitar e melhorar continuamente, todos os processos relacionados às exportações de frutas, tanto fora como no interior do país, incentivando a concorrência entre os diferentes atores da atividade.
A ASOEX possui a Certificação de Garantia de Qualidade ISO 9001, versão 2008, e as certificações em Boas Práticas de Fabricação nos três locais de inspeção fitossanitária que administra, do Programa Cooperativo Tripartite SAG-USDA APHIS-ASOEX.
Sobre a SOPEXA BRASIL
Com sede em Paris, a Sopexa é uma agência internacional de comunicação 100% focada em três áreas: Alimentação, Bebidas e Lifestyle. Está presente em 24 países por meio de parceiros locais. No Brasil, a parceria é com a Cap Amazon Tropical Marketing, agência de marketing e representações fundada em 2011 em São Paulo.