Para tentar impedir a propagação do coronavírus, a Espanha a partir deste sábado (14/03) determinou o fechamento de praticamente todas as suas praias, proibindo que cidadãos e turistas pratiquem o nado ou simplesmente fiquem na beira-mar.
Diversas bandeiras vermelhas estão sendo espalhadas ao longo de toda a Costa del Sol, principalmente próximo a resorts conhecidos da região. Por conta da proibição de trabalho e da grande maioria estar em casa, as praias da Europa vinham sendo utilizadas constantemente pela população.
O governo espanhol declarou estado de emergência nesta última sexta-feira, onde o primeiro-ministro Pedro Sanchez informou que sacrifícios deverão ser feitos para conter o coronavírus.
Turismo espanhol
Málaga, uma das regiões que mais atrai turistas na Espanha, foi a primeira a fechar suas praias. Foram nove quilômetros de praias de Torrox a Nerja. Em Nerja, o prefeito José Alberto Armijo, além das praias, também proibiu o uso de jardins da cidade e também de parques.
A polícia foi convocada e está por toda a cidade para que as ordens da prefeitura sejam cumpridas.
A decisão foi publicada após a reunião extraordinária do Conselho de Administração da Junta de Andaluzia. Nele foi acordado a recomendação do fechamento de centros de lazer, lojas e locais públicos como jardins, parques e praias da região.
Uma das preocupações é que as crianças desrespeitem as regras já que as escolas foram fechadas. Todos os pais foram avisados sobre a proibição das praias e é preciso mantê-las dentro de casa caso isso seja necessário.
Recentemente o surto de coronavírus em Málaga contribuiu para duas mortes na região.
Medidas de emergência
Além de fechar as praias e parques, as medidas de emergência também incluem o fechamento de escolas, a desinfecção diária do transporte público e a suspensão de todos os eventos que possam aglomerar mais de mil pessoas.
A recomendação é que os cidadãos fiquem em casa, já que praticamente tudo está fechado.
Todas as praias ao longo da Costa Blanca, inclusive Benidorm estão fechadas. Os resorts da região devem intensificar o controle.