Casa Valduga completa 47 anos de trajetória na elaboração de vinhos e espumantes ícones no Brasil

Casa Valduga

Antes de fazer duas garrafas de vinho, faça uma, mas faça bem-feita”. Este é o lema de Luiz Valduga, patriarca e fundador da vinícola Casa Valduga. A marca, que desde o início de sua trajetória sempre primou pela qualidade de seus produtos, celebra – este ano – 47 anos de trajetória. Por meio do cultivo de terroirs de excelência no Rio Grande do Sul, a vinícola é hoje referência na elaboração de vinhos finos e espumantes no Brasil, com rótulos premiados em todo o mundo. Presente em todos os continentes, em mais de 20 países, a Casa Valduga une tradição e inovação para elaborar seus rótulos, e coleciona mais de 300 prêmios em concursos nacionais e internacionais, além de ser prestigiada na Europa (Alemanha, Inglaterra, Bélgica) e nas Américas (Estados Unidos e Chile).

 

Casa Valduga Fachada

 

“É primordial investir em bons vinhedos, afinal, sem boas uvas, você não faz nada. E, para manter a qualidade dessas uvas, é preciso ter uma tecnologia de primeira. A Casa Valduga está na vanguarda da indústria em termos de investimento, tecnologia e uso de processos e equipamentos. Nossa premissa constante sempre foi oferecer ao consumidor produtos de alta qualidade, que proporcionem prestígio e experiências inovadoras”, comenta Daniel Dalla Valle, enólogo e diretor técnico da Casa Valduga – e que está na empresa há mais de 20 anos.

Hoje uma das mais respeitadas do país, a vinícola iniciou seu trabalho com a utilização de uvas americanas e foi aos poucos migrando para variedades viníferas europeias, apostando em seguida na atualização da condução das videiras (plantio) – que foram do sistema latada (na horizontal) para o espaldeira (na vertical), considerado o mais moderno e um dos melhores para a obtenção de frutos de qualidade superior. Com o passar dos anos, a vinícola passou a investir em equipamentos de última tecnologia, como a utilização de tanques de aço inox com controle de temperatura automatizados, prensas pneumáticas inertes, que preservam os aromas primários da uva, além da compra de barricas de carvalho francês, que chegaram na Casa Valduga na década de 90.

Portfólio de prestígio

Os espumantes da Casa Valduga são exclusivamente produzidos pelo método tradicional, conhecido como champenoise, que segue os padrões da região de Champagne, na França. Para resultar em rótulos de altíssima qualidade, o processo de maturação ocorre na cave subterrânea de espumantes da vinícola, considerada a maior da América Latina (possui capacidade para mais de seis milhões de garrafas).

Entre as estrelas do portfólio de espumantes, destaque para dois rótulos conhecidos mundialmente: o Brut 130, ícone da marca lançado em 2005, em comemoração os 130 anos da chegada da família Valduga no Brasil; e o Maria Valduga, consagrado como a joia do espumante brasileiro.

A expertise na elaboração de vinhos é mais um diferencial da Casa Valduga. Os tintos de guarda amadurecem em barricas de carvalho francês e, no final, do período passam para as caves subterrâneas, construídas para a maturação perfeita de ícones como o Storia Merlot e o Villa Lobos Cabernet Sauvignon. Outro rótulo muito expressivo na história da vinícola é o Luiz Valduga – uma homenagem ao patriarca da família -, vinho elaborado a partir de safras e varietais secretos, em edições limitadas.

Já os vinhos brancos repousam em tanques de aço inox durante curto período, para que mantenham os seus aromas primários e possam ser consumidos ainda jovens, preservando características perfeitas para serem apreciadas no clima tropical.  A exceção se aplica ao premiado Gran Chardonnay DO, de sabor mais aveludado devido a sua passagem por barricas de carvalho romeno; um rótulo proveniente da primeira Denominação de Origem de Vinhos do Brasil, a D.O Vale dos Vinhedos.

 

vnhos Casa Valduga

 

Sustentabilidade e Tecnologia

A uva é o coração da Casa Valduga, por isso, a vinícola investe fortemente em tecnologia, pesquisa e monitoramento dos parreirais para garantir frutos com alto padrão de qualidade. Os frutos provêm dos melhores terroirs do Rio Grande do Sul, das regiões da Serra Gaúcha, Campanha e Serra do Sudeste. Porém, mais importante do que uvas sadias (e perfeitas) é o respeito e a atenção com a terra e a própria natureza.

Por isso, a Casa Valduga utiliza apenas materiais agroquímicos devidamente regulamentados dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, priorizando os fornecedores que trabalham com o mesmo respeito e seriedade que a empresa.

Posicionada entre as 10 maiores vinícolas do Brasil, foi ainda uma das pioneiras no desenvolvimento do enoturismo no país, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga. Construído com o intuito de proporcionar uma experiência única no mundo do vinho aos visitantes da região, o local recebe, por ano, mais de 150 mil turistas.

Sobre o Grupo Famiglia Valduga – Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, é composto pelas empresas Casa Valduga, vinícola que está entre as dez maiores elaboradoras de espumantes e vinhos do País – e que conta com a maior cave de espumantes da América Latina; Domno é elaboradora dos espumantes Ponto Nero e importadora de vinhos finos; Casa Madeira, produtora de sucos, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets; Cervejaria Leopoldina, o mais novo desafio do Grupo e Vinotage Cosméticos, uma linha de cosméticos diferenciada à base do óleo extraído da uva.  A sede do Grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil. 

Divulgação: Approach Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR