Anufood Brazil 2020 – Um novo consumidor: indústria da alimentação mudará mais nos próximos dez anos que nos últimos 50

O painel do Congresso ANUFOOD Brazil 2020 acerca das tendências no consumo de alimentos reuniu diferentes especialistas e perspectivas do setor. Um consenso, porém, emergiu: a era digital chegou a essa indústria e, como consequência, as coisas estão mudando – e rápido.

“Nos próximos dez anos teremos mais transformações do que nos últimos 50” disse Luiz Madi diretor de Assuntos Institucionais do Estado de São Paulo. “Estamos nos referindo à comercialização, distribuição e, claro, ao próprio consumo. Há uma nova geração, que prioriza a saudabilidade e a sustentabilidade dos alimentos”.

Juan Francisco Morales, Vice-Presidente da Fundação Europeia para Inovação, foi na mesma direção e disse que, dadas as dificuldade de fazer previsões, falaria sobre os próximos cinco anos, não sobre os próximos dez.

“A melhora na expectativa de vida da população tem várias raízes, mas não tenham dúvidas que uma delas é a alimentação”, assegurou. E ela seguirá mudando, disse, com o crescimento do consumo de frutas e legumes, e queda no consumo de carne vermelha e açúcar, e avanços tecnológicos na agricultura (exemplo: chegada da conexão 5G).

Já Renato Dolci, do BTB Data, focou sua apresentação no consumidor digital e na sua relação com as redes sociais. “A profusão de informação que temos no mundo é muito maior do que nossa capacidade de analisá-la. E essa diferença está aumentando e acelerando”, disse. “Falamos e pesquisamos muito sobre alimentação. No Brasil, ela só perde em repercussão para futebol e carros”.

As tendências, identificadas na internet e apontadas por Dolci, se alinham às que Madi e Morales haviam falado, com maior procura por alimentos menos processados e mais saudáveis, com menos glúten, lactose e agrotóxicos. Uma distinção elencada pelo especialista, porém, chama a atenção, e diz respeito ao fenômeno da gourmetização.

“Os consumidores estão, por um lado, pesquisando formar de sofisticar as receitas que fazem em casa. Por outro, buscando restaurantes que dispõem do serviço de delivery. Há o claro desejo de se comer melhor”.

Com crise sanitária chinesa, agro brasileira precisa provar que pode alimentar o mundo com base sustentável

O painel sobre as perspectivas da economia global como um todo, e especificamente sobre a agroindústria, realizado no Congresso ANUFOOD Brazil 2020, aberta hoje (9) no São Paulo Expo, reuniu dois gigantes do setor: Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda, e Alexandre Mendonça de Barros, engenheiro agrônomo e sócio-diretor da MBAgro.

Levy dividiu sua rápida palestra em duas partes, dedicadas a Estados Unidos e China. Em comum, ambos estão crescendo e acumulando riscos. “Nos EUA, enquanto o ritmo se mantém estável e a música segue tocando, tudo bem. Mas em algum momento, um ajuste se fará necessário”, disse. “Já com a China, existe uma mudança da composição de sua economia, voltada cada vez mais ao consumo e não mais ao investimento”.

Independentemente do que ocorra daqui para frente, com desafios tecnológicos e ambientais, o mundo precisa comer, pontuou Levy. E, nesse sentido, complementou Mendonça de Barros, não se pode negar a posição de liderança que o Brasil possui, como um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

“A peste suína africana, e a forma como ela acometeu a suinocultura chinesa, é um ótimo exemplo. Ela só ocorreu porque a China tem um baixo padrão sanitário. O Brasil nesse campo está bem à frente”, afirmou Barros. “Por causa disso, estamos vendendo mais carne e grãos. E essas exportações devem se consolidar em um nível de preço muito bom”.

Para Barros, está aberta uma gigantesca porta de oportunidade para o Brasil. “Se formos inteligentes, mostraremos que podemos alimentar o mundo com uma perspectiva sustentável”.

O encerramento do painel coube a Igor Brandão, gerente de agronegócio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex). Ele falou sobre o papel que a organização assume nesse contexto e o que ela está planejando para aumentar ainda mais o investimento e as vendas do agro brasileiro.

Legislação em mudança

“Quem não acompanhar as mudanças na legislação não tem como ter sucesso no setor”. A afirmação é do presidente da Abrasel, Percival Maricato, durante sua palestra no II Encontro Abrasel – Esbre: Saberes para Bares e Restaurantes, realizado nesta segunda-feira (9) na ANUFOOD Brazil.

O executivo lembrou que o mercado vem mudando muito rapidamente e que as leis precisam se adequar às novas realidades. “Portanto, esta velocidade grande na legislação forçam nossa adequação”.

Maricato destacou a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, que entra em vigor em agosto deste ano, e a Lei da Liberdade Econômica, que, segundo ele, mudou a relação dos empresários com o poder público. “Ela trouxe mais liberdade, mas também amplia a nossa responsabilidade”.

MP 905/2019

O advogado Fabio Zinger Gonzalez também participou do II Encontro Abrasel para debater sobre a Medida Provisória 205/2019, que deve ser votada nesta terça-feira (10) pelo Congresso Nacional. Conhecida como Carteira Lei Verde Amarela, a MP cria nova modalidade de Contrato de Trabalho, permitindo a isenção dos encargos previdenciários para os empregados contratados, desde que tenham entre 18 e 29 anos e estejam em busca de seu primeiro emprego.

Gonzalez alertou, no entanto, para uma contradição, “pois a medida, ao mesmo tempo que fala em primeiro emprego, também faz ressalva de que o empregado demitido não poderá ser readmitido antes de 180 dias”.

Brasil Mais Cooperativo

Numa parceria com a Universidade Federal Fluminense e a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, o estande Brasil mais Cooperativo, do MAPA -Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, trouxe para a segunda edição da ANUFOOD Brazil 10 empreendedores da Agricultura Familiar, representando as regiões Norte, Sudeste e Sul do País.

De acordo com Monica Batista, coordenadora de Acesso aos Mercados Privados do MAPA, no espaço o visitante encontra diversos tipos de cafés, sucos, os tradicionais arroz e feijão, leite em pó, açaí, pimentas, cerveja artesanal, cupuaçu, entre outros produtos. “Também temos uma ação gastronômica que ganhou o nome de Brasil na Panela, onde são preparados diversos tipos de pratos de vários cantos do País”.

Espaço vegano da ANUFOOD Brazil tem barra de cereal, snacks e até hambúrguer

A ANUFOOD Brazil 2020 conta com um espaço exclusivo dedicado a produtos que não são testados em animais e tampouco possuem ingredientes de origem animal: o Encontro Vegano. O espaço, organizado pela JMA, reúne expositores que comprovam como esse segmento se destaca não só por seu crescimento como também pela sua diversidade.

No primeiro dia de Feira, foi possível verificar que o Encontro Vegano despertou muita curiosidade dos visitantes. Pudera, lá há desde barras de cereal com cafeína, caso da empresa Dobro, a carnes vegetais, e snacks.

“A VegWay fabrica hambúrguer, iscas de peixe, salsichas e presuntos à base de soja não transgênica. Os produtos são importados de Taiwan”, disse Igor Lin, Diretor Comercial da empresa. “O mercado vegano tem crescido exponencialmente e deve continuar assim. Por isso, estamos aqui para fechar acordos com redes de atacado e varejo”.

“A Fhom existe há 25 anos, mas a alta dos últimos anos impressiona. Tanto é que as áreas que os supermercados reservam a esses produtos aumentaram muito”, disse Marisa Vidoz, fundadora e diretora da Fhom. “Vendemos snacks salgados e doces. Todos com ingredientes naturais e veganos, e sem lactose, glúten ou açúcar. Nossa maior novidade e o biscoito com açaí”.

Entre as ações previstas, além da área de exposição das empresas, estão degustações de produtos plant based (à base de plantas), como linguiças, queijos e chocolates, e palestras. Uma delas será com Ken Spector, Diretor do Happy Cow, o maior guia de restaurantes veganos/vegetarianos e alimentação saudável do mundo (O aplicativo tem mais de um milhão de downloads). Ele falará sobre tendências de produtos e restaurantes veganos e do boom que o segmento experimentou em 2019, em sua palestra no dia 11.

A ANUFOOD Brazil tem patrocínio do Makro Food Service, da BRF e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

SERVIÇO:
ANUFOOD Brazil
Data: 9 a 11 de março de 2020
Feira: 10h às 19h | Congresso: dia 9, das 11h às 17h30
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Parceiros estratégicos – ABIA, ABIR e ITAL

 

Sobre a ANUFOOD BrazilA ANUFOOD Brazil está sendo organizada pela Koelnmesse do Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 9 a 11 de março de 2020, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Mais informações: anufoodbrazil.com.br

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

Mais informações: http://www.global-competence.net/Global-Competence-in-Food-and-FoodTec/

Os próximos eventos:

WellFood Ingredients – Summit Internacional de Ingredientes Funcionais, Nutracêuticos e Naturais – São Paulo, Brasil – 14.-15.04.2020

ANUFOOD China – Shenzhen, China – 15.-17.04.2020

Wine & Gourmet Japan – Tokio, Japão – 15.-17.04.2020

THAIFEX – Anuga Asia – Bangkok, Tailandia – 26.-30.05.2020

Alimentec – Bogotá, Colômbia – 9.-12.06.2020

Divulgação: 2PRÓ Comunicação - Koelnmesse

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR